Cabify é Melhor que Uber?


Dia 22/03/17, a espanhola Cabify iniciou suas operações em Curitiba, oferecendo 3 corridas de até R$ 20,00 grátis (código VEMCURITIBA*). Insatisfeito com o Uber, que vai de mal a pior, resolvi experimentar. Sorria:

Cabify x Uber - Há motivo para Sorrir? Antonio Borba

 

Algumas funções interessantes do aplicativo Cabify

Identificação da cor do carro: algo muito simples que até hoje o Uber não tem.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

Cadastramento de preferências da viagem: simples e genial, é o que queremos. Diga-se de passagem, ambos os veículos que chamei hoje vieram com ar-condicionado ligado, mesmo sendo um dia de temperatura amena. E isto foi antes mesmo de eu manifestar minha preferência. Ao contrário dos últimos 20 Ubers que vieram todos com ar desligado, no melhor estilo “taxista”.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

Integração perfeita com Google Search: não deixa nada a desejar com relação ao Uber.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

 

Possibilidade de cadastrar localidades: incluindo comentários para ajudar em um embarque. O nome da localidade pode ser privado ou visível ao motorista.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

Possibilidade de não deixar uma avaliação sobre o motorista: no Uber, sempre tenho que avaliar antes da próxima corrida.

App Cabify - Principais Recursos - Antonio Borba

Principais diferenças entre Cabify e Uber

Eu já fui entusiasta do Uber, tendo utilizado a plataforma antes mesmo de vir ao Brasil, em outros países, posteriormente em São Paulo e finalmente em Curitiba. Experimentei até mesmo o UberCopter em São Paulo.

O maior problema do Uber é que não sabemos seu principal objetivo, pois parecem não ligar para a qualidade do serviço e tampouco para o conforto e a segurança de seus usuários.

Minha principal teoria, conspiratória ou não, é que o Uber deseja ser um serviço de transporte autônomo (self-driving cars), e está utilizando os motoristas humanos apenas como forma de determinar as melhores rotas nas cidades em que atua.

Algumas diferenças entre Uber e Cabify já são possíveis de identificar:

Seleção dos motoristas e vistoria dos carros

O Uber realiza todo o processo de liberação de seus motoristas via documentos eletrônicos, não exigindo a presença física. Segundo o que um motorista me contou, nem mesmo antecedentes criminais estão sendo exigidos, o que explica algumas notícias assustadoras que temos lido na imprensa.

O Cabify, pelo que consta, faz uma palestra presencial com seus motoristas e realiza uma vistoria de seus veículos.

Eu tenho pegado carona em inúmeros Ubers com características indesejáveis, tais como:

  • Carro rebaixado com molas cortadas (sim, diversas vezes)
  • Película demasiadamente escura, oferecendo risco de segurança à noite
  • Motoristas sem a mínima noção de leis de trânsito e civilidade (um deles furou sinal às seis da tarde)
  • Motoristas que não conhecem ruas
  • Motoristas que “não sabem dirigir”

Ausência de tarifas dinâmicas no Cabify

Segundo um dos motoristas com o qual conversei, o Cabify é cerca de 10% mais caro que o Uber. Entretanto, isto compensa muito pelo fato de não haver tarifas dinâmicas. Como sabemos, o Uber modifica o valor da corrida conforme a demanda e, pior do que isso, passou a esconder a tarifa dinâmica (leia no Tecnoblog).

Cobrança pelo deslocamento e melhor rota

Mais um fator a favor do Cabify é que ele cobra:

  • Pela melhor rota determinada pelo Waze
  • Somente pelo deslocamento, sem contar tempo parado

Cabe lembrar que o Uber cobra pelo deslocamento e pelo tempo parado, sem contar que ele não informa exatamente por qual rota está cobrando, se é a melhor e de qual aplicativo, ou se é pela média das rotas.

Este é mais um ponto a favor do Cabify que potencialmente justifica os 10% a mais na tarifa, até o presente momento.

Conclusão

Em mais uma prova de que concorrência é sempre algo saudável e quem ganha é o consumidor, o Cabify é muito bem-vindo! Da mesma forma que o Uber representou perda de mercado (leia-se “monopólio”) para os táxis, agora é a vez do Cabify dar o troco. Esperamos que continue assim, o início foi muito bom!

Até mesmo ganhei uma água no Dia Mundial da Água. Achei simpático!

Ganhei uma Água do Cabify - Feliz - Antonio Borba

Enquanto escrevia o post, coincidência ou não, o Uber me mandou este e-mail:

Uber reclamou de apenas 23 corridas por mês - Antonio Borba

Ah, Uber… 23 corridas por mês?! Até que está muito, pela péssima qualidade do seu serviço! É melhor achar isto bom, pois eu garanto, vai diminuir.

Tags:
3 comentários em Cabify é Melhor que Uber?

Outros Posts:

29/09/2015

Web Sites: A Regressão da Tecnologia Móvel

As redes sociais representam mídias tão onipresentes em nossa sociedade que poucas pessoas se perguntam onde foi parar a boa experiência de navegação, a evolução tecnológica do design de web sites. Especialistas discutem, e com razão, sobre o fato de que, presos na dinastia de celulares ...

Saiba Mais

24/10/2014

Bonaccorsi – O Menino Que Mudou a História do Atari

Luiz Bonaccorsi é o nome de um menino brasileiro que mudou a história do colecionismo de Atari no mundo. Digo menino porque é como me lembro do bom e velho “Bona”, a partir de fotos que vi uma vez em sua antiga casa no Rio (as quais consegui resgatar): As fotos revelam a paixão pelo video ...

Saiba Mais

3 Respostas para Cabify é Melhor que Uber?

  1. aguinaldo disse:

    Será que o Cabify vai trazer novos motoristas de fora do Brasil ou será os mesmos motoristas do Uber, infelismente o consumidor é abusado quer pagar 7,00 e quer bala é água e mesmo dia de frio quer ar condicionado. Lembre se os taxistas colaboradores que não tem táxi está com os dois aplicativos e o táxi de Curitiba sempre foi o melhor do Brasil, os passageiros são muitos exigentes e arrogantes e querem um serviço de graça.

  2. Alexandre Suguimoto disse:

    Boa resenha, Borba! Concordo com a teoria conspiratória – penso que o Uber quer ser para os transportes o que o Google é para a informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*