Inca #14: Chip SN74L55N do Boardset e Calibragem dos Paddles

Após receber os boardsets do gabinete de arcade Inca e realizar os primeiros testes de funcionamento, foi possível perceber uma diferença no tamanho dos paddles entre os boardsets 1 (original do gabinete) e 2 (sobressalente):

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Boardset Tests and Adjustments

Havia um motivo para isso, que Mike Kessler, responsável pelo conserto, já havia me explicado: um chip chamado SN74L55N, da Texas Instruments, difícil de encontrar no mercado.

O fato é que Mike não havia conseguido encontrar mais de uma unidade desse componente. O Boardset 1, desta forma, estava usando o chip “similar” SN74LS55N (“LS”), da Motorola, resultando em paddles de tamanho incorreto, enquanto o Boardset 2 estava com o chip mais adequado, o SN74L55N (somente “L”), da Texas Instruments.

Ao trocar o chip, passando o correto SN74L55N do Boardset 2 para o Boardset 1 (o principal), o tamanho dos paddles se normalizou e o jogo Blue Line ficou perfeito:

Já o jogo Boss, infelizmente, estava bugado. Apesar de o sistema de pontuação funcionar, havia um problema na colisão da bola com o paddle – a partir daí, o jogo ficava paralisado com um beep contínuo.

Enquanto isso, no Boardset 2, ambos os jogos apresentavam problemas. Tanto no Blue Line como no Boss, não é possível fazer pontos em cima dos jogadores 3 e 4 (lado direito do campo), havendo um problema de detecção do gol da quadra. Para fazer o teste abaixo, eu voltei o SN74L55N para o Boardset 2:

Outro aspecto interessante do Inca é entender a ordem dos jogadores ou paddles, pois ela é um pouco confusa:

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Boardset Tests and Adjustments

Calibrando a Posição dos Paddles

Curiosamente, nos jogos mais antigos com circuitos TTL, antes do uso do microprocessador, não era incomum ter algumas calibragens executadas diretamente em trimpots físicos, na placa. Antes de jogar Blue Line ou Boss, o manual do Inca recomenda fazer a calibragem de posição dos paddles:

Para calibrar, é possível puxar o boardset um pouco para fora do gabinete através da porta de serviço, devendo-se utilizar uma chave de fenda de fibra (material não condutivo) para evitar que encoste na placa e aconteça algum curto. Na foto, o Boardset 2:

O procedimento foi repetido para o Boardset 1, que recebeu novamente o chip SN74L55N:

As calibragens de Boss e Blue Line são feitas em separado. Porém, para exemplificar, acompanhe como é feita a regulagem para o jogo Boss: os paddles devem ser ajustados todos para fora da quadra a partir da posição dos controles rotatórios no nível máximo da esquerda. A partir daí, quando o controle gira até a posição máxima da direita, os paddles vão encostar na linha externa da quadra pelo lado direito.

Com o resultado da calibragem, é possível entender perfeitamente como funciona o jogo Boss:

No vídeo a seguir, evitando o contato com os paddles devido ao bug ocasionado por algum componente defeituoso na placa, é possível perceber como funciona o mecanismo de eliminação dos jogadores e o consequente fechamento dos gols no jogo Boss. Essa temática de eliminação também está presente nos sucessores de Pong, como Quadrapong e Elimination, além de ter sido aperfeiçoada posteriormente em arcade games como Warlords.

No fim dos testes, a conclusão foi: Boardset 1 com o jogo Blue Line funcionando perfeitamente. Achei melhor manter desta forma do que submeter o boardset a mais uma arriscada viagem aos Estados Unidos para consertar o jogo Boss. Desse modo, mantive o Boardset 1 dentro do gabinete do Inca, enquanto o Boardset 2 foi guardado como reserva.

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Boardset 2

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo, Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca, A Complexa Eletrônica do Inca, da PMC, 01 – Um Arcade Game NOVO Guardado por 50 Anos, 02 – Importação do Gabinete sem a Parte Lógica, 03 – Limpeza: Voltando ao Estado de Novo, 04 – Monitor: Novo, mas Precisando de Reparos, 05 – A Longa Jornada de Reparo dos Boardsets, 06 – Um Segundo Gabinete de Inca?, 07 – Chegada dos Boardsets ao Brasil, 08 – Coin Box: Nova Zincagem, 09 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 1, 10 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 2, 11 – A Longa Sequência de Reparos do Monitor XM-501 – Parte 3, 12 – Monitor XM-501 – Filter Caps e Reparos Finais e 13 – Primeiros Testes com os Boardsets.

O próximo post é o 15 – Últimos Ajustes da Eletrônica.

Conheça o passo a passo da restauração do gabinete Inca, da PMC Electronics, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *