Breakout #02: Testes com o Monitor do Super Breakout
Após receber o arcade Breakout, da Atari, junto com o Super Breakout e mantê-los alguns meses na Rede Magic enquanto eu restaurava outros gabinetes, finalmente os transportei para o meu apartamento, onde iniciei o diagnóstico.
Este vídeo resume bem a situação inicial deste arcade:
Como primeira providência, retirei a placa-mãe para inspeção. Foi uma surpresa negativa, pois o problema não era somente o capacitor. Estas placas antigas faziam a conversão de tensão diretamente nelas em vez de utilizar uma placa auxiliar ligada à fonte de energia. E, como é relativamente comum de acontecer, havia fortes marcas de sobreaquecimento na parte traseira.



O problema maior desse sintoma é que ele costuma comprometer os conectores de borda, ou edge connectors, que acabam queimando. Existe reparo para esse tipo de defeito, porém exige alta capacidade técnica. Pessoas menos qualificadas chegam a cometer verdadeiros absurdos, como construir um bypass contornando os conectores de energia da borda e ligando a parte de força do chicote diretamente à placa-mãe, como pode ser visto nesta imagem:

Ignorando por hora esse problema, optei apenas por soldar o capacitor com a perna quebrada para poder, ao menos, testar o jogo.



O Flyback Solto
Já em relação ao monitor, este Breakout veio com um modelo TEC TM-600, igual ao Super Breakout, o que se revelaria favorável para a realização de testes.

Ao investigar a causa para a desconexão do flyback durante o transporte, percebi que a placa defletora do monitor havia se soltado do chassis, e, aparentemente, este já era um problema antigo, pois havia até mesmo cintas plásticas colocadas com o objetivo de segurar a placa.

Eu recoloquei o anodo do flyback no tubo e cortei a cinta plástica que estava mantendo uma dobra no cabo, com objetivo de não forçar o revestimento plástico antigo, que poderia facilmente quebrar.




Além disso, melhorei a fixação da placa defletora junto ao chassis do monitor.

Testes de Monitor
Após ligar todos os componentes do Breakout, fiz o primeiro teste:
Como é possível perceber, neste teste não tivemos nenhum sinal de imagem, o que pode significar que temos problema na placa-mãe e/ou no monitor, sendo mais provável no monitor.
Desse modo, aproveitei a proximidade do Super Breakout, que estava funcionando, e fiz novo teste, desta vez conectando a placa-mãe do Super Breakout (à direita) no monitor do Breakout (à esquerda).

O teste foi negativo, evidenciando o problema no monitor.
Em seguida, retirei o chassis do monitor do Super Breakout, o encostei bem próximo ao Breakout, para não ter que mexer no chicote, e fiz o teste inverso, conectando a placa-mãe do Breakout ao monitor do Super Breakout:



O teste, desta vez, foi positivo, e, após vários ajustes nos trimpots de controle de imagem, foi possível gerar perfeitamente o sinal do Breakout:

Entretanto, após alguns minutos de teste, ouvi um barulho bem alto e uma surpresinha aconteceu – o capacitor inchou e estourou:
Isso foi um sinal muito claro de que o capacitor, que é um dispositivo polarizado, havia sido instalado ao contrário, ainda nos Estados Unidos. Pela foto, é possível perceber a mancha de óleo atrás do tubo, decorrente do estouro do capacitor:


Este post é parte de uma série. O capítulo anterior é o 01 – A Eletrônica Parecia OK, mas Havia Surpresas.
O próximo post é o 03 – Retirada do Monitor para Reparos no Exterior.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.
Pingback: Breakout #07: Conhecendo Monitores em Preto e Branco - AntonioBorba.com
Pingback: Breakout #11: Final – Restauração Completa - AntonioBorba.com