Breakout – Atari Bronze Age Arcade Restoration (Índice)
Breakout, da Atari, foi um jogo de certa forma revolucionário, que incorporou a legítima evolução do gênero definido como “Ball and Paddle”, cujo primeiro representante deu o pontapé inicial na indústria dos video arcades – Pong.

O conceito não foi completamente novo. Ao misturar elementos do Clean Sweep, da Ramtek (1974), bem como os próprios fundamentos do Pong (1972), a Atari lançou Breakout em 1976, no auge da Era de Bronze dos Video Arcades, atingindo sucesso mundial ao oferecer um desafio single player, em oposição ao Pong e similares, que exigiam mais de um jogador na partida.
Breakout ficou por 2 anos consecutivos entre os video arcades mais jogados no Japão e nos Estados Unidos. Com 11.000 gabinetes fabricados (cerca de 30% a 40% mais do que o Pong), esse arcade game gerou milhões de dólares em receita, em uma época em que ainda não se usavam microprocessadores nas placas-mãe.
Nesta série de posts em que conto o passo a passo da restauração do arcade Breakout, excepcionalmente não escrevi um post introdutório a respeito do jogo, pois discorri bastante sobre o tema no artigo “Super Breakout e A Dinastia dos Pongs”, cuja leitura recomendo fortemente. O post foi parte da coleção de artigos a respeito da restauração do Super Breakout, de 1978, sucessor do Breakout que incorporou o microprocessador e evoluiu ainda mais o conceito do jogo.
Acompanhe a seguir os posts que contam a restauração do arcade Breakout:
- 01 – A Eletrônica Parecia OK, mas Havia Surpresas
- 02 – Testes com o Monitor do Super Breakout
- 03 – Retirada do Monitor para Reparos no Exterior
- 04 – Retirada da Placa-Mãe para Reparos
- 05 – Desmontagem do Gabinete para Limpeza
- 06 – Montagem do Gabinete e Novos Testes
- 07 – Conhecendo Monitores em Preto e Branco
- 08 – Segundo Reparo no Monitor
- 09 – Reprodução dos Botões de 1 e 2 Players
- 10 – Sempre Faltam Alguns Detalhes
- 11 – Final: Restauração Completa
Pingback: Breakout #09: Reprodução dos Botões de 1 e 2 Players - AntonioBorba.com
Pingback: Breakout #11: Final – Restauração Completa - AntonioBorba.com