Tapper #11: Problemas Persistentes no MCR

Com a montagem do arcade Tapper, da Bally Midway, concluída, faltavam apenas pequenos ajustes para a finalização da restauração.

O primeiro problema que eu havia identificado é que o botão de 1 Player não iniciava a partida. Eu conseguia somente começar jogos com 2 Players. Para identificar o problema, primeiro realizei alguns testes de continuidade, que demonstraram estar OK:

Então percebi que havia uma solda malfeita no conector de 2 Players! Ocorre que esta solda era do cabo neutro que vinha do botão de 1 Player; por esse motivo demorei a perceber que aí estaria o problema.

Solda reforçada e problema resolvido – aliás, mais um problema resultante do uso de solda em vez de conectores. Eu realmente prefiro eliminar soldas sempre que possível, porém, neste caso em que o painel de controle estava restaurado e pronto para uso, optei por manter assim e aconteceu o problema.

MCR: O Componente Responsável pelo Reset da Placa

O arcade Tapper, desde que havia chegado ao Brasil até o final da restauração, apresentava este defeito:

O problema é que, ao ligar o arcade pela primeira vez após certo tempo desligado, a tela fica embaralhada. Porém, basta desligar e ligar novamente para que o jogo inicie e funcione perfeitamente, sem problemas. Outra forma de fazer funcionar é apertando o botão de reset na PCB, como eu fiz no post anterior.

Orientado por Jeffrey Beaudoin, especialista no sistema MCR da Bally Midway e responsável pela restauração desta PCB sob comenda de Jeff Willard, realizei testes de voltagem DC no boardset.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - MCR Defect Troubleshooting

A voltagem contínua nas placas-mãe deve estar entre 4.9 e 5.1V, e muitas pessoas consideram este décimo de voltagem acima de 5V como sendo a melhor opção para o perfeito funcionamento. A voltagem pode ser facilmente ajustada neste potenciômetro das fontes chaveadas:

Eu fiz vários testes no Tapper, modificando a corrente contínua dentro desses parâmetros, e nenhum deles resolveu o problema de início do jogo.

O que ocorre, na verdade, é o seguinte: o conjunto de placas (boardset) de jogos ligeiramente mais modernos da década de 80 exige um consumo muito estável de energia, sendo que qualquer flutuação pode ser o suficiente para ocasionar problemas.

Devido a toda eletrônica da década de 80, formada por conjuntos de capacitores e fusíveis slow-blow, mesmo com a presença de fontes modernas existe um pequeno delay entre a ligação da máquina e a estabilização 5V da corrente contínua.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - MCR Defect Troubleshooting

Para resolver isso, com a eliminação da antiga e instável placa de alimentação analógica para colocação da switching power supply, entusiastas fabricaram esta pequena placa retrofit que contém o circuito MCR com reset da placa, e é onde se ligam os conectores originais do harness do arcade.

O reset do MCR faz algo muito simples: em uma fração de segundos após a ligação da máquina, ela manda um comando reset à PCB. Ao reiniciar com a voltagem já estabilizada, o jogo funciona sem problemas.

Para simular o que seria o problema sem o reset do MCR, retirei o cabo roxo do plug Molex, que é justamente o responsável por mandar o sinal ao boardset:

O problema foi exatamente igual:

Ou seja, é isso que acontece quando o reset do MCR não está funcionando. Portanto, eu estaria com um problema no circuito de MCR.

Dessa maneira, comprei uma nova placa auxiliar MCR e substituí a anterior. Com isso, também reconectei o cabo roxo responsável pelo sinal de reset.

O problema não foi resolvido com a troca da placa.

Sendo assim, parti para uma nova tentativa de resolver o problema: substituir a fonte chaveada. Para poder utilizar a mesma placa auxiliar, evitando adaptações, eu necessitaria utilizar uma fonte da renomada marca SUZOHAPP. Eu não tinha esta peça de reserva, e só lembrava de um jogo para o qual eu a havia comprado anteriormente: Space Invaders.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - MCR Defect Troubleshooting

Desta forma, retirei a fonte do gabinete do Space Invaders e instalei ao lado da fonte do Tapper, transferindo a placa MCR para a nova fonte e religando as conexões de entrada:

O problema permaneceu o mesmo:

Neste momento, eu, Jeffrey e Jeff Willard Jr. esgotamos a lista de possibilidades para resolver esse problema. Como o game estava funcional, apesar do glitch de início, resolvi encerrar a restauração e deixar para lidar com esse defeito em alguma outra ocasião.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Tapper – A Tentativa de Fazer um Arcade Game para Bebedores de Cerveja, 01 – O Último Gabinete de Jeff Willard Jr., 02 – Severamente Danificado no Transporte, 03 – O Desafio: Como Aperfeiçoar um Willard?, 04 – Gabinete Recuperado e Pronto para Montagem, 05 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 1, 06 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 2, 07 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 3, 08 – Montagem do Gabinete – Parte 1 – Força e Chicote, 09 – Montagem do Gabinete – Parte 2 – Monitor e 10 – Montagem do Gabinete – Parte 3 – Upgrades no Willard.

O próximo post é o 12 – Final: Restauração Completa.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Tapper da Bally Midway através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *