Um Inacreditável Golpe na Comunidade de Colecionadores de Arcades
A história de como adquiri este gabinete de Warlords em sua versão Upright é quase inacreditável. A negociação toda foi feita com base em fotos ruins, mas que passavam a impressão de que os gabinetes à venda estavam com excelente qualidade, me levando a negociar um arcade em versão Upright e outro em versão Cocktail:


Tudo começou com um post, em julho de 2022, no principal fórum de colecionadores de arcade, em que o vendedor listava um conjunto inacreditável de gabinetes, alguns raros e desejados, o que despertou a atenção de dezenas de pessoas.



Alguns colecionadores já haviam feito negócio com o vendedor, que não era um completo desconhecido. Dessa forma, não houve hesitação por parte de inúmeras pessoas, incluindo eu, em negociar e pagar antecipadamente, como é de praxe neste mercado.
Uma Série da Netflix
O que se sucedeu a partir daí foi uma história muito longa que envolveu, de forma bastante resumida, a alegação do vendedor de que o galpão dele havia pegado fogo. Isso foi parcialmente comprovado por um boletim de sinistro do corpo de bombeiros local e a indicação de um seguro que, supostamente, deveria indenizar todos os compradores.

Na prática, houve uma revolta generalizada no que pode ser considerado o maior escândalo da história de colecionismo no fórum, incluindo dezenas de páginas de postagens e a criação de grupos privados no Discord para trocar ideias e iniciar uma investigação do caso.
Ao me juntar a um desses grupos, tive contato com diversas pessoas e pude conhecer a fundo a extensão do golpe, que passou de US$ 500 mil! Alguns compradores foram lesados em mais de 20 mil dólares individualmente, ao passo que eu sofri o prejuízo de US$ 6 mil.
Nos meses seguintes, conversei com departamentos de polícia e até mesmo advogados criminalistas americanospara entender o que poderia ser feito. Aprendi bastante sobre o funcionamento dos tribunais, custos envolvidos, viabilidade e chances de sucesso de mover uma ação. Infelizmente, para valer a pena movimentar o judiciário americano, teria que haver uma união das vítimas para que a soma de centenas de milhares de dólares justificasse os gastos com advogados, que são muito altos no país.
O tempo passou sem uma solução concreta, mas algumas pessoas chegaram a denunciar o vendedor na polícia e uma investigação se iniciou. Até que, mais de um ano depois, o vendedor entrou em contato comigo e disse que estava despachando os arcades para o meu depósito no estado americano de Kentucky. Porém, ele não tinha mais o Warlords Cocktail e me ofereceu um Reactor no lugar.

Reactor é um game ímpar e dificílimo de jogar, da famosa fabricante de pinballs Gottlieb. Porém, esse inusitado arcade game se tornou um verdadeiro ícone para colecionadores hardcore por um motivo muito peculiar: sua música de abertura é simplesmente excelente. Colecionadores como Peter Hirschberg, do outrora famoso Luna City Arcade, é um daqueles que admitiu ter um gabinete de Reactor pelo único motivo de deixar a música tocando na attract screen do jogo, isto é, a tela que fica em demonstração antes de se colocar uma ficha:
Sendo assim, aceitei a oferta, contente por poder sair do prejuízo, e acabei recebendo no depósito de Kentucky dois gabinetes, um Warlords Upright e um Reactor:

A história, que neste ponto já parecia uma série da Netflix, não acabou por aí. Ainda ocorreu mais um episódio digno de polícia, que infelizmente não posso compartilhar aqui no blog. Mas, ao final, tudo se resolveu.
A fraude perpetrada em dezenas de usuários foi aos poucos sendo apaziguada com a entrega de gabinetes e acertos individuais entre o golpista e os colecionadores. Certamente esta venda foi um divisor de águas no mercado e cimentou a carreira do vendedor, que dificilmente conseguirá fazer qualquer negócio novamente.
Um verdadeiro dossiê do golpista foi montado, com relação de máquinas oferecidas em diversos canais e fotos detalhadas, algumas das quais, aparentemente, não eram nem mesmo dele. A partir de então, diversos usuários passaram a monitorar as atividades do anunciante não somente no fórum, mas também em grupos de Facebook e outros sites de venda, denunciando e alertando a comunidade sempre que uma máquina pertencente a ele aparecia para venda.
Este post é parte de uma série.
O próximo post é o 01 – Inspeção nos Estados Unidos – Sem Funcionar?
Pingback: Warlords Upright #7: Final: Restauração Completa - AntonioBorba.com
Pingback: Warlords Upright #1: Inspeção nos Estados Unidos – Sem Funcionar? - AntonioBorba.com
Pingback: Warlords Upright #2: Chegada – Monitor Novo? - AntonioBorba.com