Inca #11: A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 3

Tentando Entender o Circuito de Áudio

Nos posts anteriores, eu relatei o processo de reparo do circuito de imagem do monitor Motorola XM-501 em preto e branco do Inca, com o posterior ajuste da voltagem B+, e, na sequência, uma série de testes para tentar descobrir onde estava o problema da falta de geração dos 5V e 12V de corrente contínua necessários para a alimentação das placas lógicas e dos alto-falantes, respectivamente.

Na ocasião, eu ainda não havia documentado claramente todas as pinagens do conector P1 Mate-N-Lok de 12 vias que se conecta aos monitores em preto e branco da época, pois, conforme relatei, as saídas de voltagem eram opcionais utilizados por apenas alguns arcades

A documentação da época nunca foi clara com relação à pinagem completa e às suas funções exatas. Geralmente, o manual do jogo descreve apenas as pinagens realmente utilizadas naquele gabinete de arcade, e às vezes nem isso, enquanto o manual do monitor é omisso com relação aos módulos e funções opcionais.

Por exemplo, um dos mapeamentos que realizei foi seguir a saída de 12V de áudio que vem do monitor para o boardset através do pino P1-4.

Isso é bastante curioso, haja vista que P1-5 e P1-8 se conectam diretamente ao alto-falante vindos do monitor, e não do boardset.

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Motorola XM-501 Monitor

A única explicação para isso é que este Motorola XM-501 opera com o circuito de separação e amplificação de áudio diretamente no monitor, o que é possível de comprovar uma vez que existe um trimpot para volume no monitor. O caminho completo seria:

  1. Alimentação AC fornecida para o monitor através dos pinos P1-9, P1-10 e P1-7 (neutro).
  2. Retorno 12VDC fornecido para o boardset através do pino P1-4.
  3. Sinal de áudio fornecido junto com o sinal de vídeo pelo P1-1.
  4. Separação de áudio e controle de amplificação realizado pelo circuito de áudio do monitor.
  5. Sinal de áudio enviado ao alto-falante pelos pinos P1-5 e P1-8.

Isso é algo completamente fora do esperado, uma solução cheia de idas e vindas.

Mais Testes para Mike Kessler

Após nova rodada de conversas com Kessler, responsável pelo conserto dos boardsets e que estava me auxiliando com o diagnóstico do monitor, fiz mais uma série de testes em diversos componentes, iniciando pelo trimpot de volume do monitor XM-501 e passando por peças cuja função exata desconheço, mas acredito que estejam relacionadas ao circuito de áudio.

Em seguida, Mike pediu para eu retirar um dos transistores de chassis para a realização de outros testes e medições. Todo o circuito de amplificação que deveria gerar os 12V parecia mesmo morto.

Após verificar que os fusíveis estavam funcionando, mas desta vez conferindo os porta-fusíveis de chassis, fiz também todo o caminho da entrada de energia AC até o monitor para ter certeza de que estava na tensão correta.

Aproveitando, eu repeti alguns testes como referência utilizando o monitor XM-501 do Mirco Challenge e obtive, corretamente, respostas positivas para 5VDC e 12VDC.

Mais uma vez, o monitor foi retirado do gabinete do Inca, suas barras de fixação foram removidas e o XM-501 foi levado para a bancada da Chip Notebooks. Para esse deslocamento, eu costumo fixar o monitor com o tubo para baixo nas fileiras finais de uma Tiguan com 7 lugares. Os bancos apertados são ideais para a perfeita fixação do chassis sem risco de queda durante o transporte.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo, Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca, A Complexa Eletrônica do Inca, da PMC, 01 – Um Arcade Game NOVO Guardado por 50 Anos, 02 – Importação do Gabinete sem a Parte Lógica, 03 – Limpeza: Voltando ao Estado de Novo, 04 – Monitor: Novo, mas Precisando de Reparos, 05 – A Longa Jornada de Reparo dos Boardsets, 06 – Um Segundo Gabinete de Inca?, 07 – Chegada dos Boardsets ao Brasil, 08 – Coin Box: Nova Zincagem, 09 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 1 e 10 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 2.

O próximo post é o 12 – Monitor XM-501 – Filter Caps e Reparos Finais.

Conheça o passo a passo da restauração do gabinete Inca, da PMC Electronics, através do índice dos capítulos.

1 Respostas para Inca #11: A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 3

  1. Pingback: Inca by PMC Electronics – Bronze Age Arcade Restoration - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *