Categorias: Borba's Bar

O Melhor Whisky Sour do Mundo


Vou compartilhar aqui uma receita que considero a melhor combinação possível para preparar um Whisky Sour extremamente saboroso.

A origem do drink

Uísque Sour, Whisky Sour ou Whiskey Sour são nomes corretos para designar uma bebida que se constitui, na forma original, em:

  • Uísque (geralmente Bourbon, como Jim Bean ou Jack Daniels)
  • Suco de limão (originalmente, o limão siciliano)
  • Açúcar
  • Clara de ovo

A clara de ovo dá uma consistência espumosa e uma textura diferente à bebida. Não é significativa a diferença de sabor, embora, ao olfato, seja perceptível e nem sempre agradável.

Em minha receita, abandonei o uso da clara. Um opcional que pode ser utilizado é preparar a borda do copo açucarada. É interessante, porém, mais evidente na escola antiga de mixologia.

Em busca do açúcar perfeito

Nem todo açúcar é igual. O que conhecemos, originário da cana, geralmente é utilizado em sua versão refinada, ou seja, aquele açúcar branquinho do dia a dia. Essa é base para a maior parte dos cocktails, porém há como pensar em algo especial.

Primeiramente, quando preparamos açúcar para cocktails, raramente o utilizamos diretamente, na forma cristalizada. A maneira correta de aplicar o açúcar é preparar uma calda – conhecida pelas mamães e vovós como “calda bordalesa“, mas, pelos bartenders, como sugar syrup (xarope de açúcar) ou simple syrup. Ao preparar a calda, que deve ficar na geladeira, temos um preparado eficiente, que não deixa a bebida turva e, principalmente, dilui-se imediatamente na mistura. Esse é o caminho profissional para adoçar uma bebida.

Demerara Sugar - Visão Maravilhosa - AntonioBorba.comDale DeGroff (“The King of Cocktails”) é considerado por muitos o oráculo do bartending, o mestre de toda a mixologia. Durante muitos anos, fez fama internacional no comando do Bar Promenade no Rainbow Room, em NY. Ao ler um de seus livros, fiquei muito curioso quando ele mencionou sua preferência por Demerara Sugar. Originário das Guianas, é um açúcar menos processado, com a forma de cristais. O Demerara preserva notas de caramelo, baunilha e, de forma mais pronunciada, melado.

Eu achava que nunca encontraria esse açúcar no Brasil, de forma que sequer tentei procurá-lo. Para minha grata surpresa, me deparei com esta embalagem em um supermercado. Comprei imediatamente e minha experiência com bebidas mudou drasticamente.

Demerara Sugar Syrup - AntonioBorba.comA forma recomendada para preparar uma calda de açúcar é a diluição 1 por 1. A cada medida de açúcar, uma medida de água filtrada; deve-se cozinhar a mistura lentamente em uma panela somente até que o açúcar se dissolva e misture à calda. Não deixe ferver demais, do contrário a proporção irá se alterar. A calda resultante da mistura 1:1 é pouco densa.

Antigamente, a proporção indicada era 2 partes de açúcar para 1 parte de água, tornando a calda mais densa e, consequentemente, mais doce. A proporção 1:1 é mais recomendada para drinks modernos, geralmente maiores. O resultado final do açúcar Demerara em forma de calda é este: um líquido marrom cor de melado, com aroma muito característico.

A recomendação de uso desse açúcar é em cocktails de frutas cítricas de forma geral, ou frutas tropicais, como abacaxi e manga, além de drinks com rum e, ocasionalmente, uísque. Não é recomendado utilizá-lo para misturas com vodca ou gim – nesses casos, prefira o açúcar tradicional, para não haver conflito de aromas.

A escolha do uísque

Crown Royal - Canadian Whisky - AntonioBorba.comO legítimo Whisky Sour demanda o sabor acentuado de um Bourbon. Jack Daniels é a opção clássica para nós brasileiros, entretanto, Jim Beam ou, se possível, Jim Beam Black são ótimas opções com preço geralmente melhor ou equivalente.

Preparar esse cocktail com uísque blended também é admissível, conforme o gosto pessoal.

Entretanto, a grande descoberta que considero parte fundamental para preparar o melhor Whisky Sour do mundo é o uísque canadense Crown Royal. Este pitoresco destilado, apesar de ser um blended, tem gosto similar ao Bourbon e pode enganar a maior parte das pessoas. Possivelmente essa confusão seja devido ao diferencial do Canadian Whisky, que de forma geral é produzido a partir do milho (antigamente era feito com centeio).

Portanto, na dúvida entre o blended e o Bourbon, escolha o Crown Royal e você terá em suas mãos uma bebida excepcional para todos os momentos.

Finalmente, a receita

Whisky Sour - Finally! AntonioBorbaEnfim, toda essa introdução foi para chegar, com conhecimento de causa, à construção de uma receita simples porém com escolha criteriosa de cada ingrediente. Eis, o melhor do mundo…

Whisky Sour

1 1/2 dose Crown Royal (se possível Black)

1 dose Demerara Syrup

3/4 dose suco de limão

Eu preparo simplesmente misturando os ingredientes diretamente no copo de uísque com gelo. Tenha certeza de utilizar o syrup na proporção 1:1 para não ficar tão doce – nesse caso utilize uma dose sem medo, lembrando que variações pessoais são admissíveis. O limão deve ser o Tahiti, verdinho, tradicional.

O resultado final deverá ser parecido com este da foto. Simples, perfeito, magnífico.

comentar/ver comentáros

Outros Posts:

14/12/2014

Cosmopolitan & Melon Cosmo

O Cosmopolitan é o cocktail "contemporâneo clássico" de NYC. Famoso pelo seriado "Sex and the City", antes disso já era um cocktail conhecidíssimo dos bartenders do mundo todo. O problema do Cosmo é que cada profissional o prepara de um jeito diferente. Com frequência, experimentamos verda ...

Saiba Mais

12/09/2015

Como Preparar o Sugar Syrup (Xarope de Açúcar)

Ingrediente fundamental de boa parte dos cocktails, o açúcar, na mixologia, é quase sempre adicionado na forma de calda. Nas receitas internacionais, é conhecido como Simple Syrup ou Sugar Syrup, o que podemos traduzir como Xarope de Açúcar. Ao adoçar uma bebida com o xarope, a diluição ...

Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*