Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca

O gabinete Inca, da PMC Electronics, tem um diferencial importante para a época, e algo muito incomum em qualquer gabinete de arcade, até mesmo naqueles que iriam evoluir até a Era de Ouro dos Video Arcades: a presença de 2 jogos distintos rodando a partir do mesmo conjunto de placas lógicas.

A forma de mudar de um jogo para outro – Boss e Blue Line – é através de um switch que pode ser acionado durante o momento de inserção da ficha:

Ao longo do complicado processo de restauração dos boardsets do Inca, feito remotamente com uma série de dificuldades, não foi possível consertar à perfeição a lógica dos jogos. Ao final do processo, fiquei com 2 conjuntos de placas:

  • Boardset 1 (principal): Blue Line funcionando perfeitamente, e Boss bugado.
  • Boardset 2 (secundário): Blue Line e Boss funcionando parcialmente.

Portanto, o único boardset que permite testar o jogo Boss é o segundo.

Como Funciona o Jogo Boss

Antes de terminar a montagem do gabinete Inca, fiz o teste demonstrativo do jogo Boss com o monitor do lado de fora, operando com o Boardset 2.

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Boss Game Demo

Boss é uma simulação do esporte Hockey e um jogo de eliminação, a exemplo de games como Elimination e Quadrapong, porém com uma característica peculiar, que é o mecanismo de “catch & throw”. Quando a bola encontra um paddle, ela fica presa por um curto espaço de tempo, durante o qual o jogador pode girar o knob (controle) para indicar para que lado a bola deve ser rebatida.

Esse é um mecanismo fantástico que oferece uma dimensão estratégica completamente diferente para o jogo. O tempo em que a bola fica presa ao paddle é controlado por um potenciômetro em uma das placas do jogo, agregando a possibilidade de testar diferentes cenários para um desafio ainda maior. A velocidade da bola aumenta progressivamente e, nas mais elevadas, pode ocorrer de ultrapassar o paddle e impossibilitar o rebatimento.

Cada jogador inicia a partida com 4 pontos. Quando a bola atinge um dos 4 gols nos cantos da quadra, o jogador correspondente perde um ponto, até ser eliminado, quando seu gol é fechado e os demais continuam em jogo. 

Com o Boardset 1, Boss fica impossível de jogar, apresentando grave defeito. Porém, é possível perceber que o tamanho dos paddles é maior, como deveria. Dessa forma, ao menos podemos entender o grafismo e os mecanismos envolvidos no jogo.

Em outro vídeo, gravado ainda durante a restauração do gabinete, é possível perceber o funcionamento completo do jogo, uma vez que a bola não encostou em nenhum paddle, portanto não ocorreu o bug demonstrado no vídeo anterior.

Como Funciona o Jogo Blue Line

Blue Line é originalmente uma simulação do esporte Tennis, embora aparente ter sofrido modificações. Ao contrário de jogos similares, em que a parte de trás do paddle é toda vazada, Blue Line tem somente uma pequena área de pontuação central, formando uma espécie de gol.

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Blue Line Game Demo

O jogo se aproxima muito mais das versões tradicionais de Pong, em que a pontuação é crescente e vence quem alcançar 9 pontos primeiro. O jogo também se encerra quando zera o timer, configurado em uma das placas lógicas.

Acompanhe o jogo Blue Line para 4 jogadores, rodando no Boardset 1:

Na versão para 2 jogadores, os paddles operam de forma dupla, o que é bem interessante:

Este post é parte de uma série. O capítulo anterior é: Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo.

O próximo post é o A Complexa Eletrônica do Inca, da PMC.

Conheça o passo a passo da restauração do gabinete Inca, da PMC Electronics, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *