Tapper #09: Montagem do Gabinete – Parte 2 – Monitor

Após montar todo o conjunto de forçaboardset e harness do arcade Tapper, da Bally Midway, havia chegado a hora de montar o monitor. E, para isso, alguns ajustes seriam necessários.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Wells-Gardner K4900 Monitor

O monitor utilizado no meu arcade Tapper é um Wells-Gardner K4900, um dos menos comuns, adotado em alguns arcade games no início dos anos 1980. Possivelmente, este monitor não era original deste gabinete, pois os conectores haviam sofrido adaptações e não formavam pares.

O chassis estava bastante sujo, e todo o conjunto precisaria de alguma limpeza antes de ser montado no arcade. Então, desmontei os principais componentes.

Este vídeo dá uma ideia da quantidade de sujeira acumulada:

Com o tubo na posição vertical, ficou mais fácil retirar a sujeira. Com a ajuda de panos e de cotonetes, limpei o pescoço o melhor que pude.

Em seguida, limpei bem a placa defletora, depois a soltei do chassis para retirar a sujeira de baixo e inspecionar o verso.

neck board também foi inspecionada, e detectei a falta de solda em um dos pinos, o que melhorei.

Também arrumei os conectores de alimentação que estavam com pares trocados, utilizando conectores originais Molex. Como eu iria utilizar 2 pares, fiz a marcação no primeiro deles com tubos termorretráteis na cor verde.

O segundo par de Molex foi utilizado neste cabo proveniente do tubo que estava com emenda simples, desta vez com termorretrátil vermelho.

Reconectei o anodo do flyback e refiz a presilha com uma abraçadeira.

Este foi o resultado, depois de tudo limpo e reconectado – na medida do possível –, cabos devidamente identificados e plugs corretos, evitando assim qualquer problema de ligação.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Wells-Gardner K4900 Monitor

O primeiro teste foi perfeito. O defeito que aparece na imagem é devido a um problema no MCR que será discutido mais adiante.

Monitor instalado, e o Tapper estava ficando com cara de arcade novamente.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Tapper – A Tentativa de Fazer um Arcade Game para Bebedores de Cerveja, 01 – O Último Gabinete de Jeff Willard Jr., 02 – Severamente Danificado no Transporte, 03 – O Desafio: Como Aperfeiçoar um Willard?, 04 – Gabinete Recuperado e Pronto para Montagem, 05 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 1, 06 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 2, 07 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 3 e 08 – Montagem do Gabinete – Parte 1 – Força e Chicote.

O próximo post é o 10 – Montagem do Gabinete – Parte 3 – Upgrades no Willard.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Tapper da Bally Midway através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *