Breakout #07: Conhecendo Monitores em Preto e Branco
Eu já havia enviado o monitor TEC TM-600 do arcade Breakout, da Atari, aos Estados Unidos, recebido-o de volta e concluído a montagem completa do gabinete. Mas, nos testes finais, subitamente, a imagem colapsou, levando à conclusão de que o monitor havia estragado. Pelo tipo de defeito, as causas poderiam ser várias, indo de transistores de chassis defeituosos a, até mesmo, um flyback queimado.
Antes de enviar o monitor de volta ao exterior, comecei a fazer alguns testes de voltagem para entender se a alta tensão estava presente (ou seja, se o flyback estava funcionando). No vídeo a seguir, é possível perceber que a alta tensão estava funcionando, gerando cerca de 17.000V para o tubo.
De repente, sem querer, percebo um traço de imagem na tela do monitor do Breakout:

Esse era o mesmo monitor que havia desligado completamente durante os testes! Mas não estava “queimado”?
Eu estava determinado a descobrir se o problema, afinal, era no monitor ou na placa do Breakout, porém o único jogo com monitor do mesmo modelo, o TEC TM-600, era o Super Breakout, que já havia sido restaurado e guardado no meu storage.
Até então, eu só havia experimentado intercambiar monitores de mesma marca e modelo, e muitos especialistas com quem conversei se revelaram receosos em sugerir trocar monitores de modelos diferentes para teste, por preocupação de que houvesse diferença nas pinagens.
Foi neste momento que entendi que era hora de expandir meu conhecimento sobre monitores em preto e branco.
Estudando a Diferença entre Monitores da Era de Bronze
Ao ler diversos manuais de arcades com monitores em preto e branco da Era de Bronze (Bronze Age of Arcade Video Games) e observar os chicotes dos arcades em preto e branco que estavam comigo, notei algumas diferenças e aproveitei para medir a voltagem e localizar os cabos de energia e de vídeo nos diversos chicotes que se conectam aos monitores dos arcades da minha coleção.


Custei a entender, mas finalmente percebi o conceito da arquitetura de força da época em comparação com os arcades da Era de Ouro (Golden Age of Arcade Video Games), que incluía, geralmente, jogos coloridos e vetoriais.
- Na Era de Ouro (pós-anos 80): os arcades possuíam placas de transformação de tensão que geravam correntes em separado para o monitor e para a placa-mãe. Nem sempre o monitor recebia voltagem de 110V – na realidade, era bastante comum que alguns operassem com cerca de metade desta tensão.
- Na Era de Bronze (década de 70): a alimentação de 110V geralmente ia direto para o monitor, sendo que em alguns arcades havia uma derivação dos cabos de força, que jogavam a alimentação elétrica de saída necessária para alto-falantes e luzes, entre outros, em plugs diversos do mesmo chicote.
Devido a este motivo, os variados jogos em preto e branco possuíam plugs com diferentes cabos se conectando ao monitor. Porém, há algumas constantes:

- O pino 1 é sempre vídeo.
- Os pinos 9 e 10 são, respectivamente, positivo e negativo.
- O pino 7 é o ground.
Intercambiando Monitores em Preto e Branco
Após estudar o chicote e realizar testes de voltagem e pinagem em diversos arcades Bronze Age da minha coleção, eu estava seguro para fazer testes entre os diversos monitores, de diferentes fabricantes.
Caso 1 – Ligando o arcade Tank no monitor do Breakout:

Resultado: monitor funcionando.


Caso 2 – Ligando o arcade Breakout no monitor do Tank:
Resultado: jogo funcionando.


Caso 3 – Ligando o arcade Breakout no monitor original
Neste vídeo, eu explico melhor como ocorreu o problema da primeira vez:
Enfim, o monitor estava funcionando, porém desligaria eventualmente, pois o defeito era intermitente. A possível explicação está relacionada a aquecimento e falha de algum componente.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são 01 – A Eletrônica Parecia OK, mas Havia Surpresas, 02 – Testes com o Monitor do Super Breakout, 03 – Retirada do Monitor para Reparos no Exterior, 04 – Retirada da Placa-Mãe para Reparos, 05 – Desmontagem do Gabinete para Limpeza e 06 – Montagem do Gabinete e Novos Testes.
O próximo post é o 08 – Segundo Reparo no Monitor.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.
Pingback: Breakout – Atari Bronze Age Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com