Globetrotter – O Cartucho de Atari Viajante
Em 2003, o jovem Weston Hilton, com 27 anos, resolveu criar seu próprio jogo para o bom e velho Atari. Uma das coisas que o grande público desconhece é que o “rei dos consoles”, como é conhecido o game que dominou a cena mundial nos anos 80, até hoje recebe novos jogos. São lançamentos desenvolvidos por entusiastas, amantes do videogame com bom conhecimento de programação, que os chamam de “homebrew“.
Weston desenvolveu uma demo do seu jogo, ou seja, uma versão incompleta, como objetivo de demonstrá-lo no PhillyClassic, um evento de games clássicos que acontece na cidade de Filadélfia, Estados Unidos. Essa iniciativa resultou no homebrew sendo repassado de um amigo a outro, até que mais pessoas se interessaram e iniciou-se o projeto Globetrotter World Tour.
E foi assim que nesses últimos 8 anos, o Trotter percorreu diversos países globo afora, passando pela mão de aficcionados mas também simpatizantes da causa, sem ter, necessariamente, um vínculo com a comunidade de colecionadores de Atari.
Trotter no Brasil
O mais interessante desta história toda é que, a partir de uma conversa iniciada com Weston há anos atrás, acabei sendo responsável por dar as boas-vindas ao Trotter no Brasil. Weston teve conhecimento da minha pessoa em um fórum internacional de colecionadores de Atari, onde muitos sabem da minha coleção, que é considerada a maior do Brasil.
Logo após receber o cartucho, devo seguir o habitual “protocolo” – levar o Trotter aos principais pontos turísticos de Curitiba e fotografá-lo. Pretendo também escrever um post a respeito e, em seguida, repassar o cartucho a outros colecionadores do Brasil para dar sequência à saga épica.
Para saber detalhes sobre a localização do cartucho e também conferir fotos e notícias a respeito, vale visitar o site oficial Globetrotter World Tour. Meu nome já entrou para a listagem oficial – Host List (TomBrazil).
Se você tem alguma sugestão de pontos turísticos legais para levar o Trotter a passeio, por favor sugira nos comentários do post!
UPDATE: confira a continuação em Atari: a Saga de Globetrotter em Curitiba.
Pois é….
Ontem e hoje levamos ele para passear por São Paulo… as fotos podem ser vistas no album do Marcus Garret (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151342851138439.474662.527053438&type=1)
Olá Junior, de fato, eu vi as fotos, muito boas, abraços!
Pingback: Atari: a Saga de Globetrotter em Curitiba | Antonio Borba
Vi a matéria na RPC TV e achei super legal o fato do cartucho viajar pelo mundo, também sou super fã do console pois foi o primeiro que tive. Bacana saber da sua coleção. =)
Abraço
Oi Ana, você que escreveu o post linkando pra cá? Muito legal, vou publicar em seguida o vídeo da matéria e um making of, te aviso. Valeu, abraços!
Pingback: Cartucho de Atari viaja no mundo « Unidos Pelos G@mes
Ola, Adoro Atari 2600, tenho um mais de 25 anos não vendo por nada, poderia tirar uma foto com vc e o Globetrotter, moro em Curitiba no Xaxim se vc deixar entro em contato com vc, não sabia dessa paixão pelo Atari ou que ele era tao divulgado na internet, quero me filiar ao site. ok.
Abraços
Emerson
Oi Emerson, o Globetrotter já foi embora meu caro, está rodando o Brasil. Mas vou te escrever. Abraços!
Sr. AB, eu vi uma chamada na RPC, nem acreditei… Maior colecionador de Atari.. Pouts.. Invejei..
Lembro de ter ganhado um Atari qnd criança e tenho guardado até hoje..
Ordem dos video-games que tive:
Atari
Mega-drive III
Após um tempo conseguimos o Sega-Cd que era acoplado ao Mega-driveIII.
Playstation 1
DreamCast com seu incrivel VMU, eu vivia levando para o colégio o VMU e jogava Sonic nele muito doido..
PlayStation 2
Ai parei com os video-games e só jogos no Pc..
Recentemente adquiri o Xbox 360 e o Ps3.. Mas prefiro jogos no computador xD.
Lembro da época em que colocava a televisão de incríveis 21″ tubão na garagem, chamava os amigos e era o dia inteiro jogando Mortal-Kombat no Mega-drive..
Eita bons tempos..
Abraços AB.
Poooo – DREAMCAST + VMU = demaaais! Tenho um e está entre os meus VG preferidos EVER. Só de jogar o jet ski já é uma pira…. jogos dos arcades em casa. Dreamcast + TV de projeção = Heaven!
Valeu meu amigo! Abraços
Muito interessante 🙂 e muito bom saber que o jogo vai visitar nosso país.
Valeu Claudia 😉 lista de possíveis hosts para o cartucho no AtariBrazil!