Categorias: Atari

Atari – Os Melhores Games de Heróis e Filmes


No mês passado, eu fiz várias listas dos melhores games para Atari, incluindo:

Agora que consegui um tempinho extra, libero a lista final de games que valem a pena ser jogados. São aqueles que envolvem nossos heróis, personagens ou mesmo filmes (obviamente, do passado).

Atari - Top 6 Games de Heróis e Filmes - AntonioBorba.com

Confira a lista – são 6 games que você vai curtir:

#01 – Star Wars: Empire Strikes Back

#01 Games de Heróis e Filmes - Star Wars: Empire Strikes BackUm dos tantos jogos com o tema Star Wars que fazem parte da história dos videogames, esse em especial diz respeito ao capítulo V da série, conhecido no Brasil como “O Império Contra-Ataca“.

Definitivamente, é o melhor jogo entre todos da série que foram lançados para o Atari. Embora eu aprecie Jedi Arena, feito para jogar com paddles, Star Wars – ESB (como é chamado), possui uma dinâmica muito mais divertida.

Munido de um snow speeder, você percorre o planeta atacando os Imperial Walkers e precisa descarregar muitos tiros até derrotá-los – a não ser que que atinja seus pontos fracos, que aparecem ocasionalmente piscando por alguns segundos. Como era costume nos games da época, a cada fase a velocidade dos walkers aumenta, até que você não consiga mais derrotá-los.

#02 – Superman

#02 Games de Heróis e Filmes - SupermanConsiderado simples por muitos, certamente não podemos rotular este game como um dos mais brilhantes já produzidos. Entretanto, para uma criança na época do Atari, poder jogar como o Super-Homem já era bom o suficiente.

Superman é um dos raros jogos de Atari que conta uma história: Clark Kent está indo para o trabalho, quando uma ponte é explodida por Lex Luthor e sua gangue.

Os objetivos são: se transformar em Superman em uma cabine telefônica, capturar os bandidos e conduzí-los à cadeia, encontrar as partes da ponte e devolver ao local de origem para que seja montada, se transformar em Clark Kent de novo, atravessar a ponte e ir ao Daily Planet para contar a notícia.Se você fizer a besteira de esbarrar em um satélite de kryptonita, procure Lois Laine e encoste nela para recuperar suas forças.

Eu diria: bom o suficiente para um Atari.

 #03 – Spider-Man

#03 Games de Heróis e Filmes - Spider-ManEste é um jogo que propicia maior consenso a respeito de suas qualidades. Sem dúvida, um grande preferido dos jovens da época

Como Homem-Aranha, seu objetivo é escalar um prédio evitando bandidos que podem lhe derrubar.

Chegando ao topo do prédio, fixar sua teia nas vigas estreitas se torna cada vez mais difícil, fora o fato de que você enfrentará bombas e o próprio vilão final, o Duende Verde.

O jogo é muito interessante e desafiador no começo, diferente o suficiente para prender a atenção do jogador até que ele consiga terminar ao menos o primeiro prédio. Ao longo das próximas fases, entretanto, a repetição e a dificuldade são fatores que cansam.  Não é muito estimulante cair de um prédio após escalá-lo quase até o final.

#04 – Raiders of the Lost Ark

#04 Games de Heróis e Filmes - Raiders of the Lost ArkEstá aí mais um daqueles games a la “Riddle of the Sphinx“, ou seja, complexos demais para o Atari.

Dada a limitação da plataforma, o tema Caçadores da Arca Perdida pode ser apenas remotamente emulado neste game. E, mais uma vez, a fantasia representava o elemento mais importante para jogar essa aventura. Lembro bem que a palavra “mistério” veio por diversas vezes à minha mente ao tentar desvendar o enigma.

A complexidade começava com o fato de ser necessário utilizar os dois joysticks, sendo um para movimentar Indiana Jones e outro para selecionar ítens no inventário. Para uma geração acostumada a não ler o manual antes de jogar, esse era o primeiro impeditivo. Ao perceber isso, ainda tínhamos uma série de telas complexas e inúmeras tentativas para saber o que fazer com cada objeto até conseguir ganhar o jogo. Eu achei um review bastante interessante, que expressa bem o que era o jogo, no Atari Times.

#05 – Fantastic Voyage

#05 Games de Heróis e Filmes - Fantastic VoyageBaseado no filme da 20th Century Fox, seu objetivo é percorrer artérias cada vez mais estreitas de um paciente em busca de um coágulo que deve ser eliminado.

A ideia de estar dentro do corpo humano até hoje parece bastante inovadora para um videogame, e para complementar, há um barulho constante de monitor cardíaco que vai acelerando conforme a saúde do paciente deteriora, o que contribui para a atmosfera.

O maior problema do game é que, além de ser bastante curto, não é muito específico com relação aos seus objetivos. Alguns ítens podem ser destruídos (devem), outros não, e você só percebe isso quando, ao atirar neles, o batimento cardíaco acelera.

Entretanto, não dá para saber quando tempo falta para alcançar o tal coágulo, tampouco se o coração está muito acelerado. É tentantiva e erro na esperança de completar o jogo. Ou seja, nada muito diferente de outros jogos de Atari da época. Mesmo assim, nas minhas lembranças, uma grande diversão.

#06 – Smurfs: Rescue in Gargamel’s Castle

#06 Games de Heróis e Filmes - Smurfs Sem dúvida, um dos jogos mais marcantes da produtora Coleco, com bonitos gráficos, música interessante e personagens inesquecíveis, os Smurfs. Na época, “A Turma dos Smurfs” era um desenho que dominava os programas infantis da Globo.

A fase inicial deste jogo é bastante curta e até mesmo fácil. Na imagem animada ao lado, pode-se ver todas as telas. Não deixe de reparar nos famosos Atari Skies, muito bem representados na tela do córrego d’água.

Da 2ª fase em diante, aí o negócio complica e o game vai ficando desafiador. Novos inimigos voadores e rastejantes passam a fazer parte das telas, em velocidades cada vez maiores conforme se avançam as fases.

A maior reclamação que tenho desse jogo é pela forma escolhida pelos desenvolvedores de torná-lo mais complexo. Não bastando o aumento da dificuldade, o número de telas também cresce. Na fase 2, é preciso jogar cada tela 2x, na fase 3 cada tela é repetida 3x e assim por diante. Dessa forma, o jogo acaba ficando cansativo e tedioso. Mesmo assim, palmas à Coleco por ter feito um jogo que marcou época.

13 comentários em Atari – Os Melhores Games de Heróis e Filmes

Outros Posts:

13/05/2013

20min nos 5K – Como Alcancei Minha Meta

Há pouco tempo, escrevi um post sobre as corridas de distâncias curtas e mencionei meu objetivo para 2013: conquistar os 5K no tempo de 20 minutos. Uma meta que, se está um pouco distante da "elite", ainda é um feito e tanto para um atleta amador como eu, que precisa conciliar treinos com viagen ...

Saiba Mais

18/01/2011

Crianças, Adolescentes e Redes Sociais

A segurança das crianças e adolescentes que usam redes sociais é um tema de grande preocupação para pais e educadores. Este é um assunto que repercute constantemente na mídia, e seu consenso final (para surpresa de muitos pais) se resume a: não adianta vigiar, mas sim orientar. Agora vou ...

Saiba Mais

13 Respostas para Atari – Os Melhores Games de Heróis e Filmes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*