Inca #01: Um Arcade Game NOVO Guardado por 50 Anos

A maior parte das pessoas se espanta em saber que ainda é possível comprar arcade games das décadas de 70 e 80, mesmo que usados, e ficam incrédulas quando conhecem histórias sobre a compra de gabinetes de arcade novos, nunca usados, como é o caso do Inca.

Eu tive a imensa sorte de comprar o Inca, da PMC Electronics, NOVO, nunca usado, uma condição também chamada de NOS (New Old Stock), após 50 anos – lembrando que ele foi fabricado em 1974.

Estas foram as fotos anunciadas na época da venda:

A História do Armazém Cheio de Arcades Novos

O responsável pela venda deste pedaço importante da história dos video arcades foi Bob Cunningham, uma pessoa com a qual desenvolvi uma amizade ao longo do tempo.

Inicialmente, Bob negociou a compra de um lote enorme que estava em um armazém no Canadá. Esse armazém é lendário, sendo o último de 3 galpões que foram sendo vendidos ao longo das décadas, todos cheios de games novos e usados pertencentes na época a um distribuidor e operador de arcades.

Isso é impressionante e notável, porém Inca não é o único gabinete de arcade novo que eu tive a chance de adquirir. Existem outros, que pretendo documentar ao longo dos posts que contam a história da minha coleção de arcades.

Em 2023, eu visitei o armazém de Bob no Kentucky, onde tive a oportunidade de ver o Inca de perto, antes mesmo de importá-lo para o Brasil. Porém, o conjunto de placas lógicas já tinha sido retirado e enviado para reparos. Este jogo, apesar de novo, não funcionava após ficar guardado sem manutenção por 50 anos.

E aqui vão mais algumas fotos que tirei do Inca durante a minha visita:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo, Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca e A Complexa Eletrônica do Inca, da PMC.

O próximo post é o 02 – Importação do Gabinete sem a Parte Lógica.

Conheça o passo a passo da restauração do gabinete Inca, da PMC Electronics, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *