Circus #10: Final – Restauração Completa
Em retrospectiva, o arcade game Circus, da fabricante Exidy, é um dos gabinetes mais bonitos da Era de Bronze dos Arcades, ou Bronze Age of Video Arcades.

Com uma side art monocromática feita por stencils (que durante as restaurações foi substituída por adesivos), o grande destaque desse gabinete é seu acrílico frontal – plexiglass ou bezel –, que possui círculos convexos formando o nome “Circus”.


O painel pode ser considerado em bom estado de conservação, por isso foi mantido em sua condição original, ou seja, com a tinta aplicada sobre o metal. A parte de trás passou por um processo de limpeza a laser para retirada de toda a ferrugem acumulada por décadas.

A coin door não foi restaurada. Seu aspecto é bom, com algum desgaste, e a opção foi de conservar a textura da pintura original, que dificilmente seria replicada em um processo de restauração.

O gabinete foi restaurado em marcenaria, com aplicação de novas fórmicas e ajuste de todas as chapas internas de madeira, além da aplicação de selante nas chapas de aglomerado. A lateral, depois de restaurada, recebeu novos adesivos adquiridos na This Old Game, que replicam a cor exata do gabinete original.


O T-Molding original foi mantido, para preservação de características de época, como a fixação do número de série (3073, no caso deste exemplar do Circus). Na parte de trás do gabinete, foram cavados sulcos para aplicação de um novo perfil de borracha, com o objetivo de aumentar ainda mais a proteção.


Internamente, a eletrônica está em excelente estado. Todos os transformadores originais foram mantidos, bem como o chicote, os alto-falantes e, principalmente, a PCB e o monitor. Nas fotos a seguir, é possível perceber o tom ligeiramente mais escuro das chapas de aglomerado tratadas com selante para evitar o esfarelamento.






O monitor, um peculiar Motorola M5000 em preto e branco, chegou com um defeito estranho no circuito horizontal de imagem e com o magneto do flyback solto, porém foi consertado e está com boa qualidade.
A restauração também envolveu a criação de um protetor em cartolina para separar a iluminação do marquee do tubo CRT.








É fascinante ver esta máquina de arcade Circus ligada e funcionando após 50 anos. Seu belo tema circense, representado desde a lateral até o marquee iluminado, com luzes piscando, complementa bem o jogo old school. É um verdadeiro clássico em preto e branco com overlays coloridos justapostos formando as faixas amarela, verde e azul das diferentes zonas de pontuação do jogo.


Este é um breve vídeo que mostra o marquee e a tela de descanso do Circus:
BÔNUS: As Capas de Circus
Em um processo que se iniciou no Breakout e continuou no Tapper, passei a tirar sequências de fotos, ao término das restaurações, para gerar imagens feitas por IA que representem algumas características do jogo, com o objetivo de usar como capas de vídeos. Essa é uma das etapas mais divertidas da restauração, e costuma gerar muitas dúvidas durante a escolha da melhor capa.
Veja a seguir a imagem escolhida para o vídeo do Circus, da Exidy:

As capas geradas durante o processo:






E, finalmente, as fotos utilizadas como modelo:









Espero que você tenha gostado de mais esta série sobre a restauração dos meus arcade games. Acompanhe meu Instagram e meu TikTok para assistir a vídeos e acompanhar as novidades da minha coleção.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: Circus Arcade Game – Uma Criativa Variação de Breakout?, 01 – Uma Oportunidade com Bezel Perfeito, 02 – Funcionando com um Defeito Peculiar, 03 – Escolhas de Restauração e Desmontagem Completa, 04 – Gabinete Restaurado e Nova Side Art, 05 – T-Molding: Brincando de Marceneiro, 06 – Monitor Consertado e Início da Montagem, 07 – Uso Criativo das Flasher Lamps no Marquee, 08 – Montagem do Painel e do Monitor e 09 – Detalhes Finais da Montagem.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Circus, da Exidy, através do índice dos capítulos.
Pingback: Circus #09: Detalhes Finais da Montagem - AntonioBorba.com