Circus #09: Detalhes Finais da Montagem
A montagem do gabinete do arcade Circus, da Exidy, chegou à sua fase final.

O painel de controle, completamente restaurado, só necessitava dos parafusos de fechamento. De forma muito curiosa, este é o único painel do qual consigo lembrar que possui parafusos do lado de fora, algo que, por motivos óbvios, não era recomendado.
Porém, mesmo com 4 parafusos externos, o painel ainda é fixado mais uma vez por 4 porcas estilo borboleta pelo lado de dentro (que não estão nos mesmos parafusos):



Dessa forma, são 8 pontos de fixação do painel, o que me parece certo exagero. Talvez, por um erro de projeto, tenham inicialmente previsto apenas 4 parafusos e depois tiveram que acrescentar mais 4 para reforçar a estrutura.
Ainda faltava conectar o botão de coin up, utilizado para colocar fichas na máquina sem precisar acionar o switch do moedeiro. Eu havia tirado a solda anteriormente, optando, como de costume, por crimpar os cabos e utilizar um conector fêmea para pequenos encaixes:



A maior satisfação no processo de crimpagem é quando preciso unir dois cabos – o que é muito comum para algumas extensões de chicote – e consigo fazer com que cada presilha abrace um deles, como demonstrado na última foto da galeria acima.
Os conectores da segunda moeda ficaram sobrando, pois essa coin door estava sem os dispositivos moedeiros. Portanto, isolei com tubos termorretráteis.


Veja o funcionamento do coin up button:
Marquee: o Toque de Mestre do Gabinete
Circus é um arcade de rara beleza devido ao seu marquee. Conforme comentei no post sobre o achado da máquina, foi uma grande sorte conseguir um exemplar com o marquee neste estado de conservação.
Os primeiros procedimentos para instalação do marquee são: passar um pincel macio para retirar o excesso de poeira e fazer uma limpeza com um produto específico para acrílico, como o Novus. Ele possui 3 estágios para restauração de imperfeições e riscos. O nível 1 é o mais suave, e serve basicamente para limpeza e polimento.


Em seguida, utilizei o produto Simple Green para remover as sujeiras das bordas, que geralmente ficam bastante impregnadas de poeira.


Uma limpeza também na superfície do tubo e dos overlays de cores, e o marquee está pronto para ser instalado. Lembrando que, no Circus, ele pode ser inserido ou retirado diretamente pela frente do gabinete, bastando dobrá-lo, o que é outro aspecto muito estranho.



Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: Circus Arcade Game – Uma Criativa Variação de Breakout?, 01 – Uma Oportunidade com Bezel Perfeito, 02 – Funcionando com um Defeito Peculiar, 03 – Escolhas de Restauração e Desmontagem Completa, 04 – Gabinete Restaurado e Nova Side Art, 05 – T-Molding: Brincando de Marceneiro, 06 – Monitor Consertado e Início da Montagem, 07 – Uso Criativo das Flasher Lamps no Marquee e 08 – Montagem do Painel e do Monitor.
O próximo post é o 10 – Final: Restauração Completa.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Circus, da Exidy, através do índice dos capítulos.