Circus #07: Uso Criativo das Flasher Lamps no Marquee

Continuando a montagem do gabinete do arcade Circus, da Exidy, os próximos passos seriam a instalação do contador de fichas, dos transformadores e do chicote. O Circus possui dois transformadores: um deles é utilizado para alimentação dos alto-falantes; o outro, apenas para alimentação das lâmpadas do marquee.

Em seguida, retirei toda a poeira da PCB e apliquei DeoxIT no conector de borda e no plug do chicote. Este é um procedimento fundamental para garantir o bom funcionamento de qualquer arcade game, mas é realmente essencial em máquinas da Atari, como Asteroids.

Com a reforma do gabinete, a placa lógica se encaixou perfeitamente no slot de madeira.

Logo depois, realizei o teste mais esperado da montagem de qualquer gabinete de arcade: o teste de jogo. Para isso, geralmente conecto o monitor antes mesmo de montá-lo no local definitivo:

Circus by Exidy – Arcade Game Restoration - First Test After Restore

O vídeo a seguir mostra os momentos de suspense desse teste. Gosto de gravar enquanto ele acontece pela primeira vez, para mostrar como a imagem demora a se formar em monitores com tubos de raios catódicos ou CRT.

Por fim, imagem formada: a restauração caminha para o resultado esperado.

Circus by Exidy – Arcade Game Restoration - First Test After Restore

A imagem do jogo ainda estava muito clara e desajustada em relação às gelatinas de overlay. Para ajustar o tamanho da imagem é preciso, além de mexer nos trimpots externos ao chassis do monitor, ajustar a linearidade diretamente na placa.

Para regular potenciômetros que ficam dentro da placa, deve-se evitar chaves de fenda metálicas. A preferência é por materiais não condutivos, como fibra de vidro, evitando o risco de encostar em outros componentes e causar danos.

Flasher Lamps: Umas Lâmpadas Diferentes

Inicialmente, achei que o sistema “pisca-pisca” de lâmpadas utilizado no marquee do Circus fosse comandado pela placa lógica do jogo. Porém, ao examinar uma das lâmpadas queimadas, percebi que, na verdade, se trata de um recurso muito mais “brilhante” para a época: a própria lâmpada possui um mecanismo de liga e desliga.

Esta lâmpada, modelo 455, se revelou bastante difícil de encontrar. Classificada como flasher lamp, ela possui um mecanismo de expansão térmica formado por uma lâmina bimetálica que se deforma com o calor, interrompendo o contato elétrico. Ao resfriar, a lâmina retorna à posição original e reacende a lâmpada.

O circuito de lâmpadas é alimentado pelo segundo transformador do gabinete. Ao instalar a lâmpada substituta, percebi que ela era ligeiramente diferente da original:

Na prática, o tempo de acionamento (liga e desliga) era diferente em comparação com a lâmpada que veio no gabinete:

Dessa forma, optei por substituir todas as lâmpadas, para manter o ciclo de liga e desliga homogêneo em todas as posições:

As lâmpadas são instaladas na parte superior do chassis do monitor, logo acima do tubo. Para evitar o contato, a montagem original do arcade trazia um pedaço de papelão velho e rasgado. A instalação estava bastante precária:

Naturalmente, no processo de restauração, aperfeiçoei isso. Primeiro, fiz uma instalação de melhor qualidade, trocando os parafusos e orientando o chicote para o teto do gabinete:

Circus by Exidy – Arcade Game Restoration - Flasher Lamps

Em seguida, com a ajuda do Paulo, da Magic Hologram, desenhamos um novo protetor com cartolina de boa qualidade e recortes para encaixar corretamente no chassis do monitor. Um dos objetivos da proteção, além de evitar o contato, é impedir que o brilho das lâmpadas vaze para a parte frontal do tubo.

O acabamento ficou bem melhor, e o funcionamento, perfeito.

Circus by Exidy – Arcade Game Restoration - Flasher Lamps

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: Circus Arcade Game – Uma Criativa Variação de Breakout?, 01 – Uma Oportunidade com Bezel Perfeito, 02 – Funcionando com um Defeito Peculiar, 03 – Escolhas de Restauração e Desmontagem Completa, 04 – Gabinete Restaurado e Nova Side Art, 05 – T-Molding: Brincando de Marceneiro e 06 – Monitor Consertado e Início da Montagem.

O próximo post é o 08 – Montagem do Painel e do Monitor.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Circus, da Exidy, através do índice dos capítulos.

1 Respostas para Circus #07: Uso Criativo das Flasher Lamps no Marquee

  1. Pingback: Circus #08: Montagem do Painel e do Monitor - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *