Cabify é Melhor que Uber?


Dia 22/03/17, a espanhola Cabify iniciou suas operações em Curitiba, oferecendo 3 corridas de até R$ 20,00 grátis (código VEMCURITIBA*). Insatisfeito com o Uber, que vai de mal a pior, resolvi experimentar. Sorria:

Cabify x Uber - Há motivo para Sorrir? Antonio Borba

 

Algumas funções interessantes do aplicativo Cabify

Identificação da cor do carro: algo muito simples que até hoje o Uber não tem.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

Cadastramento de preferências da viagem: simples e genial, é o que queremos. Diga-se de passagem, ambos os veículos que chamei hoje vieram com ar-condicionado ligado, mesmo sendo um dia de temperatura amena. E isto foi antes mesmo de eu manifestar minha preferência. Ao contrário dos últimos 20 Ubers que vieram todos com ar desligado, no melhor estilo “taxista”.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

Integração perfeita com Google Search: não deixa nada a desejar com relação ao Uber.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

 

Possibilidade de cadastrar localidades: incluindo comentários para ajudar em um embarque. O nome da localidade pode ser privado ou visível ao motorista.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

Possibilidade de não deixar uma avaliação sobre o motorista: no Uber, sempre tenho que avaliar antes da próxima corrida.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

Principais diferenças entre Cabify e Uber

Eu já fui entusiasta do Uber, tendo utilizado a plataforma antes mesmo de vir ao Brasil, em outros países, posteriormente em São Paulo e finalmente em Curitiba. Experimentei até mesmo o UberCopter em São Paulo.

O maior problema do Uber é que não sabemos seu principal objetivo, pois parecem não ligar para a qualidade do serviço e tampouco para o conforto e a segurança de seus usuários.

Minha principal teoria, conspiratória ou não, é que o Uber deseja ser um serviço de transporte autônomo (self-driving cars), e está utilizando os motoristas humanos apenas como forma de determinar as melhores rotas nas cidades em que atua.

Algumas diferenças entre Uber e Cabify já são possíveis de identificar:

Seleção dos motoristas e vistoria dos carros

O Uber realiza todo o processo de liberação de seus motoristas via documentos eletrônicos, não exigindo a presença física. Segundo o que um motorista me contou, nem mesmo antecedentes criminais estão sendo exigidos, o que explica algumas notícias assustadoras que temos lido na imprensa.

O Cabify, pelo que consta, faz uma palestra presencial com seus motoristas e realiza uma vistoria de seus veículos.

Eu tenho pegado carona em inúmeros Ubers com características indesejáveis, tais como:

  • Carro rebaixado com molas cortadas (sim, diversas vezes)
  • Película demasiadamente escura, oferecendo risco de segurança à noite
  • Motoristas sem a mínima noção de leis de trânsito e civilidade (um deles furou sinal às seis da tarde)
  • Motoristas que não conhecem ruas
  • Motoristas que “não sabem dirigir”

Ausência de tarifas dinâmicas no Cabify

Segundo um dos motoristas com o qual conversei, o Cabify é cerca de 10% mais caro que o Uber. Entretanto, isto compensa muito pelo fato de não haver tarifas dinâmicas. Como sabemos, o Uber modifica o valor da corrida conforme a demanda e, pior do que isso, passou a esconder a tarifa dinâmica (leia no Tecnoblog).

Cobrança pelo deslocamento e melhor rota

Mais um fator a favor do Cabify é que ele cobra:

  • Pela melhor rota determinada pelo Waze
  • Somente pelo deslocamento, sem contar tempo parado

Cabe lembrar que o Uber cobra pelo deslocamento e pelo tempo parado, sem contar que ele não informa exatamente por qual rota está cobrando, se é a melhor e de qual aplicativo, ou se é pela média das rotas.

Este é mais um ponto a favor do Cabify que potencialmente justifica os 10% a mais na tarifa, até o presente momento.

Conclusão

Em mais uma prova de que concorrência é sempre algo saudável e quem ganha é o consumidor, o Cabify é muito bem-vindo! Da mesma forma que o Uber representou perda de mercado (leia-se “monopólio”) para os táxis, agora é a vez do Cabify dar o troco. Esperamos que continue assim, o início foi muito bom!

Até mesmo ganhei uma água no Dia Mundial da Água. Achei simpático!

Ganhei uma Água do Cabify - Feliz - Antonio Borba

Enquanto escrevia o post, coincidência ou não, o Uber me mandou este e-mail:

Uber reclamou de apenas 23 corridas por mês - Antonio Borba

Ah, Uber… 23 corridas por mês?! Até que está muito, pela péssima qualidade do seu serviço! É melhor achar isto bom, pois eu garanto, vai diminuir.

Tags:
3 comentários em Cabify é Melhor que Uber?

Outros Posts:

23/01/2013

Atari Top Games – Minha Escolha Pessoal

Antes de ler este artigo, quero ter certeza de que você está ciente da lista dos 10 best games que publiquei no post Os 10 Melhores Jogos de Atari – Top Ten, pois foi desenvolvida com base na opinião de entendedores e colecionadores de videogames, conforme pesquisa no fórum AtariBrazil. A l ...

Saiba Mais

04/11/2013

Em Defesa do Rei do Camarote

Internautas unidos (principalmente através das mídias sociais) iniciaram a semana escrachando e debochando de Alexander de Almeida, o "Rei do Camarote", assim definido por Veja São Paulo em matéria sobre os esbanjadores da balada paulistana. Como eu posso querer defendê-lo? Bem, eu também ...

Saiba Mais

3 Respostas para Cabify é Melhor que Uber?

  1. aguinaldo disse:

    Será que o Cabify vai trazer novos motoristas de fora do Brasil ou será os mesmos motoristas do Uber, infelismente o consumidor é abusado quer pagar 7,00 e quer bala é água e mesmo dia de frio quer ar condicionado. Lembre se os taxistas colaboradores que não tem táxi está com os dois aplicativos e o táxi de Curitiba sempre foi o melhor do Brasil, os passageiros são muitos exigentes e arrogantes e querem um serviço de graça.

  2. Alexandre Suguimoto disse:

    Boa resenha, Borba! Concordo com a teoria conspiratória – penso que o Uber quer ser para os transportes o que o Google é para a informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*