Categorias: Rede Magic

Magic Web Design: 15 Anos Quase Por Acaso

Magic Web Design - 15 Anos de História - AntonioBorba.comHoje, dia 24/11/11, a Magic Web Design completa 15 anos e acontecerá nossa grande festa, para mais de 500 pessoas, no Graciosa Country Club de Curitiba. Tudo isso foi amplamente divulgado através do site Magic 15 Anos, que hoje transmitirá ao vivo esta festa “mágica”.

Nesse dia tão especial, cabe a mim contar, em forma de homenagem, como que a Magic surgiu. Espero que isso sirva de inspiração para muitos aspirantes ao empreendedorismo, entendendo essa palavra não apenas no fato de ser empresário, mas sim no sentido de querer empreender, crescer e construir uma carreira.

Empreender, no meu conceito, significa saber enfrentar as adversidades e enxergar as oportunidades, sendo essa última, talvez, a parte mais difícil.

Aproveitando a incompetência alheia

Muito já foi falado no meu blog sobre os princípios que norteiam a incompetência. Tratei disso em dois artigos que discorrem sobre o Peter Principle e suas consequências. Acompanhe aqui a Parte 1 – Ciência da Hierarquiologia e depois a Parte 2 – Exceções à Regra da Incompetência.

Entender esses princípios é importante para compreender perfeitamente o surgimento da Magic. Na época, em 1996, eu era sócio de duas empresas: a Magic Hologram (que já completou 16 anos, portanto) e uma revenda de celulares, que fechou faz tempo. Procurei a única empresa de web design existente na época para fazer nossos web sites. A Internet havia surgido em 1995 no Brasil e eu já estava ligado na tecnologia.

Como única empresa da época, deveríamos presumir que os sócios logo ficariam ricos. Sem concorrência em um mercado que acabava de surgir, em uma época cujo conhecimento para construir web sites era quase uma ciência do oculto, eles teriam tudo para dar certo.

Entretanto, mais uma vez as leis da incompetência se aplicaram com todas as forças. Os projetos deveriam ser entregues em 2 meses, com recursos infinitamente mais simples do que os projetos atuais, ainda na era do Netscape 1.0, na qual o Internet Explorer sequer existia. Após nada menos que 4 meses, ambos os sites foram entregues incompletos e repletos de erros.

Indignado com o descaso a mim imposto, eu comprei um livro de HTML 1.0, linguagem muito básica na época, para poder consertar o péssimo trabalho que havia sido entregue. Aprendi rapidamente a linguagem simples da época, consegui consertar e publicar os sites e logo alguns amigos começaram a pedir para eu fazer seus projetos on-line.

Não preciso dizer mais nada. Surgia a Magic Web Design, em um clássico exemplo de aproveitar a oportunidade que surgiu de uma adversidade.

Adversidades x oportunidades II

Apesar do propício mercado de web design e inúmeras demandas que surgiram ao longo desse tempo, tocar uma empresa nunca é fácil e já enfrentamos inúmeros desafios nesses 15 anos de história.

Rapidamente, cito mais 3 exemplos de aparentes adversidades que viraram oportunidades e ajudaram a Magic a chegar onde está hoje.

O data center
Praticamente todas as empresas de web design terceirizam a hospedagem, afinal, não são provedores. A Magic operava dessa forma, porém com servidor próprio (co-location) em um pequeno provedor de Curitiba. Em uma clássica demonstração de amadorismo e falta de tino comercial, esse provedor, invejoso do crescimento acelerado de nossos clientes, resolveu, a partir de um contrato mal feito, quadruplicar o valor da mensalidade.
Nossa solução emergencial foi tirar o servidor do ar imediatamente, em uma época em que 24h ou 48h fora do ar não seriam tão impensáveis como hoje. Conversamos com todos os clientes, explicamos o problema e montamos, em 48h, um provedor próprio, com conexão de dados diretamente em nossa sede. Demos início assim à ampla estrutura que temos hoje, com servidores no Brasil e Estados Unidos, em data centers classe mundial. Essa aparente adversidade se transformou em um ponto forte, para o qual oferecemos um diferencial ao mercado, que nos possibilitou angariar clientes como Goodyear e Itaú, dentre outros.

A concorrência predatória
O mercado de Curitiba é naturalmente restrito, não há uma demanda intensa como ocorre em cidades como São Paulo. E Curitiba já enfrentou uma época em que “todo mundo era web designer“. Várias empresas surgiram do nada, os valores praticados para a criação de web sites eram ofensivamente baixos e a concorrência, ao invés de se unir para um mercado melhor, tornou-se simplesmente predatória.
Embora tenhamos enfrentado maus períodos devido a isso, sempre insistimos em manter qualidade e cobrar o preço justo. Afinal, a Magic sempre teve por filosofia recolher impostos, utilizar softwares licenciados e contratar colaboradores no regime CLT, o que não era prática comum no mercado. Nossos valores se mostraram corretos e lançaram âncora para a solidez que temos hoje, com escritórios em Curitiba e São Paulo, cerca de 60 colaboradores e mais de 500 clientes.

Sobrevivendo aos altos e baixos
A maior parte das empresas surgidas do nada também fecharam sem maiores avisos. Ao analisar o comportamento do mercado de web, chegamos à conclusão de que um dos fatores preponderantes para essa conjuntura eram os altos e baixos do mercado. Web sites não se vendem como produtos de consumo, portanto é natural que em alguns meses surjam vários contratos e poucos em outros. Isso dificulta a qualquer empresa controlar seu fluxo de caixa e manter uma equipe competente trabalhando.
A Magic também contornou esse obstáculo investindo em serviços recorrentes, tais como diversas soluções de hosting, contratos baseados em fee mensal e serviços fixos tais como gerenciamento de mídias sociais.

Conclusão

Os exemplos acima servem para ilustrar que em todo mercado há obstáculos a serem vencidos. O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é o sucesso com o qual ele lida com as adversidades e como consegue transformá-las em oportunidades para repensar sua organização.

Chegamos aos 15 anos buscando o reconhecimento para a excelência que procuramos sempre atingir. E hoje à noite comemoraremos tudo isso na festa da Magic Web Design.

Fica o agradecimento a todos os clientes e parceiros que nos ajudaram a chegar até aqui.

11 comentários em Magic Web Design: 15 Anos Quase Por Acaso

Outros Posts:

17/10/2013

VENDIDOS: Jogos de Atari Completos na Caixa

UPDATE: estes itens foram vendidos. Confira outros lotes de videogames à venda ou entre em contato em caso de interesse. Ontem anunciei alguns jogos de Atari loose à venda, hoje estou colocando a relação de games na caixa. Os valores iniciam em R$ 25,00 para um jogo completo, contendo c ...

Saiba Mais

16/04/2011

Cães e Gatos são Comida na China – Saiba como Ajudar

Para o ocidente de forma geral e para nós pessoas civilizadas, cães e gatos são sinônimos de amizade e companheirismo. Em nossa cultura, adotamos estes gentis animais para conviverem, muitas vezes, como membros de nossa família em uma relação sem interesses, baseada apenas na troca de amor. ...

Saiba Mais

11 Respostas para Magic Web Design: 15 Anos Quase Por Acaso

  1. Pingback: Você Viveria Bem em um Mundo Perfeito? | Antonio Borba

  2. Parabéns Magic Web Design pelos seus 15 anos, inspiração para mim e para muitos. Parabéns Antonio Borba pela visão empreendedora!

    Vida longa!

  3. Andressa disse:

    Parabéns à você e sua equipe que, mesmo depois de tanto tempo, ainda carregam o brilho nos olhos, característico de quem faz o que gosta. Com certeza, isso faz com que vocês cresçam cada vez mais. Desejo que esta comemoração seja apenas uma etapa de uma longa (e por que não eterna?) vida à Magic.
    A festa estava maravilhosa e refletiu todo o profissionalismo e excelência com que vocês tratam cada trabalho de seus clientes e parceiros.
    Abraços à todos

    • Antonio Borba disse:

      Andressa, muito obrigado! Vindo de você, que conhece a fundo nossa empresa e não é parte interessada (digo, não é cliente ou fornecedora, nem colaboradora), o elogio tem ainda mais peso, pois é uma pessoa de fora que enxerga com olhos do mercado a forma que atuamos.
      Agradeço mais uma vez… abraços!

  4. Lucas Lopes disse:

    Pena que é preciso 60 pessoas trabalhando arduamente para apenas uma poder ter uma vida boa, esse é o mal do capitalismo.

    Empreender é ótimo, mas é para poucos.

    Parabéns pela sua trajetória, você teve muita visão, se não fosse bom poderia ter seguido com os estudos de html e hoje seria apenas mais um funcionário de alguma agência, ganhando apenas o suficiente para sobreviver.

    Por isso que acredito que esse espírito empreendedor e essa visão nasce com a pessoa, a maioria acaba entrando para a famosa “corrida dos ratos”.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Lucas, obrigado pelos parabéns, mas eu discordo da sua ótica. Viver bem é relativo. Muitos de nossos colaboradores recebem salários bem interessantes, alguns em particular chegam a receber cerca de 50% da retirada dos sócios (os mais experientes). Sem qualquer responsabilidade com relação a empreender, sem as dores de cabeça de enfrentar o mercado, etc. Pergunta se eu gostaria de receber 50% do que eu ganho para fazer bem meu trabalho e não ter as responsabilidades que eu tenho. Olha…. tentador.
      Lembrando que o empreendedor pode enriquecer, mas também pode quebrar.
      Não encaro como corrida de ratos o fato de trabalhar como empregado. Além disso, já está mais do que comprovado que dinheiro não traz felicidade, e só discorda disso quem não consegue enxergar os verdadeiros valores da vida.
      Abraços.

  5. Salete Borba disse:

    Parabéns Antonio Borba, Parabéns Juliano, Parabéns a toda a equipe.

    Estou bastante emocionada em reviver esta tragetória tão linda, que foi conseguida com esforço, trabalho,respeito ao cliente, dedicação 24 hs. Este sucesso é mais do que merecido. Eu acompanhei muito de perto e sei que o sucesso é fruto do trabalho e dedicação.
    Que hoje a noite seja só emoção e alegria

    Abraços

  6. Parabéns Antonio Borba, pelos aniversário dos 15 anos da Magic Web e bela histórica que vc e sua equipe construiram!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*