Inca #03: Limpeza – Voltando ao Estado de Novo
Após receber, inspecionar e fotografar o gabinete de arcade Inca, resolvi iniciar o processo de “trazer à vida” este exemplar único da história. Ainda sem as placas lógicas, não havia muito o que eu pudesse fazer, mas decidi ao menos iniciar a limpeza do gabinete, que ficou parado em armazenagem por cerca de 50 anos.



O primeiro passo foi retirar as antigas fitas-crepe aderidas ao vidro e à fórmica da tampa. Para isso, utilizei um secador, que ajuda a amolecer a cola para que fiquem menos resíduos ao arrancar o adesivo.
Para remover a cola remanescente, bem como pequenos pedaços de fita que tenham ficado aderidos, o ideal é utilizar o Tira Grude, produto fantástico que fora do Brasil é conhecido como Goo Gone. Ele não mancha as superfícies.



Uma boa iluminação é fundamental para conseguir visualizar todos os resíduos que possam ter ficado.


A parte mais difícil de limpar foi a fita aderida à coin door. Não teve jeito, tive que usar o melhor instrumento, que é a unha.





Em seguida, para retirar o restante da sujeira em área maiores, como poeira aderida ao longo do tempo, o recomendado é utilizar o Simple Green. Ainda não achei um produto similar no Brasil, portanto acabo trazendo dos Estados Unidos.



O Simple Green pode ser utilizado em qualquer superfície, incluindo madeira, fórmica, metal e vidros, e não costuma causar nenhum problema.

O vidro apresentava bastante poeira interna. Para ter acesso, foi necessário soltar as madeiras de fixação do acrílico fumê (plexiglass) que fica instalado logo atrás do vidro. A limpeza foi feita com uma esponja levemente úmida com um pouco de detergente.



Internamente, o gabinete não estava muito sujo. Uma característica dos modelos Cocktail é permitir uma boa vedação, com bem menos entradas de sujeira que os gabinete Full Size. Com o uso de um aspirador portátil, foi possível remover a poeira e as teias de aranha acumuladas após retirar o monitor:


Também aproveitei este momento para realizar a fixação da haste de suporte do tampo, que estava solta.



Finalmente, o gabinete Inca estava impecavelmente limpo, restituído ao seu estado de novo após 5 décadas.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo, Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca, A Complexa Eletrônica do Inca, da PMC, 01 – Um Arcade Game NOVO Guardado por 50 Anos e 02 – Importação do Gabinete sem a Parte Lógica.
O próximo post é o 04 – Monitor: Novo, mas Precisando de Reparos.