Inca #15: Últimos Ajustes da Eletrônica
Após testar exaustivamente os boardsets do gabinete de arcade Inca, realizar a calibragem dos paddles e, ainda, receber o Monitor Motorola XM-501 pela terceira vez do conserto, eu tinha todos os componentes em mãos, devidamente reparados, para finalizar a restauração do arcade game.
O primeiro passo foi conectar o monitor ao boardset através do cabo extensor, de longe uma das ferramentas mais úteis para a restauração de arcades Bronze Age.

Testando os jogos Blue Line e Boss:


Em seguida, preparando mais uma vez o chassis do monitor para a fixação no gabinete do Inca:


Todas as vezes em que eu faço essa montagem, fico com uma pulga atrás da orelha, pois o espaço é simplesmente muito apertado e tenho muito receio de que, durante o transporte do gabinete, possa acontecer um dano irreparável ao pescoço do monitor.

O encaixe da fonte do monitor em proximidade com o boardset também é milimétrico.



Após a recuperação completa de todos os componentes, o Inca passou a exibir este comportamento estranho nos primeiros segundos após ligar. Há um leve buzz com instabilidade da imagem do monitor, que logo depois cessa por completo. Meu palpite é que tenha a ver com a proximidade da fonte, sobretudo nos estágios iniciais de energia.
Voltando ao tema do risco de dano ao monitor: resolvi retirar o monitor e o boardset e fazer dois ajustes de fixação para segurar o boardset no lugar. O primeiro deles foi a fixação de 2 parafusos longos ao final das canaletas, por onde corre o conjunto de placas.


O segundo ajuste foi a fixação de um parafuso bem curto na entrada da canaleta do boardset, de maneira a evitar também que se movimente em sentido contrário.

Aproveitando o monitor fora do gabinete mais uma vez, resolvi fazer um ajuste fino de brilho e contraste na imagem durante a noite. Como o monitor é novo e tem muito recurso de imagem, o ajuste consiste em diminuir o brilho, no escuro, até o momento exato em que o fundo fique preto.
Já com relação ao contraste, eu gosto de reduzir até que as imagens fiquem nítidas, que seria o ponto ideal, mas logo em seguida aumentar ligeiramente, ocasionando uma leve expansão dos sprites brancos.
Estando tudo certo, é hora de fixar o chassis no gabinete – espero! – pela última vez:


Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo, Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca, A Complexa Eletrônica do Inca, da PMC, 01 – Um Arcade Game NOVO Guardado por 50 Anos, 02 – Importação do Gabinete sem a Parte Lógica, 03 – Limpeza: Voltando ao Estado de Novo, 04 – Monitor: Novo, mas Precisando de Reparos, 05 – A Longa Jornada de Reparo dos Boardsets, 06 – Um Segundo Gabinete de Inca?, 07 – Chegada dos Boardsets ao Brasil, 08 – Coin Box: Nova Zincagem, 09 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 1, 10 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 2, 11 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 3, 12 – Monitor XM-501 – Filter Caps e Reparos Finais, 13 – Primeiros Testes com os Boardsets e 14 – Chip SN74L55N do Boardset e Calibragem dos Paddles.
O próximo post é o 16 – Final: Restauração Completa.