Breakout #01: A Eletrônica Parecia OK, mas Havia Surpresas
O arcade game Breakout, da Atari, não é facilmente visto à venda. Não se trata de um gabinete muito raro ou valioso, mas o fato é que poucas unidades costumam aparecer. Desde que acompanho o mercado de colecionismo de arcades, a média tem sido uma unidade por ano.
Este exemplar foi colocado à venda pelo meu amigo Bob Cunningham, proveniente de um lote que ele adquiriu de um colecionador.

Em estado de funcionamento, este gabinete parecia muito limpo por dentro. Nesta ocasião, o fio branco solto no chicote, visível ao lado esquerdo da placa-mãe, não havia chamado minha atenção, mas ele seria parte das “surpresas” que eu teria com a eletrônica deste exemplar.

Esteticamente, o gabinete estava ótimo, o que não me deixou muitas dúvidas sobre a oportunidade:

Mais de Um Ano Depois…
A importação deste arcade game se deu em meio a um lote maior e levou mais de um ano para chegar às minhas mãos. Ele veio junto com o gabinete do Super Breakout, cuja interessante história eu conto em outro post.


A inspeção do gabinete, que sempre faço após a chegada, foi boa. Ao contrário do Super Breakout, que quebrou durante o transporte, o Breakout se revelou sólido, com um gabinete em excelente estado para um game com quase 50 anos de idade.


No entanto, a inspeção da parte eletrônica indicou um ponto de alerta: o flyback do monitor estava solto. Este é um dos motivos pelos quais nunca se liga um arcade game sem antes inspecionar seu interior. A alta tensão solta dentro do gabinete poderia ser um desastre para os componentes eletrônicos, sem contar o risco de choque elétrico.

Como essa ocorrência não é comum (de fato, foi a primeira vez), resolvi não seguir com os testes de ligação até descobrir o verdadeiro motivo pelo qual isso teria acontecido.
Este post é parte de uma série.
O próximo post é o 02 – Testes com o Monitor do Super Breakout.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.
Pingback: Breakout #11: Final – Restauração Completa - AntonioBorba.com
Pingback: Breakout – Atari Bronze Age Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com