Tapper #06: Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 2
Após desmontar completamente o conjunto de força do Tapper, arcade game da Bally Midway, as chapas metálicas foram enviadas para um banho de zinco. A cor escolhida foi o zinco amarelo, para transformar completamente o conjunto de força e fazê-lo combinar com os tons de dourado presentes nas peças externas desta máquina.
O resultado foi surpreendente:

Fica difícil até de comparar com o estado original da chapa metálica:

Além do banho de zinco nas chapas principais, as alças e até mesmo os suportes de capacitores receberam o mesmo acabamento:


A melhora no acabamento não se restringiu às chapas metálicas. Os transformadores também foram restaurados, com ajuda do Paulo, da Magic Hologram, tendo sido lixados antes de receber pintura especial para suportar altas temperaturas.
O antes e depois é inacreditável:


E, assim, a primeira metade do conjunto de força seguia tomando forma:



Todos os conectores, como de costume, receberam aplicação de DeoxIT para preservar a condutividade e suavizar processos de conexão e desconexão.


A fixação do transformador principal em contraste com a chapa dourada já começava a dar outra cara para o conjunto:



O capacitor a óleo, chamado de motor run capacitor ou, em português, capacitor de funcionamento do motor, é um componente projetado para melhorar a eficiência durante o funcionamento contínuo da fonte. O componente novo tinha o tamanho ligeiramente menor, dificultando um pouco a instalação. Ele teve que ser deixado bem rente à chapa:





A parte fácil havia terminado. A partir de agora, viria a parte realmente difícil da montagem.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Tapper – A Tentativa de Fazer um Arcade Game para Bebedores de Cerveja, 01 – O Último Gabinete de Jeff Willard Jr., 02 – Severamente Danificado no Transporte, 03 – O Desafio: Como Aperfeiçoar um Willard?, 04 – Gabinete Recuperado e Pronto para Montagem e 05 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 1.
O próximo post é o 07 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 3.
Pingback: Tapper #11: Problemas Persistentes no MCR - AntonioBorba.com