UberCopter: Vale a Pena?


O Uber virou referência para toda a comunidade de start-ups e aplicativos com potencial disruptivo, isto é, que têm como característica ser um “game changer” – mudar as regras de negócio de forma significativa, estabelecendo novos conceitos para a relação entre pessoas e empresas.

O UberCopter, lançado em 13/06/16 em São Paulo, provocou uma onda tão grande de artigos e comentários nos meios sociais que se tornou, pelo evento em si, um belíssimo case de mídia espontânea e certamente um ótimo retorno de marca.

UberCopter: Vale a Pena? Antonio Borba

Naturalmente, gerou curiosidade das pessoas em experimentá-lo. O que o Uber não divulgou é que os preços promocionais, que iniciavam em R$ 66,00 pelo menor trajeto, mais do que dobraram em apenas 4 dias de operação. Apesar da estratégia de ética duvidosa, ainda assim os valores dos voos do UberCopter continuam muito inferiores aos fretes de contratação direta com empresas do segmento, portanto, eu resolvi experimentar para saber se, afinal, vale a pena utilizar o serviço e em quais condições.

O processo

Ao solicitar o UberCopter, é preciso passar por algumas telas com avisos, informar peso e CPF dos passageiros, além da quantidade de malas. Em seguida, há uma informação de preço e um curto contrato on-line para aceite:

UberCopter: Vale a Pena? Antonio Borba

O valor acima, para dois passageiros, foi do hotel Blue Tree Faria Lima até o Aeroporto de Congonhas. Como é possível perceber, o tempo informado é maior do que o trajeto médio de carro. Já o valor se divide nas várias etapas e serviços necessários para a conclusão da viagem completa.

Em seguida à confirmação final, inicia-se a primeira etapa, de UberBlack:

UberCopter: Vale a Pena? Antonio Borba

Inicialmente, eu imaginei que havia um carro específico para o UberCopter, pelo fato de eu não ter visto anteriormente um Mercedes-Benz na frota de Uber. Mas, ao conversar com o motorista, percebi que foi apenas coincidência, pois ele sequer sabia que eu havia contratado o serviço aéreo. Na verdade, ele recebe apenas a informação de me conduzir da minha origem ao heliponto mais próximo, o que gera uma espécie de “quebra clima” para um serviço que poderia ter mais diferencial.

Em seguida, o concierge do UberCopter entra em contato, confirma o chamado, e, cerca de 15 minutos depois, liga novamente informando o horário do voo. O concierge é, na verdade, o ponto focal da operação; e ele é o único profissional realmente treinado para prestar um bom atendimento ao passageiro.

No hotel Blue Tree Faria Lima, o mensageiro responsável pela recepção e orientação dos passageiros estava com um péssimo humor: certamente ele não contribuiu em nada para o suposto glamour da operação e passou a nítida impressão de não estar suportando a tarefa.

Pelo menos o voo em si foi muito rápido, durou menos de 4 minutos. E o piloto, simpático e atencioso, nota 10. Este vídeo demonstra partes do trajeto:

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xhm0UgOC0tk[/youtube]

O pouso foi nesta parte de Congonhas, hangar da Líder Aviação:

UberCopter: Vale a Pena? Antonio Borba

A etapa final consiste em ser conduzido até o terminal de embarque pela pista do aeroporto, em uma van. O processo todo foi:

  • Início do chamado: 15h00
  • Trajeto Faria Lima até o heliponto: 5 minutos
  • Aguardar no saguão do hotel até receber a informação do voo: 10 minutos (voo agendado para 15h30)
  • Subir e aguardar o voo no heliponto: 15 minutos
  • Atraso na chegada do voo: 10 minutos (15h40)
  • Tirar foto (não tem preço): 1 minuto
  • Embarque e autorização para decolagem: 5 minutos
  • Tempo de voo: 4 minutos
  • Espera no hangar: 5 minutos
  • Condução de van até o terminal: 10 minutos.
  • Caminhada até o check-in: 5 minutos.

O tempo total foi de 1h10min para todo o trajeto. De carro, eu teria levado entre 25 e 30 minutos no mesmo horário.

Conclusão

O serviço ainda está em beta-teste e precisa ser aperfeiçoado. Por exemplo, 3 dias depois, ainda não recebi a cobrança nem o recibo. Também não pude dar estrelinhas para o piloto 🙂

Lados negativos do UberCopter:

  • Falta integração entre os serviços e parte do processo é manual
  • Há muito tempo ocioso em espera
  • Não existe uma certeza do tempo total e costuma haver atrasos
  • Não há como depender do serviço, uma vez que pode não haver disponibilidade de aeronaves.

Lados positivos do UberCopter:

  • A parte do voo é sempre muito rápida
  • Quem não gosta de evitar trânsito?

O UberCopter pode ser compensador para quem tem uma agenda apertada e pode programar o voo com antecedência, mas o Uber não faz reservas, e atende somente ao chamado no momento da requisição. Diante disso, fica difícil poder contar com o serviço. É evidente que, para trajetos curtos, devido a toda a burocracia, o tempo total de deslocamento é negativo. Mas se você precisa ficar trabalhando e checando e-mails até o momento final, pode valer a pena.

O futuro do táxi aéreo pode ser promissor se os serviços forem integrados e confiáveis ao ponto de ser possível estabelecer uma agenda de compromissos apertada e evitar, por exemplo, o custo com estadias de hotel para quem não mora em São Paulo. Os trajetos mais longos, especialmente para o Aeroporto de Guarulhos, podem ser vantajosos em relação ao tempo de deslocamento.

Por enquanto, o UberCopter é  interessante somente como uma curiosidade, ou para sentir o gostinho da aviação executiva ao sobrevoar São Paulo enquanto todo mundo se espreme no trânsito. Comodidade tem seu preço. Bons voos!

1 comentário em UberCopter: Vale a Pena?

Outros Posts:

05/11/2012

O Inglês das Comissárias de Bordo

A cena certamente você já conhece. Voos domésticos, rotas insignificantes, e lá vem, para cada mensagem anunciada em português, a infame "versão em inglês" das comissárias (ou comissários) de bordo. Frequentemente, o sotaque pronunciado de quem não é familiarizado com o idioma carrega ...

Saiba Mais

17/08/2011

Parem de Colocar DEUS no Meio das Coisas

As pessoas têm mania de colocar Deus no meio de tudo. Dos menos aos mais religiosos, a obsessão por creditar as conquistas ao Todo Poderoso parece ser um hábito extremamente arraigado na cultura brasileira, sobretudo nos esportes. - Jogador de futebol faz gols e conquista uma partida, é porqu ...

Saiba Mais

Uma resposta para UberCopter: Vale a Pena?

  1. Pingback: Cabify é Melhor que Uber? AntonioBorba.com | Antonio Borba e Seus Conflitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*