Breakout #06: Montagem do Gabinete e Novos Testes

Cerca de 2 meses depois de enviar o monitor TEC TM-600, do arcade Breakout, da Atari, para o exterior e recebê-lo reparado, era o momento de finalmente colocar o jogo em funcionamento.

Breakout Atari Arcade Game - TEC TM-600 Monitor Repair

É muito interessante a lista de reparos que o técnico escreveu à mão. Consertar monitores de tubo é uma arte antiga e quase esquecida, por isso achei esse bilhete sensacional. O técnico menciona o que encontrou: um fusível queimado (que não percebi), placa de circuito do flyback quebrada em 3 pedaços, pelo menos um capacitor estourado e outros de má qualidade substituídos e resistores queimados. Isso fora os ajustes como a voltagem do circuito B+, que tem papel determinante na alta tensão do flyback e demanda mão de obra muito especializada para acertar.

Breakout Atari Arcade Game - TEC TM-600 Monitor Repair

E, assim, o chassis do monitor foi montado novamente.

Antes de seguir com os testes, o momento seria excelente para fazer o procedimento de selar o flyback para evitar o famoso vazamento de alta tensão, muito comum em monitores em preto e branco antigos. Este defeito acaba estragando o flyback, que é uma peça extremamente rara, quase impossível de substituir.

Neste vídeo, eu conto um pouco sobre esse procedimento:

Outro reparo realizado foi na lâmpada do marquee, que não funcionava. Demorei um pouco para entender o circuito, pois nestes arcades com monitores em preto e branco ele costuma vir da distribuição de energia do monitor, que faz uma derivação e devolve parte da alimentação de volta ao chicote.

Breakout Atari Arcade Game - Marquee Fix

Como a fiação já havia sido adaptada anteriormente, meu trabalho foi localizar os terminais corretos, confirmar a voltagem e refazer a emenda, substituindo os conectores tipo bananinha por barras, que são de melhor qualidade.

marquee do Breakout tem uma particularidade que é um ponto transparente no meio da imagem simbolizando a explosão do martelo ao destruir a parede de tijolos. Através deste espaço transparente passa a luminosidade da lâmpada do marquee, que causa um efeito muito interessante.

suporte plástico e os acrílicos foram todos limpos com esponja macia, sabão e água.

Hora de colocar o chassis do monitor de volta no gabinete para, em seguida, aplicar os plásticos.

Breakout Atari Arcade Game - TEC TM-600 Monitor

power cord, ou cabo de força, também precisou ser substituído devido à falta do plug neutro, o que é muito comum em boa parte dos arcades antigos.

Hora de ligar e… teste bem-sucedido!

No entanto, a frustração estava logo ali, pois, no meio da regulagem de brilho, eis que a imagem simplesmente colapsou.

O monitor continuava com algum defeito, e agora a alternativa para ter a garantia seria enviá-lo novamente ao exterior e arcar com todas as despesas de ida, volta e tributações.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são 01 – A Eletrônica Parecia OK, mas Havia Surpresas, 02 – Testes com o Monitor do Super Breakout, 03 – Retirada do Monitor para Reparos no Exterior, 04 – Retirada da Placa-Mãe para Reparos e 05 – Desmontagem do Gabinete para Limpeza.

O próximo post é o 07 – Conhecendo Monitores em Preto e Branco.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.

1 Respostas para Breakout #06: Montagem do Gabinete e Novos Testes

  1. Pingback: Breakout #10: Sempre Faltam Alguns Detalhes - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *