Tapper #10: Montagem do Gabinete – Parte 3 – Upgrades no Willard
Ao encaminhar a restauração do arcade Tapper, da Bally Midway, para as etapas finais, eu iria realizar o maior upgrade no fantástico trabalho de Jeff Willard Jr. Até então, as principais melhorias haviam sido feitas internamente:
- Restauração estética e eletrônica completa do conjunto de força original.
- Limpeza, revisão e remontagem do monitor com novas conexões.
A terceira, e visualmente mais impactante, viria a ser os novos “dourados” para as peças de acabamento.
Explicando: o gabinete de Tapper possui os trilhos de pés feitos de metal banhado em latão, mas os “cup holders”, ou apoios para copo, que formam as “ombreiras” da máquina, costumam oferecer um acabamento mais rude, pois são forjados com liga de antimônio, o que dificulta obter uma textura lisa. Os que vieram no gabinete de Jeff Willard tinham uma pintura feita com spray dourado, o que proporciona um acabamento naturalmente mais precário.



Além disso, os cup holders estavam bastante riscados, e mesmo o foot rail apresentava manchas.
Inspirado no trabalho oferecido nos Estados Unidos pelo Chris Royalty, que visitei em 2023 no Hot Rod Arcade (Parte 1, Parte 2 e Parte 3 disponíveis no meu Instagram), resolvi aprimorar o acabamento através de um banho de latão que exigiu um preparo especial devido à rugosidade do material. O Chris oferece o acabamento dourado através de sua empresa Pinball Plating, e consegui produzir o mesmo resultado no Brasil. Os foot rails também ganharam novo banho, para eliminar as manchas e obter a mesma tonalidade.





Seguindo o processo de restauração, foi reinstalada a coin door, que já tinha sido perfeitamente restaurada por Jeff:


Em seguida, fiz uma simples fixação para o game switch especial do upgrade desta placa, que possibilita trocar as figuras originais do Tapper por personagens dos Simpsons.

Um esquecimento, ao montar os alto-falantes, foram os speaker grills. Para sua colocação, tive que retirar todos os parafusos, que estavam encaixados de uma maneira difícil de manipular, e fixá-los novamente com as grades:



Finalmente, fechando a parte superior, foi instalado o marquee:



As Últimas Peças da Montagem
Eu já estava remontando o gabinete do arcade Tapper há bastante tempo, em um processo que levou dias, cuidando de todos os detalhes sem pressa. Poucas peças faltavam para terminar a montagem. Um exemplo de pequenos detalhes são estes plásticos para o acabamento de ventilação:



Finalmente, chegou a hora da colocação dos cup holders que receberam o novo acabamento em dourado liso através do banho de latão. Após fixá-los, é colocado o glass (vidro frontal) e, na sequência, o control panel (painel de controle), que é somente encaixado e, depois, fixado por dentro através das presilhas dos porta-copos.







Para a colocação dos foot rails, utilizei uma flanela de apoio, com o objetivo de evitar qualquer risco às peças.




Ver o gabinete do arcade Tapper finalmente montado foi um momento de grande satisfação:

O primeiro teste de funcionamento apresentou uma anomalia que eu já havia detectado antes: a tela inicia embaralhada, porém, ao pressionar o reset na placa ou mesmo ligar e desligar o switch, tudo volta ao normal. Até então eu não sabia, mas este seria um defeito relacionado ao MCR.
Para acionar o mod da placa de jogo que permite jogar com personagens dos Simpsons, basta acionar o switch que eu havia posicionado logo atrás da coin door. Este vídeo mostra como é simples, podendo ser utilizado a qualquer momento do jogo:
Para finalizar completamente o trabalho de restauração do Tapper, só faltavam dois detalhes. O primeiro deles era a limpeza do acrílico fumê que é fixado no tubo de imagem. Eu havia percebido alguns pontos de sujeira, desmontei e limpei:





O segundo foi levantar o monitor, colocando porcas na parte frontal para incliná-lo levemente, tal como entregue originalmente.



Fixando então o suporte de acrílico novamente, o trabalho foi finalizado.




Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Tapper – A Tentativa de Fazer um Arcade Game para Bebedores de Cerveja, 01 – O Último Gabinete de Jeff Willard Jr., 02 – Severamente Danificado no Transporte, 03 – O Desafio: Como Aperfeiçoar um Willard?, 04 – Gabinete Recuperado e Pronto para Montagem, 05 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 1, 06 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 2, 07 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 3, 08 – Montagem do Gabinete – Parte 1 – Força e Chicote e 09 – Montagem do Gabinete – Parte 2 – Monitor.
O próximo post é o 11 – Problemas Persistentes no MCR.