Categorias: Atari

Atari: O Manual Mais Resumido do Mundo


Pac-Man é certamente um dos cartuchos mais comuns já produzidos para o videogame Atari 2600. Diz a história que os “gênios” por trás da Atari na época (possivelmente após a aquisição pela Warner) fabricaram mais cartuchos do que a quantidade de consoles existentes no mercado, seja qual for a lógica por trás disso.

Isso foi nos Estados Unidos, onde o desenvolvedor do jogo detinha seus direitos autorais. Porém, no Brasil de 1980 a história foi um pouco diferente. Cartuchos brasileiros, devido à pirataria que imperava na época (por falta de lei de patentes), foram fabricados indiscriminadamente por uma grande quantidade de marcas. O que na época era um absurdo sob o ponto de vista de direito à propriedade intelectual, hoje em dia é uma maravilha em termos de colecionismo. Afinal, River Raid, Enduro e outros títulos comuns podem ser colecionados a partir de dúzias de fabricantes diferentes, cada qual com seu rótulo ou label que afere valor para uma coleção de videogames.

Até que, recentemente, comprei o Pac-Man nacional da marca Zirok:

Pac-Man Atari 2600 da Marca Zirok - Cartucho - AntonioBorba.com

Aparentemente um cartucho comum, mas na verdade um item raríssimo a partir do momento em que consegui comprá-lo completo na caixa:

Pac-Man Atari 2600 da Marca Zirok - Caixa - AntonioBorba.com

Foi a primeira vez em 9 anos de colecionismo que me deparei com uma caixa da Zirok. No cenário nacional, com baixa produção e dezenas de fabricantes, tudo somado à cultura da época, é raríssimo encontrar um cartucho em sua embalagem original. Sem dúvida, mais um valioso item para minha coleção de Atari.

Entretanto, por mais rara que seja a caixa, foi mesmo o manual de instruções que me surpreendeu. É sabido que os fabricantes nacionais economizavam na adaptação para o idioma português, porém, a Zirok se superou. Certamente este deve ser o manual mais resumido do mundo, a melhor representação do poder de síntese:

O Manual mais Resumido do Mundo - Pac-Man Atari 2600 da Marca Zirok - AntonioBorba.com

Uma tabela de pontos com dois elementos só pode ser piada! A surpresa é realmente grande pelo fato de conhecer o manual original, que, entre todos os detalhes do jogo, traz também uma tabela, porém com 7 elementos. Comparando apenas algumas imagens:

Pac-Man: Tabela Original de Pontos - AntonioBorba.com

Pac-Man: Página do Manual Original - Atari 2600 - AntonioBorba.com

Pac-Man: Capa do Manual Original - Atari 2600 - AntonioBorba.com

O manual completo possui 12 páginas e pode ser conferido no site Atari Mania.

Enfim, parabéns à Zirok por essa pérola do resumo: mais um elemento folclórico da história dos videogames no Brasil.

2 comentários em Atari: O Manual Mais Resumido do Mundo

Outros Posts:

25/05/2012

Como um Vírus se Instala em seu Computador

O caso da Carolina Dieckmann e seu comportamento de risco na Internet fez com que a imprensa desse amplo destaque aos perigos de sair "clicando em tudo" e navegando sem maiores cuidados. Uma das matérias foi do SBT, para a qual contribuí com várias dicas, e a outra foi do programa It's da RIC ...

Saiba Mais

11/04/2011

Meta Dada, Meta Cumprida

No início de 2011, falei da importância de estabelecer metas e também de perseguí-las ao longo do ano. Afinal, estabelecer metas é consideravelmente fácil, cumprí-las é outra história. As metas materiais, sejam elas pessoais ou relativas à empresa, são gratificantes quando alcançadas, ...

Saiba Mais

2 Respostas para Atari: O Manual Mais Resumido do Mundo

  1. Marcos disse:

    Ahahaha, boa Tom! Quando tiver material assim no seu blog, dá um toque lá no fórum. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*