Inca #16: Final – Restauração Completa

O gabinete de arcade Inca, da PMC Electronics, com os jogos Blue Line e Boss, é parte da história da Era de Bronze dos Video Arcades – Bronze Age of Arcade Video Games.

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Antonio Borba Arcade Collection

Trata-se de um gabinete único – seu tampo com detalhes metalizados em tom de bronze é exclusivo e característico somente deste arcade game, bem como seu pé em formato de um grande disco.

Um dos destaques do gabinete é o seletor de games, que permite alternar entre Blue Line, para um clássico jogo estilo Pong, e Boss, uma variação que se tornou bastante popular também de jogos de eliminação.

Do lado de dentro do vidro, há uma gravação em silk screen que informa algumas características básicas de cada um dos jogos.

Seu controle rotatório com knob é diferente daqueles presentes em outros gabinetes de arcade – robusto e elegante, é fixado em uma plataforma metálica com excelente acabamento.

Este gabinete foi comprado em estado de novo após 50 anos guardado em um galpão no Canadá. Por esse motivo, seu registro de partidas ainda é negativo, esperando pelas primeiras moedas, que vão, finalmente, iniciar a contagem. O número de série (1.044) me leva a acreditar que a numeração incluía todos os gabinetes da marca, ou, ainda, que se iniciou em 1.000 – a julgar pela raridade de qualquer gabinete da PMC Electronics, muitos dos quais sequer são vistos no mercado atual.

A seguir, alguns detalhes internos, de dobradiças, fechaduras e potenciômetros, bem como do estilo do gabinete. É notável como a PMC caprichava em alguns detalhes, por exemplo na pintura eletrostática marrom aplicada na dobradiça e nas cabeças dos parafusos.

boardset é o grande destaque da parte eletrônica deste arcade game – raro e inusitado, é o ápice da tecnologia TTL da época:

coin box recebeu novo banho de zinco para fazer jus ao estado de conservação do resto da máquina:

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Antonio Borba Arcade Collection

O monitor em preto e branco Motorola XM501-10, número de série Q5154-2346, também merece destaque: nunca foi usado, assim como o resto do arcade, e quase não possui marcas de burn, exceto por um desenho muito sutil da quadra, que poder ter se fixado no tubo durante os testes iniciais de fábrica ou até mesmo durante algum período em que ficou ligado antes de ser guardado no galpão – o desenho parece um pouco menor do que o tamanho da tela, denotando que a imagem não estava bem regulada.

O monitor, após fixado no lugar, mostra como o projeto deste gabinete foi cuidadosamente planejado – não há espaço de sobra, tudo se encaixa em posições muito específicas a milímetros de distância.

Boss e Blue Line são os dois jogos que coexistem neste fantástico gabinete:

E, assim, terminamos mais uma bem-sucedida restauração de gabinete de arcade, o Inca. Por momentos, esta tarefa foi dada como impossível e eu realmente cheguei a pensar que estes jogos jamais veriam a luz do dia. Porém, com muito esforço e insistência, o projeto se tornou viável, e a memória da PMC Electronics vive através desta fantástica máquina de fliperama.

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Antonio Borba Arcade Collection

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo, Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca, A Complexa Eletrônica do Inca, da PMC, 01 – Um Arcade Game NOVO Guardado por 50 Anos, 02 – Importação do Gabinete sem a Parte Lógica, 03 – Limpeza: Voltando ao Estado de Novo, 04 – Monitor: Novo, mas Precisando de Reparos, 05 – A Longa Jornada de Reparo dos Boardsets, 06 – Um Segundo Gabinete de Inca?, 07 – Chegada dos Boardsets ao Brasil, 08 – Coin Box: Nova Zincagem, 09 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 1, 10 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 2, 11 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 3, 12 – Monitor XM-501 – Filter Caps e Reparos Finais, 13 – Primeiros Testes com os Boardsets, 14 – Chip SN74L55N do Boardset e Calibragem dos Paddles e 15 – Últimos Ajustes da Eletrônica.

Conheça o passo a passo da restauração do gabinete Inca, da PMC Electronics, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *