Tapper #03: O Desafio – Como Aperfeiçoar um Willard?

Diante da situação de ter recebido o arcade Tapper, da Bally Midway, bastante danificado durante o transporte, a única alternativa que tive foi proceder com a desmontagem do gabinete para repará-lo na marcenaria.

Porém, até hoje, nunca desmontei um gabinete se não fosse para melhorá-lo ou fazer um bom upgrade. O trabalho de remontagem é bastante intenso, e acaba compensando aproveitar o esforço para dar uma atenção a todos os pontos.

O desafio é que o Tapper de Jeff Willard Jr. já era um gabinete completamente restaurado – na verdade um new build, conforme explicado nos capítulos anteriores.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Cabinet

Desafio: Como Aperfeiçoar um Willard?

Naquela altura, eu ainda não tinha a resposta para a pergunta acima, mas ela ficou na minha mente enquanto eu desmontava os componentes do gabinete.

O primeiro componente que retirei do gabinete, logo após o boardset, foi o conjunto de força. E, olhando bem para ele, cheguei à conclusão de que seria ótimo restaurar essa peça, e parecia que Jeff não havia dado muita atenção a ela.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Cabinet

Posteriormente, ao falar com ele a respeito, Jeff me explicou que costuma deixar o power brick original apenas como uma relíquia que faz parte da originalidade do arcade game, pois, com a inserção da moderna switching power supply(fonte chaveada) para comandar o boardset, a função do componente original de força fica sendo somente alimentar a energia do monitor.

O passo seguinte foi a retirada do monitor. Essa era minha principal preocupação, devido ao estrago na prateleira de suporte, que quase soltou da lateral do gabinete.

A partir da anotação no chassis, foi possível descobrir que as placas do monitor foram restauradas em setembro de 2023 por Jeff Willard Jr.

Em seguida, retirei todo o chicote/harness do gabinete. Este é um processo que costumo documentar muito bem com fotografias, para depois conseguir instalar exatamente na mesma posição.

trilho de pé é uma das peças que exigem bastante cuidado para não riscar o banho de latão:

marquee também requer atenção, por ser de vidro:

Os alto-falantes, que geralmente são muito fáceis de retirar, estão entre as peças que deram muito trabalho para remover e, posteriormente, para instalar, por vários motivos. O principal é que os parafusos estavam ligeiramente fora de posição no gabinete, exigindo forçar a chave tanto para retirar quanto para colocar.

Porém, a maior dificuldade foi o espaço restrito, com poucos lugares para acomodar as mãos, sem contar a falta de visibilidade. Os conectores, por sua vez, quando estão muito apertados, exigem cuidado na retirada para evitar que se quebrem.

Curiosidade: é atrás dos speakers que fica a iluminação do marquee. Neste caso, ela recebeu upgrade para uma barra de LEDs, que contribui para a preservação do marquee ao longo do tempo, por esquentar menos do que as lâmpadas fluorescentes:

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Cabinet

Ao retirar a chapa do test switch e do volume, já percebi uma frágil conexão de solda que eu certamente poderia melhorar, substituindo por conectores:

Um importante indício da quebra do gabinete foi descoberto quanto terminei de desmontá-lo – uma lasca que simplesmente se quebrou na prateleira superior que comporta os speakers e a iluminação, indicando a forte pancada que esta máquina recebeu:

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Cabinet

Finalizando a desmontagem, foi retirada a coin door e outros pequenos componentes:

E assim ficou o gabinete, completamente desmontado:

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Cabinet

Quando gravei este vídeo, fiz algumas presunções erradas. Eu ainda não conseguia acreditar que o gabinete havia realmente sido derrubado. O que falo nele sobre a parte superior não procede, ela veio perfeita dos Estados Unidos e este foi um dano resultante da pancada:

E este foi o resultado da desmontagem completa… muitos componentes para serem guardados ou restaurados. Na mesa há também 2 chassis, dos monitores do Tank II e do Breakout.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Cabinet

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Tapper – A Tentativa de Fazer um Arcade Game para Bebedores de Cerveja, 01 – O Último Gabinete de Jeff Willard Jr. e 02 – Severamente Danificado no Transporte.

O próximo post é o 04 – Gabinete Recuperado e Pronto para Montagem.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Tapper da Bally Midway através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *