Categorias: Atari

Atari – Os Melhores Games de Heróis e Filmes


No mês passado, eu fiz várias listas dos melhores games para Atari, incluindo:

Agora que consegui um tempinho extra, libero a lista final de games que valem a pena ser jogados. São aqueles que envolvem nossos heróis, personagens ou mesmo filmes (obviamente, do passado).

Atari - Top 6 Games de Heróis e Filmes - AntonioBorba.com

Confira a lista – são 6 games que você vai curtir:

#01 – Star Wars: Empire Strikes Back

#01 Games de Heróis e Filmes - Star Wars: Empire Strikes BackUm dos tantos jogos com o tema Star Wars que fazem parte da história dos videogames, esse em especial diz respeito ao capítulo V da série, conhecido no Brasil como “O Império Contra-Ataca“.

Definitivamente, é o melhor jogo entre todos da série que foram lançados para o Atari. Embora eu aprecie Jedi Arena, feito para jogar com paddles, Star Wars – ESB (como é chamado), possui uma dinâmica muito mais divertida.

Munido de um snow speeder, você percorre o planeta atacando os Imperial Walkers e precisa descarregar muitos tiros até derrotá-los – a não ser que que atinja seus pontos fracos, que aparecem ocasionalmente piscando por alguns segundos. Como era costume nos games da época, a cada fase a velocidade dos walkers aumenta, até que você não consiga mais derrotá-los.

#02 – Superman

#02 Games de Heróis e Filmes - SupermanConsiderado simples por muitos, certamente não podemos rotular este game como um dos mais brilhantes já produzidos. Entretanto, para uma criança na época do Atari, poder jogar como o Super-Homem já era bom o suficiente.

Superman é um dos raros jogos de Atari que conta uma história: Clark Kent está indo para o trabalho, quando uma ponte é explodida por Lex Luthor e sua gangue.

Os objetivos são: se transformar em Superman em uma cabine telefônica, capturar os bandidos e conduzí-los à cadeia, encontrar as partes da ponte e devolver ao local de origem para que seja montada, se transformar em Clark Kent de novo, atravessar a ponte e ir ao Daily Planet para contar a notícia.Se você fizer a besteira de esbarrar em um satélite de kryptonita, procure Lois Laine e encoste nela para recuperar suas forças.

Eu diria: bom o suficiente para um Atari.

 #03 – Spider-Man

#03 Games de Heróis e Filmes - Spider-ManEste é um jogo que propicia maior consenso a respeito de suas qualidades. Sem dúvida, um grande preferido dos jovens da época

Como Homem-Aranha, seu objetivo é escalar um prédio evitando bandidos que podem lhe derrubar.

Chegando ao topo do prédio, fixar sua teia nas vigas estreitas se torna cada vez mais difícil, fora o fato de que você enfrentará bombas e o próprio vilão final, o Duende Verde.

O jogo é muito interessante e desafiador no começo, diferente o suficiente para prender a atenção do jogador até que ele consiga terminar ao menos o primeiro prédio. Ao longo das próximas fases, entretanto, a repetição e a dificuldade são fatores que cansam.  Não é muito estimulante cair de um prédio após escalá-lo quase até o final.

#04 – Raiders of the Lost Ark

#04 Games de Heróis e Filmes - Raiders of the Lost ArkEstá aí mais um daqueles games a la “Riddle of the Sphinx“, ou seja, complexos demais para o Atari.

Dada a limitação da plataforma, o tema Caçadores da Arca Perdida pode ser apenas remotamente emulado neste game. E, mais uma vez, a fantasia representava o elemento mais importante para jogar essa aventura. Lembro bem que a palavra “mistério” veio por diversas vezes à minha mente ao tentar desvendar o enigma.

A complexidade começava com o fato de ser necessário utilizar os dois joysticks, sendo um para movimentar Indiana Jones e outro para selecionar ítens no inventário. Para uma geração acostumada a não ler o manual antes de jogar, esse era o primeiro impeditivo. Ao perceber isso, ainda tínhamos uma série de telas complexas e inúmeras tentativas para saber o que fazer com cada objeto até conseguir ganhar o jogo. Eu achei um review bastante interessante, que expressa bem o que era o jogo, no Atari Times.

#05 – Fantastic Voyage

#05 Games de Heróis e Filmes - Fantastic VoyageBaseado no filme da 20th Century Fox, seu objetivo é percorrer artérias cada vez mais estreitas de um paciente em busca de um coágulo que deve ser eliminado.

A ideia de estar dentro do corpo humano até hoje parece bastante inovadora para um videogame, e para complementar, há um barulho constante de monitor cardíaco que vai acelerando conforme a saúde do paciente deteriora, o que contribui para a atmosfera.

O maior problema do game é que, além de ser bastante curto, não é muito específico com relação aos seus objetivos. Alguns ítens podem ser destruídos (devem), outros não, e você só percebe isso quando, ao atirar neles, o batimento cardíaco acelera.

Entretanto, não dá para saber quando tempo falta para alcançar o tal coágulo, tampouco se o coração está muito acelerado. É tentantiva e erro na esperança de completar o jogo. Ou seja, nada muito diferente de outros jogos de Atari da época. Mesmo assim, nas minhas lembranças, uma grande diversão.

#06 – Smurfs: Rescue in Gargamel’s Castle

#06 Games de Heróis e Filmes - Smurfs Sem dúvida, um dos jogos mais marcantes da produtora Coleco, com bonitos gráficos, música interessante e personagens inesquecíveis, os Smurfs. Na época, “A Turma dos Smurfs” era um desenho que dominava os programas infantis da Globo.

A fase inicial deste jogo é bastante curta e até mesmo fácil. Na imagem animada ao lado, pode-se ver todas as telas. Não deixe de reparar nos famosos Atari Skies, muito bem representados na tela do córrego d’água.

Da 2ª fase em diante, aí o negócio complica e o game vai ficando desafiador. Novos inimigos voadores e rastejantes passam a fazer parte das telas, em velocidades cada vez maiores conforme se avançam as fases.

A maior reclamação que tenho desse jogo é pela forma escolhida pelos desenvolvedores de torná-lo mais complexo. Não bastando o aumento da dificuldade, o número de telas também cresce. Na fase 2, é preciso jogar cada tela 2x, na fase 3 cada tela é repetida 3x e assim por diante. Dessa forma, o jogo acaba ficando cansativo e tedioso. Mesmo assim, palmas à Coleco por ter feito um jogo que marcou época.

13 comentários em Atari – Os Melhores Games de Heróis e Filmes

Outros Posts:

28/04/2014

The Real Twin Peaks – Parte 1 – Snoqualmie

A série Twin Peaks tornou o diretor David Lynch famoso mundialmente em 1990, quando alcançou audiência expressiva nos Estados Unidos, e logo conquistou fãs fervorosos em todo o planeta. Retratando uma pequena cidade do campestre estado de Washington, a série, cujo tema principal era a morte da ...

Saiba Mais

23/12/2010

Minha Longa e Traumática Migração do Palm Treo – Parte 2

Parte 2: Nokia N97 mini Continuação da Parte 1: Que Aparelho Escolher? Após a longa introdução que fiz a respeito da minha resistência, não de todo infundada, em mudar de celular, eu finalmente comprei um Nokia N97 mini, aparelho na época recém lançado que tinha tudo o que parecia ser ...

Saiba Mais

13 Respostas para Atari – Os Melhores Games de Heróis e Filmes

  1. hehe legal, eu lembro que olhava a caixa e ficava me perguntando, que jogo era aquele? sou designer,logo sou bem chegado em jogos de vídeo game, e os jogos do Atari foram um grande marco com certeza… parabéns pelo seu trabalho em resgatar essas memórias, abraços

    • Antonio Borba disse:

      Bingo, Lorenzo, você matou a charada, é mesmo o Raiders. Por ser um Atari Polyvox, foi lançado no BR bem depois que os primeiros Atari americanos, portanto eles conseguiram incluir a tela de um game mais recente, afinal esse jogo é um Silver Label, ou seja, não foi lançado tão cedo. Quando você falou da caixa, eu não sabia a qual caixa você se referia. Abraços

  2. Por acaso esse jogo da Arca Perdida,não era umas das miniaturas que apareciam atraz da caixa do Atari?? (era a terceira telinha da primeira fileira de miniaturas que apareceiam na parte de traz da caixa do Atari…)nossa se for esse, descobri agora um dos grandes mistérios que sempre me incomodaram rsrsrs, eu sempre tentei saber que jogo era aquele que parecia uma torre!!!!

  3. Gtronix disse:

    Spider man e Star Wars São os que mais joguei na infância,superman e Raiders of the Lost Ark,não joguei pelo fato de não ter conhecimento de como o jogo funcionava,mas graficamente Smurfs ganha disparado,mas não curtia muito este game pelo fato que foi retratado,muito repetitivo,Borba achei muito Justo os seus comentários sobre estes jogos.

  4. Fola disse:

    O que falar então do Decathlon, nossa quebrei vários controles tentando bater o recorde nesse jogo. Eu chegava a posicioná-lo entre os joelhos para que o movimento fosse mais rápido.
    Hero, Berzerk, todos jogos alucinantes pra mim.
    Putz, jogá-os novamente num console ATARI seria sensacional.

    • Heitor Maciel disse:

      Fola, tem muito atari vendendo no mercado livre a preços razoáveis, vale a pena. Eu não me considero um colecionador eu sou simplesmente um jogador, mas meu Atari eu preservei, infelizmente os jogos não, fui dando pra um primo ou um amigo.
      Se você também não é um colecionador e só quer jogar mesmo, com um console e um everdrive você faz miséria. Tem também a opção de um console alternativo como flashback (mas não recomendo). Abraços.

  5. Fola disse:

    Nossa, Spider Man, sensacional. Simplesmente uma viajem ao túnel do Tempo. Como é bom poder relembrar dos nossos momentos felizes na infância e em pleno 2013 uma imagem de um jogo te fazer reviver esses momentos. Agora entendo um pouco mais vc Borba. VC tem uma máquina do tempo , e uma das grandes em sua casa.

  6. Heitor Maciel disse:

    Smurfs era ótimo mas realmente ficava enjoativo, e a musiquinha (lá lá lá) ficava grudada na mente, adoro esse jogo. Desses ai só não joguei o Raiders of the Lost Ark.
    Starwars é alucinante.

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*