Categorias: Borba's Bar

Como Preparar um Borba Collins


Borba Collins é novo cocktail a base de infusão cítrica de Bourbon que eu criei a partir do conceito clássico de um drink “Collins”.

A ideia é simples, mas o sabor é complexo e difícil de reproduzir, pois a infusão pode variar conforme a técnica e os ingredientes utilizados.

Antes de falar do novo drink, vale a pena rever alguns conceitos a respeito do velho clássico que o inspirou.

Tom Collins, conceito original do século XVIII

Em 1869, o livro Haney’s Steward & Barkeeper’s Manual trazia o conceito original de um drink chamado John Collins. Preparado com açúcar, limão siciliano, gim “Old Tom” e água com gás, foi o primeiro registro original do que evoluiu até se tornar o Tom Collins como conhecemos hoje”:

Tom Collins com Old Tom Gin - Antonio Borba

Este drink básica nunca havia chamado minha atenção até o dia em que me deparei com a edição limitada e numerada Old Tom Gin da Tanqueray. “Old Tom” era o estilo de gim existente no século 18, que por sua vez já era uma evolução da “Ginebra”, a bebida primordial que inaugurou toda uma categoria de destilados originários da Inglaterra.

Ao pesquisar sobre o Old Tom, descobri que este gim à moda antiga possui uma diferença sutil ao paladar, que é o sabor mais acentuado de zimbro, um botânico muito característico dos gins modernos. Para combinar com um destilado reinventado como esse, nada mais natural do que buscar um cocktail da época, e foi assim que experimentei o Tom Collins, como conhecemos atualmente (receita utilizada por Dale DeGroff):

 

Tom Collins

1 1/2 medida de Gim
1 medida de symple syrup (xarope de açúcar)
3/4 medida de suco de limão siciliano
Misturar em um copo longo e completar com Club Soda.
Decorar com fatia de laranja e cereja.
Atenção: não dispense a decoração, pois influencia no sabor neutro das bebidas. Utilize laranja Bahia.

Este drink incrivelmente simples se mostrou fenomenal preparado com o Old Tom Gin, mas é fato que fica também muito bom com um gim que possua sabor característico de zimbro, como próprio Tanqueray convencional.

Para minha surpresa, o cocktail foi também altamente apreciado por meus convidados, e não demorou muito para eu preparar a variação moderna conhecida como John Collins, que segue exatamente a mesma receita, porém substituindo o gim por Bourbon com excelente resultado. Outra variação possível é o Vodka Collins, mas eu não recomendo por neutralizar muito a mistura e tirar a personalidade do drink.

A criação do Borba Collins

Há algum tempo eu vinha experimentando algumas tentativas de realizar uma bem sucedida infusão cítrica de Bourbon. Meu objetivo era chegar próximo ao Seasonal Bourbon Lemonade, um cocktail que tomei no Joe’s American Bar & Grill em Boston. A receita foi fácil de descobrir, bastando uma boa conversa com a barwoman. O problema é que, para reproduzi-la, seria preciso saber a fórmula para a infusão do bourbon Woodford Reserve.

Seasonal Bourbon Lemonade do Joe's American Grill

A infusão geralmente não é feita pelo mesmo barman que atende os turnos regulares de um bar. Mesmo que seja, dificilmente alguém revela o segredo exato de uma combinação bem sucedida como essa, e é fácil entender o motivo: o sucesso de uma infusão depende não somente do equilíbrio entre os ingredientes, como da proporção deles com relação à bebida e também o tempo de amadurecimento (que, para cítricos, costuma ser de poucos dias).

Após 2 a 3 meses de testes e muito bourbon jogado fora (claro que não utilizei o Woodford como cobaia), finalmente cheguei a uma receita que considerei ótima. Aprendi a improvisar um filtro de algodão para finalizar o preparo. A filtragem correta é fundamental para interromper o processo de infusão e armazenar a bebida por tempo indeterminado:

Infusão de Bourbon - Como Filtrar - Antonio Borba

Quando pronta e filtrada, a infusão torna-se cristalina:

Infusão Cítrica de Bourbon - Sucesso Após 3 Meses - Antonio Borba

Com um litro de infusão pronta, tudo o que eu precisava era uma noite de testes. E foi exatamente isso que eu fiz ao reunir alguns amigos para experimentar a nova receita. Seguindo exatamente a mesma fórmula do Tom Collins e trocando o gim pelo bourbon cítrico, cheguei a um drink novo que chamei, mantendo a reverência ao clássico, de Borba Collins:

Borba Collins - Lançamento Oficial - Antonio Borba

O cocktail ficou realmente bom, e certamente a infusão cítrica de bourbon pode ser aplicada em muitas receitas que originalmente exigem uísque, como por exemplo Manhattan, Boulevardier, Whisky Sour e outras.

Já quanto à Seasonal Bourbon Lemonade, essa, infelizmente, eu ainda não consegui acertar. Mas certamente haverá outras tentativas.

comentar/ver comentáros

Outros Posts:

05/07/2012

40 Anos de Atari e Entrevista ao SBT

A marca Atari fez 40 anos recentemente (o videogame tem cerca de 35) e foi muito lembrada nos meios de comunicação. Afinal, o nome que encantou gerações, lançando máquinas de arcade como Pong, Asteroids e inúmeras outras, entrou definitivamente na história ao consolidar seu aparelho domésti ...

Saiba Mais

11/08/2013

My Father by This Mortal Coil

Em homenagem ao Dia dos Pais, resolvi publicar uma música do This Mortal Coil, uma banda pouco conhecida. Já foi classificada como Ethereal Goth, depois mudaram para Gothic Dream Pop. A letra é contada a partir de um ponto de vista feminino, fazendo uma ponte entre a vida nos Estados Unidos e ...

Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*