Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo
Quando tive a oportunidade de adquirir o gabinete de Inca (também chamado, até então, de Inca Boss), não achei nenhuma informação na internet a respeito dele, e isso nunca havia acontecido antes. Logo, descobri que poderia estar adquirindo o único exemplar de Inca existente no mundo.
Foi somente após concluir a restauração deste inédito gabinete que, juntando informações do manual de operação com materiais espalhados pela internet, consegui reconstituir o que parece fazer sentido como uma breve história da fabricante PMC Electronics Co., Inc.
A PMC foi fundada em 1973, como mais uma companhia que surgiu diante do estrondoso sucesso de Pong, da Atari, o primeiro video arcade a atingir sucesso comercial. Estava inaugurado o gênero “Ball and Paddle”.

O primeiro jogo da PMC foi um arcade sem monitor, chamado de Kennel Club. Ainda no mesmo ano, a PMC lançou seu primeiro gabinete de arcade com monitor, o TV Table Tennis. Tudo sugere que era mais um dos muitos clones de Pong.

Materiais coletados em pesquisa indicam que naquela época a PMC estava realmente correndo contra o tempo para mergulhar na febre da nascente indústria dos arcade videogames. Evidência disso é este flyer com uma foto do gabinete Inca, ainda sem nome e identificado apenas como “PMC Cocktail Table”. Seus dois jogos ainda eram chamados de Hockey e Tennis.


Os flyers da época não ofereciam muitas explicações. Talvez não por coincidência, o panfleto do Inca é muito parecido com o do Aztec, outro gabinete da PMC Electronics, e nenhum trazia mais detalhes sobre seus jogos, indicando que o material publicitário deve ter sido lançado antes mesmo de a versão final dos gabinetes estar pronta.


O principal banco de dados mundial de arcade games é o Arcade Museum, antigamente conhecido como “Killer List of Videogames”, ou KLOV. Mas, na página deles sobre o Inca, não era possível encontrar, até então, nenhuma informação a respeito:

Este é o link para a página do Arcade Museum sobre o Inca. Atualmente, já existem mais informações nessa página, pois estou atualizando a base de dados com o conteúdo que tenho a respeito desse arcade.
No gabinete Inca, de 1974, o jogo Hockey teve o nome alterado para Boss, e o jogo Tennis virou Blue Line. Isso fica reforçado em sua variação Upright, um gabinete chamado de Players Choice, que possuía um prospecto mais detalhado a respeito dos recursos da máquina.




A esta altura, fica claro que a PMC tinha uma forma inusitada de lançar seus arcade games, algumas vezes dando nomes aos gabinetes, e não aos jogos – possivelmente, devido à iniciativa de lançar mais de um jogo na mesma máquina.
Em seguida, a PMC lançou o One on One, que aparentava ser o seu jogo mais sofisticado, a julgar pelo folder:

E, finalmente, Wham Bam, um jogo cujo flyer trazia o apelo da sensualidade feminina, como era muito comum em propagandas de época da própria Atari:

O sucessor Wham Bam +2 permitia que até 4 jogadores participassem e trazia um recurso chamado de “split color screen”, indicando um provável uso de overlay para dar cor ao monitor em preto e branco:


E, finalmente, o gabinete estilo Cocktail do Aztec, de 1975, traz um único jogo chamado de Princess.
Portanto, de acordo com a pesquisa que realizei, a curta história da PMC entre 1973 e 1975 se resume à seguinte jornada:
- Kennel Club, de 1973: seu primeiro lançamento. É um arcade de parede que não possui monitor.
- TV Table Tennis, de 1973: aparenta ser seu primeiro video arcade, com um jogo que é um clone direto de Pong.
- Inca, de 1974: gabinete estilo Cocktail, que possui dois jogos: Boss e Blue Line.
- Players Choice, de 1974: gabinete estilo Upright, que também possui os jogos Boss e Blue Line. Parece ser uma versão Full Size do Inca.
- One on One, de 1974: gabinete estilo Upright, que possui um jogo baseado em basquete.
- Wham Bam, de 1974: gabinete estilo Upright com um jogo estilo Ball and Paddle para até 2 jogadores.
- Wham Bam +2: sem especificação conhecida do ano de lançamento, é uma versão do mesmo jogo para até 4 jogadores.
- Aztec, de 1975: gabinete estilo Cocktail, aparentemente idêntico ao do Inca, contendo um único jogo, chamado de Princess.
Este post é parte de uma série.
O próximo post é o Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca.
Pingback: Inca by PMC Electronics – Bronze Age Arcade Restoration - AntonioBorba.com