Categorias: Atari

Atari Flashback 1 a 4 – Review Definitivo


Atari Flashback representa uma série de consoles dedicados lançados pela Atari a partir de 2004, aproveitando a grande era retrô/vintage que renasceu com muita força no novo milênio. Após constatar que havia uma grande geração órfã e carente de reviver os sentimentos nostálgicos dos videogames da época, a Atari pulou no vagão com uma ótima ideia, infelizmente mal executada.

O termo console dedicado significa que não é possível ligar games externos ao videogame, somente jogar com aqueles que estão na memória do console. Dessa forma, não é possível comprar um cartucho da época e jogar no Atari Flashback, nem há entrada para isso (entretanto, o Flashback 2 pode ser hackeado com essa finalidade).

Como colecionador de Atari, eu me obriguei a comprar todos os Flashbacks lançados (alguns eu já tinha) e oferecer um review completo para os apreciadores.

Atari Flashback modelos 1, 2, 3 e 4 - AntonioBorba.com

Ao final do review, confira uma importante observação sobre os controles que se aplica a todos os consoles da série, mas nem todos os gamers perceberam. Para os puristas, representa uma informação essencial.

Atari Flashback 1

O primeiro Flashback lançado é, curiosamente, o mais inusitado e talvez o mais bonito de todos, pois é baseado no Atari 7800 – console da marca equivalente ao Nintendo (NES) e nunca lançado no Brasil. Além do console, os joysticks também são réplicas perfeitas dos controles do 7800, porém é como se todos tivessem sido encolhidos… possuem cerca de metade a 1/3 do tamanho dos seus antecessores:

Atari Flashback 1 - AntonioBorba.com

Infelizmente, esse console foi um fracasso sob o ponto de vista de agradar aos fãs. Comercialmente, até vendeu bem, entretanto, possui uma falha incorrigível: seu processador é de Nintendo e os jogos não são emulados, mas sim portados para a plataforma. Isso quer dizer que os games foram reescritos ou adaptados – com pequenas diferenças na aparência, proporção dos detalhes e jogabilidade. Qualquer gamer que jogou Atari logo perceberá que isso “não é bem a mesma coisa”. Simplesmente decepcionante.

Os próprios jogos também não ajudam. São apenas 15 games pouco conhecidos do Atari 2600, dos quais 1/3 se salvam, além de 5 jogos do Atari 7800, que ainda assim não estão entre os melhores.

Tenha em mente que os melhores jogos para Atari são os da Activision, uma empresa que foi fundada por ex-funcionários da Atari na década de 80. Sendo assim, os velhos clássicos que você deve estar procurando, tais como River Raid, Pitfall! e Enduro, não estão presentes nesse console. Bad luck.

Atari Flashback 2

Com 40 jogos na memória, o Flashback 2 teve corrigido o principal erro do seu antecessor: agora os games são emulados, proporcionando outro realismo na simulação. Seu aspecto é baseado no queridinho de todos, o Atari “frente de madeira” em tamanho reduzido, e seus controles possuem o tamanho real dos joysticks originais do Atari 2600, embora sejam bem mais leves.

Como uma surpresa, a segunda edição do Flashback trouxe dois clássicos da Activision que valem por si: Pitfall! e River Raid. Ligado por vídeo composto à minha moderna TV de LED, onde mais eu conseguiria uma imagem de Pitfall! tão perfeita?

Pitfall! no Atari Flashback 2 - AntonioBorba.com

Esse Atari permite realizar um hack para ler cartuchos originais (envolvendo, para isso, mexer no hardware, um trabalho que exige habilidade e disposição). O mesmo não é possível de ser feito nos modelos seguintes.

Entre seus 40 jogos, estão alguns muito interessantes, incluindo alguns home brews (novos games, concebidos de forma caseira nos dias atuais) como Adventure II, Return to Haunted House e Yars’ Return, muito mais complexos e intrigantes que os originais. Asteroids, Asteroids Deluxe, Pong e Lunar Lander estão entre os jogos adaptados exclusivamente para o Flashback. Há outros protótipos como Combat 2, Save Mary e Frog Pond, além do raríssimo Quadrun, que se comprado em cartucho original vai custar a bagatela de US$ 300.00.

Resumindo, esse é um console excepcional e talvez obrigatório para os aficcionados.

Atari Flashback 3

Com o design similar ao segundo modelo da série, o Flashback 3 ganhou uma porta frontal para plugar os cotroles. A frente possui acabamento preto liso similar ao modelo de Atari conhecido como “MIB” ou “Darth Vader“, na verdade uma espécie de black piano. Possui 60 jogos, porém a maior parte são games obscuros que não serão reconhecidos pelo jogador casual. Pior de tudo, foram retirados os clássicos da Activision River Raid e Pitfall!, além de outros como Quadrun.

A principal queixa que eu tenho com relação a esse modelo é o fato de que os joysticks perderam muito em jogabilidade. São excessivamente leves e soltos, aparentam ser “vagabundos”. Possivelmente, isso é resultado do licenciamento para a empresa AtGames, que passou a fabricar o Flashback a partir de sua terceira iteração. Os joysticks do Flashback 2 são mais firmes, simulando com melhor eficiência os controles originais da marca.

Atari Flashback 4

A última versão do glorioso rei dos consoles é idêntica em visual ao Flashback 3, porém seus joysticks são wireless, o que, a princípio, me fascinou bastante. Poucas pessoas sabem, mas o Atari já possuía controles sem fio na época. A diferença é que eram trambolhos gigantes e pesados, com antenas de borracha que lembram muito os primitivos telefones celulares. Os controles wireless do Flashback 4, por sua vez, são leves e do tamanho dos joysticks originais, ou seja, idênticos em forma àqueles das versões 2 e 3, basta colocar 4 pilhas AA.

Atari Flashback 4 + Controles Wireless - AntonioBorba.com

Infelizmente, no quesito jogabilidade, as coisas não melhoram muito com relação ao Flashback 3. O número de jogos aumenta em 15 para totalizar 75 games. Entre eles, está o muito bem vindo Space Invaders versão arcade, e os inusitados Front Line e Jungle Hunt. Porém, a lista de destaques acaba por aí mesmo. Nada de Activision.

Observação sobre os controles

É importante observar que, com exceção do Flashback 1, todos os demais possuem controles intercambiáveis. Ou seja, os competentes joysticks do Flashback 2 podem ser utilizados nas versões 3 ou 4. Obviamente, os joysticks wireless do 4 só podem ser utilizados nele mesmo.

Outro fator interessante é que os joysticks e PADDLES originais da época podem ser conectados nos modelos 2 a 4. Dessa forma, é possível jogar clássicos como Super Breakout, Pong e Warlords, entre outros games para paddles que acompanham as diferentes versões de Flashback. Como eu tenho dezenas de controles e não gostei dos que acompanham essas versões modernas de consoles, retirei da minha coleção alguns joysticks e paddles e realizei testes.

Resultado: para minha plena frustração, observei que, embora os games sejam emulados, o input dos controles é completamente diferente. A ação dos joysticks e paddles originais não é a mesma exercida em um Atari legítimo, portanto a forma de jogar muda, trazendo um excesso de sensibilidade que atrapalha muito. Definitivamente, de nada adianta conectar um controle da época e continuar tendo uma experiência incompleta.

A conclusão

Atari Flashback 1, 2, 3 e 4 - AntonioBorba.comAtari Flashback 1 a 4, lado a lado

O Atari Flashback 1 é uma aberração válida somente para colecionadores.

O Atari Flashback 2 é disparado o melhor entre todos, mesmo assim é interessante para o colecionador que deseja experimentar os protótipos e jogos fora do seu PC, para o hacker que deseja emular um port de cartuchos ou para o jogador casual que deseja curtir Pitfall! e River Raid.

O Atari Flashback 3, definitivamente, não vale a pena. Se você deseja obter quantidade de jogos, pule direto para o Flashback 4 e se beneficie dos joysticks wireless. Como observação, vale dizer que em meu Flashback 4 novinho o controle número 2 veio estragado de fábrica.

O meu melhor conselho, se você é um purista como eu, é: busque um Atari original usado no Mercado Livre, ou melhor ainda, no eBay, e compre somente os jogos que você gosta nos cartuchos, revivendo de forma gloriosa a nostalgia da época. O investimento será um pouco maior, porém sua recompensa será multiplicada.

Com um Atari original em mãos, se você for um verdadeiro hacker, poderá se divertir muito montando cartuchos multigames – há tutoriais para isso na web.

E, por fim, se tudo que você deseja é brincar de Atari sem se incomodar muito, um emulador para PC é a opção mais barata e prática. Entretanto, está muito longe de proporcionar a melhor experiência. Não há nada como jogar Atari em um Atari.

87 comentários em Atari Flashback 1 a 4 – Review Definitivo

Outros Posts:

17/08/2011

Parem de Colocar DEUS no Meio das Coisas

As pessoas têm mania de colocar Deus no meio de tudo. Dos menos aos mais religiosos, a obsessão por creditar as conquistas ao Todo Poderoso parece ser um hábito extremamente arraigado na cultura brasileira, sobretudo nos esportes. - Jogador de futebol faz gols e conquista uma partida, é porqu ...

Saiba Mais

22/03/2017

Cabify é Melhor que Uber?

Dia 22/03/17, a espanhola Cabify iniciou suas operações em Curitiba, oferecendo 3 corridas de até R$ 20,00 grátis (código VEMCURITIBA*). Insatisfeito com o Uber, que vai de mal a pior, resolvi experimentar. Sorria:   Algumas funções interessantes do aplicativo Cabify Identifica ...

Saiba Mais

87 Respostas para Atari Flashback 1 a 4 – Review Definitivo

  1. Carlos disse:

    Olá Antonio.
    Tenho uma atari parado em casa, a última vez que liguei(faz muito tempo) ele estava funcionando, só os controles que não estavam legais.
    Gostaria de dar um up nele, conhece alguém que possa ajudar??
    Obrigado!!

  2. Luiz Carlos disse:

    Olá, queria um Atari legítimo, vc tem ou pode me indicar?

  3. Tais disse:

    Olá Antonio. Você já teve oportunidade de jogar nas versões Flashback 5 e 6? Tem alguma avaliação? Grata.

  4. Nicole disse:

    Oi, Tudo bem?

    Gostaria de saber qual sua opinião a respeito das versões 5 e 6.
    Quero comprar, mas estou muito na dúvida se vale a pena optar por estas opções ou pegar o 2.

    Obrigada!

    • Antonio Borba disse:

      Nicole, tudo bem! Muitas pessoas têm me perguntando, mas este post é antigo e eu não testei os novos. Tenho o 5 mas não liguei, e não comprei o 6 ainda. Mas todos seguem o padrão do 4… desculpe não poder ajudar. Abraços

  5. Frederico disse:

    Estou interessado em comprar um Atari 2600.Qual o seria o valor do mesmo ? E quais os jogos disponiveis ?

  6. Patryk disse:

    Antônio Borba, comprei a recém um Atari Heavy Sixer no Mercado livre. Só que os dois controles estão com a “Alma” danificada perdendo a sensibilidade e fazendo movimentos não precisos. Pensei em comprar um Atari FlashBack 3 de um vendedor aqui da minha cidade somente pra retirar os controles, mas, depois que li seu post desisti da compra. No mercado livre tem controles novos pra venda mas fico com medo de serem de qualidade ruim (preferiria um velho original que um novo paralelo). O que você me indica pro meu Atari pois gostaria de comprar avulso controles originais e de qualidade. Você por acaso teria algum(s) pra venda que seja assim semi-novo ou em perfeito estado pra jogar pois não sou colecionador. Att;

  7. Renata disse:

    Antonio, boa noite!
    Algum dos consoles possui os jogos Hero e Frosbite?

  8. Jefferson ferrari disse:

    Caro tenho o atari antigo adaptado Av no meu projetor HDMI nao troco por nada mas mesmo assim comprei o atari flashback 4 e gostei..Veja tenho um cartucho do antigo com 240 jogos…onde encontro o seaquest nessas versões novas?

  9. anderson disse:

    obrigado amigo eu quase comprei um desses mas vou atras do atari original mesmo

  10. Pingback: #0005 – Combat | Respawn

  11. alexandre disse:

    Quando eu tinha 5 anos… lembro de Enduro e River raid e meu irmão mais velho jogando em uma tv philco 20″ preto e branco. Fiquei maravilhado!Eu não sei se oque eu vou dizer é exagerado, mas eu me sinto órfão de jogos simples e divertidos. já nos anos 90 os jogos já eram bem sérios e com objetivos e hoje a perfeição em tudo desde a jogabilidade até a dificuldade perdeu bastante a graça. Não sei também se é apenas uma forma de ligar a um passado que parecia ser bem melhor que esta realidade sombria. Sinceramente não vejo diferença jogar no console ou emulado, tecnicamente é igual, ou ate melhor no emulado pelo PC.

    • Antonio Borba disse:

      Alexandre, jogar emulado terá uma qualidade melhor, claro. Porém, para mim, faz toda a diferença do mundo ligar um Atari original, com todos os eventuais defeitos de imagem. Sinceramente, eu prefiro e acho a diferença descomunal. Nunca gostei de jogar emulado no teclado do computador com aquela tela minimizada ou, quando ampliada, com a imagem estourada.

  12. Marcelo disse:

    Olá, Antonio!

    Você conhece algum revendedor ou contato para revenda de Atari Flashback no Brasil?

    Parabéns pelo site!

    Abraço

    Marcelo

  13. valdeci disse:

    Olá Antonio gostaria de saber como eu faço para comprar um atari flashback 2 se você pode me indicar um site,desde já obrigado.

  14. Pingback: Bonaccorsi - O Menino Que Mudou a História do Atari | Antonio Borba

  15. Camila disse:

    Boa tarde Antonio,

    Acabei de ganhar um flashback 4, mas fiquei meio decepcionada. Os jogos que eu mais gostava não tem (seaquest, tiver raid, pitfall e aquele do sapinho. Vc teria algum atari pra vender que tenha esses jogos?

    E uma dica, na TV aqui de casa não pegou muito bem, a imagem não é tão boa, alguma configuração especial?

    Beijos Camila

  16. Hudson Braga disse:

    Antonio, compre um Atari Flashback 2, mas não sei como deixar a imagem colorida na minha TV LCD. O que devo fazer?
    E parabéns pelo post, esclarecedor e muito bem escrito.
    Ab.,
    Hudson.

  17. Alessandro disse:

    Boa tarde Antonio;
    Gostei do seu post sobre os Flash Back deu para entender bem sobre o assunto, mas vi que o ideal seria ter o bom e velho Atari Original, pode me mandar uma lista do que tem para vender?
    Obrigado.

  18. Wyverson Ramos Moura disse:

    Oi Antonio, gostaria de saber se vc tem pra vender o Atari 2600 em bom estado com 2 joisticks, nao me interessei pelos FB porque a maioria dos jogos que eu goSto sao da Activision: Keytone Kapers, Enduro, Hero, Frostbite, Seaquest , Demon Attack, Montezuma’s Revenge, Pitfall, combat, ASTEROIDS , carnival, FROGGER, boxing, MEGAMANIA, MOON PATROL, PAC MAN, PITFALL, PONG, RIVER RAID, SPACE INVADERS, TENNIS, ASTEROIDS , BOBBY IS GOING HOME, CANYON BOMBER, CANYON BOMBER, FISHING DERBY. vOCE TEM PRA VENDER COM ESSES JOGOS?? QUANTO CUSTARIA?

  19. Flavio Porto disse:

    Graças a seu review, não gastarei meu dinheiro no Flashback 4. A pergunta é se, finalmente, teremos uma nova edição com os jogos da Activision! Abraços!

  20. Andrew disse:

    Tava com uma vontade gigantesca de ter um Atari Flashback 4, mas graças ao seu Review Antonio, vi que no momento não vale a pena ter um. Vi um rumor que lançaria o 5 com todos os games da Atari. Se for verdade ai sim deve valer a pena ter. Porque eu até tenho um antigo Atari original, mas ele está quebrado(CCE) pois é. Então acho melhor esperar pelo 5, o que você acha?
    Estarei esperando pelo review do 5. =D
    Abração Antonio, parabéns pela matéria.

    • Antonio Borba disse:

      Valeu Andrew! Mas por que não comprar um Atari original, meu caro? Se precisar eu consigo. O investimento é maior do que em um FB, é verdade. Lançaram sim mais um modelo, mas não tive tempo de ir atrás. Claro que vou comprar na sequencia 😉
      .
      Abraços.

  21. Rubens disse:

    Antônio

    Tenho uma sacola cheio de jogos aqui em casa.
    Pode me enviar seu orçamento para um Atari 2600 com dois controles em bom estado? Ainda usa-se aquela caixinha atras da TV? Liga num adaptador de dois fios pra saída coaxial ne?

    Parabéns pelo excelente post!!!

    Rubens

    • Antonio Borba disse:

      Legal, Rubens, que bom que você tem essa sacola de games, manda um foto para mim se possível! Já enviei o e-mail. Abraços!

    • marcelo disse:

      concordo, quer jogar atari compre um atari, achei um jogado num pega tudo perto de casa, resgatei ele, pedi prum primo meu montar uma fonte pra ele, colocar A/V e comprei dois controles no ebay por 100 reais, valeu a pena.

  22. Carlos Morevi disse:

    Borba, será que o Gustavo arruma um Atari Keychain?

  23. Ismael disse:

    Oi Antonio,

    Meu assunto não é o Atari, mas está relacionado. Fiquei sabendo do episódio lamentável de sua perda de jogos nos correios.
    Tenho um vídeo game INTELLIVISION II, era concorrente do Atari na época. Estou pretendendo colocar uma placa nele para poder usar as entradas A/V das novas TVs já que as entradas de RF duplas existentes hoje parecem estar com os dias contados.
    Para instalar esta placa preciso de uma assistência técnica muito boa, especializada em consoles antigos. Você havia encaminhado seus cartuchos e consoles para GUARULHOS. Poderia me dizer QUAL EMPRESA seria esta? Estou pretendendo enviar meu console para ela fazer esta implementação no meu console e já que é algo delicado (abrir o console, furar e instalar a nova placa de saida A/V), preciso de profissionais.

    Qualquer ajuda neste sentido é bem vinda.

    Grato e um abraço.

    • Antonio Borba disse:

      Ismael, sem problemas, é um prazer ajudar e essa pessoa faz muito bem esse trabalho. Na verdade, ele conserta de forma particular, embora trabalhe em uma empresa de videogames. eu repassei sua mensagem e email a ele, de forma que acredito ser melhor aguardar o contato, ok?
      Abraços e boa sorte.

  24. eduardo disse:

    oi amigo como consigo atari???valores

  25. Anderson disse:

    Ola me passa uma lista com valores do que tem pra vender, abs!!

  26. Mari disse:

    Olá Antonio.
    Gostaria de saber quanto sai um Atari legitimo com jogos. Obrigada

  27. Junior disse:

    Vc. tem alguma atari flashback para vender, especialmente 2 ou o 4? E do modelo original e cartuchos,pode me passar o preço.
    Grato.

  28. Oscar disse:

    Vc vende algum dos seus ataris?

  29. thayse disse:

    ótimo review…parabéns

    thayseluyanne@hotmail.com
    missão veia – ceara

  30. jivago disse:

    SOU MUITO FÃ DO ATARI,ME MANDE UMA RELAÇÃO DO QUE VC TEM E OS PREÇOS. NO ATARI 2 VEM O JOGO HERO?

  31. jivago disse:

    SOU MUITO FÃ DO ATARI,ME MANDE UMA RELAÇÃO DO QUE VC TEM E OS PREÇOS.

  32. Heitor Maciel disse:

    Antônio, saudações.
    Estou interessado na compra do Atari. Podemos conversar a respeito?

    Abraços.

  33. Leandro disse:

    Oi Antonio,

    Aonde consigo comprar no Brasil?

    E meu caso, quero relembrar, chamar uns amigos tomar uma cerveja e jogar; qual voce recomendaria?

    Obrigado.

  34. Heitor Maciel disse:

    Opa, tive uma surpresa desagradável esse final de semana, liguei meu atari e ele não deu sinal. Logo agora que eu comprei um cartucho harmony. Minah esperança é que a fonte testada estava bem folgada, vou comprar uma nova fonte e testar de novo. Se não funcionar lá vou eu atrás de uma boa eletrônica. Esse review me ajudou muito pos agora eu sei que se meu atari não funcionar, vou correr atrás de outro original e nada de flashback… vlw.

  35. JL Garcia disse:

    Muito bom, Tom. Parabéns pelo review. Olhando os quatro modelos assim lado a lado, até dá vontade de ter todos eles, mas acho que vou ficar só com o 2 mesmo.

  36. Carlos Morevi disse:

    Pô, meu Atari Plug n’ Play Keychain parou de funcionar!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*