Inca #05: A Longa Jornada de Reparo dos Boardsets

Enquanto, no Brasil, eu lidava com o monitor Motorola XM-501 do gabinete de arcade Inca, nos Estados Unidos o desafio era maior. Após intensa pesquisa e consulta a diversos especialistas, a única pessoa que topou o desafio de tentar consertar o boardset do Inca foi Sean Dotson.

Classic Arcade Repairs - YouTube Channel by Sean Dotson

Sean mantém o canal de YouTube chamado “Classic Arcade Repairs”, onde costuma publicar todos os seus vídeos de reparo, sobretudo de placas lógicas. E ele só topou o desafio porque este gabinete de Inca possuía o manual de operação com diagramas esquemáticos. Do contrário, seria quase impossível consertar as placas. O próprio Sean falou que, ao procurar na internet, achou zero resultado para este gabinete.

E, assim, o boardset foi enviado a Sean:

Inca Arcade Game Boardsets Ready to Ship

Sean Dotson possui uma fila de espera bastante longa. Entre o envio de Inca e o início das tentativas de reparo, foram cerca de 8 meses. Aqui estão os vídeos de Sean explicando o passo a passo de tudo o que ele fez no boardset:

Enfim, para encurtar uma longa história, após muitas trocas de e-mail, Sean simplesmente não conseguiu reparar o boardset. Ele me cobrou uma taxa simbólica pelo esforço e colocou o conjunto de placas à disposição para serem devolvidas.

A frustração foi enorme, pois Sean é um dos maiores especialistas do mercado e basicamente todos os colecionadores têm seu nome como referência. Se ele não foi capaz de consertar as placas lógicas do Inca, quem seria?

Mike Kessler, um Nome Pouco Conhecido

Existem informações que chegam a poucas pessoas, e o mundo do colecionismo de arcades é uma daquelas tocas de coelho em que cada vez se descobrem mais coisas, conforme vamos conhecendo as pessoas, conversando e explorando as possibilidades.

E foi em uma destas conversas com os colecionadores mais hardcore de Arcades Bronze Age que surgiu o nome de Mike Kessler: sem site nem canal no YouTube, Mike é um especialista recluso, que pode ser encontrado somente através de um nickname em um fórum. Após esperar muitos dias por uma resposta, eis que Mike finalmente respondeu à minha mensagem.

Inicialmente, Mike não queria receber as placas para conserto. Alegou falta de tempo, mas, após eu deixar claro que isso não seria um problema (afinal, eu simplesmente não tinha mais nenhuma opção), ele finalmente aceitou que eu as enviasse para ele.

Após mais algumas semanas, Mike finalmente recebeu o boardset, porém não conseguiu iniciar o conserto pois não localizou no mercado um extensor de bus, necessário para poder trabalhar com as placas de fora da gaiola. Contatei novamente Sean, que explicou que havia adaptado um extensor a partir de uma versão para o Space Invaders e que, sem problemas, ele topava enviá-lo para Mike. Mais um obstáculo removido, agora era torcer para o sucesso de Kessler.

Após esperar mais alguns meses, Mike obteve sucesso parcial no reparo do boardset. O principal mérito de Kessler, que é um engenheiro de formação, foi ter descoberto que, no processo prévio de reparos, um circuito integrado de código SN74L55N foi trocado por um modelo SN74LS55N (com um “S”).

TTL Chips SN74LS55N and SN75L55N from Inca Arcade Game

Com essa troca, Mike conseguiu colocar o jogo para funcionar, mas ainda existiam reparos a serem feitos, sobretudo no sistema de score, e assim muitos meses foram se passando.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo, Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca, A Complexa Eletrônica do Inca, da PMC, 01 – Um Arcade Game NOVO Guardado por 50 Anos, 02 – Importação do Gabinete sem a Parte Lógica, 03 – Limpeza: Voltando ao Estado de Novo e 04 – Monitor: Novo, mas Precisando de Reparos.

O próximo post é o 06 – Um Segundo Gabinete de Inca?.

Conheça o passo a passo da restauração do gabinete Inca, da PMC Electronics, através do índice dos capítulos.

1 Respostas para Inca #05: A Longa Jornada de Reparo dos Boardsets

  1. Pingback: Inca by PMC Electronics – Bronze Age Arcade Restoration - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *