Reactor Arcade Game by Gottlieb

Reactor Arcade Game by Gottlieb

Reactor é um arcade video game fabricado em 1982 pela Gottlieb, uma empresa mais conhecida por fabricar pinballs. É creditado à Gottlieb, por exemplo, o mérito de ter fabricado o primeiro pinball com flippers para rebater a bola, Humpty Dumpty, em 1947. Porém, ela também é dona de alguns títulos muito conhecidos – como os superclássicos Black Hole e Haunted House –, entre mais de 500 modelos diferentes.

Já a presença da Gottlieb no cenário de video arcades é muito modesta, com pouquíssimos jogos fabricados. Entretanto, alguns são importantes clássicos, como Q*bert, de 1981, e Krull, de 1982. 

Reactor se tornou célebre entre os video arcades por um motivo bastante peculiar, que explico no post introdutório desta curta série. Afinal, este é um arcade game que não faz parte da minha coleção, pois eu o comprei e vendi. Mesmo assim, por um curto intervalo de tempo, ele fez parte e foi registrado na minha lista de arcades.


Leia mais

Reactor #01 – Por Que o Reactor se Tornou um Clássico?

Reactor #01 – Por Que o Reactor se Tornou um Clássico?

Reactor é um arcade video game da Gottlieb que se tornou um clássico entre muitos colecionadores de arcade por um motivo bastante peculiar: a sua excelente música introdutória, que é tocada durante o attract mode, ou seja, antes de o jogo começar.

No vídeo a seguir, há uma explicação de por que o som só fica perfeito ao se utilizarem as voltagens completas da placa de áudio, que vão de -12v até +30v devido à presença de um forte grave, exigindo o uso da fonte original analógica. Este jogo não pode ser convertido para uma moderna fonte chaveada, pois prejudicaria a qualidade sonora.


Leia mais

Reactor #02 – A Curiosa História da Compra e Venda

Reactor #02 – A Curiosa História da Compra e Venda

Apesar de ser considerado um arcade clássico, ainda que por motivos um tanto quanto peculiares, Reactor, da Gottlieb, nunca esteve na minha wish list de arcade games.

O meu envolvimento com o Reactor aconteceu devido à compra de um Warlords Upright e um Warlords Cocktail que fiz de um cidadão que aplicou um golpe na comunidade de colecionadores de arcade games, história que conto neste post.

Sem repetir a história completa, o que aconteceu no fim é que o golpista propôs entregar o Warlords Upright, conforme o acordo, porém com o Reactor no lugar do Warlords Cocktail, o que aceitei imediatamente como forma de recuperar meu prejuízo. Afinal, Reactor é um gabinete valioso, desejado e fácil de revender.


Leia mais