Breakout #10: Sempre Faltam Alguns Detalhes
Um dos problemas envolvidos na restauração de arcades antigos é que sempre faltam alguns detalhes em qualquer gabinete restaurado. Frequentemente, o restaurador tem que fazer uma escolha, abrindo mão de preciosismos para terminar um serviço ou determinando até onde deseja seguir.
O arcade Breakout, entretanto, ainda precisava de alguns pequenos ajustes para ficar pronto. O primeiro deles era a necessidade da instalação de pezinhos, e as marcas nacionais que eu já havia utilizado invariavelmente quebravam sob o peso dos gabinetes de arcade, junto aos desníveis no porcelanato.
Por isso, comprei no exterior algumas variações de pés de boa qualidade para testar:

E, assim, mais uma vez retirei o chassis do monitor para poder deixar o gabinete mais seguro e ter acesso à parte inferior.


Na foto está o Júnior, da JR&N, marcenaria que me auxiliou na restauração de boa parte dos gabinetes da minha coleção, como Missile Command, Paddle-Ball e Super Breakout, entre outros.


Após a instalação, segue como ficaram os pés do gabinete do Breakout.


Substituição do Potenciômetro
Com relação à jogabilidade, eu não estava satisfeito com o funcionamento do potenciômetro que controla o paddle, especialmente para o lado direito da tela.
Resolvi verificar a resistência do potenciômetro original, mas não havia nada escrito na peça:

Com o multímetro na opção de resistência, foi possível determinar a medida de 5 k ohms.

Sendo assim, trata-se do mesmo potenciômetro utilizado em arcades como Warlords e do qual consegui adquirir um lote NOS (New Old Stock). Segui com a substituição:




Placa Lógica com Comportamento Estranho
O arcade Breakout estava com um comportamento estranho para início de jogo. Assim que eu “colocava a moeda”, ele já iniciava a partida para 1-player.
Esse é o tipo de defeito que só poderia estar acontecendo na placa-mãe, ou PCB, do arcade. Foi neste momento que decidi tirar do armário a placa reserva, aquela consertada pelo famoso Sean Dotson:

Mesmo trocando as placas-mãe do arcade, ainda assim não consegui dar início à partida com 2-players. Desmontei o painel de controle para analisar se poderia ter cometido algum erro durante a substituição dos botões. O que percebi foi que o botão de 2-players não estava acionando o microswitch push-button por poucos milímetros. A causa poderia ser o botão repro ligeiramente mais curto ou a força da mola.


Com o uso de pequenas arruelas no parafuso de fixação da chapa de acionamento do microswitch, foi possível ganhar a altura necessária para o perfeito acionamento:


Com o problema resolvido, a placa do Sean revelou que um pouco de prevenção nunca é demais, e ter uma segunda PCB de reserva para um arcade pode ser uma boa ideia para abreviar meses no processo de restauração ou conserto de uma máquina.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são 01 – A Eletrônica Parecia OK, mas Havia Surpresas, 02 – Testes com o Monitor do Super Breakout, 03 – Retirada do Monitor para Reparos no Exterior, 04 – Retirada da Placa-Mãe para Reparos, 05 – Desmontagem do Gabinete para Limpeza, 06 – Montagem do Gabinete e Novos Testes, 07 – Conhecendo Monitores em Preto e Branco, 08 – Segundo Reparo no Monitor e 09 – Reprodução dos Botões de 1 e 2 Players.
O próximo post é o 11 – Final: Restauração Completa.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.