Viver é Fotografar?

Viver é Fotografar? AntonioBorba.comEm meu post anterior, O Poder da Gravação, discorri sobre a compulsão das pessoas em colecionar, gravar e documentar. Entre as maiores compulsões do ser humano moderno está o hábito de fotografar e filmar. Hábito que só aumenta, afinal celulares filmam e fotografam, as câmeras de fotografia também filmam e as câmeras de filmagem também fotografam.

O resultado prático é que em qualquer encontro, data especial ou simples saída, as pessoas fotografam sem parar. Parece que nossa existência não é mais válida se for apenas vivida, ela precisa ser documentada. É legal ter fotos como lembrança, mas não é melhor ainda não ter que se preocupar em fazer pose o tempo todo e simplesmente aproveitar os bons momentos?

Em férias, a situação é ainda pior. É normal andarmos com câmeras para cima e para baixo. Às vezes, não sabemos se filmamos ou fotografamos determinado momento. Quando inventarem uma câmera que filma e fotografa ao mesmo tempo, vai ser um sucesso (registrem essa ideia)! Depois que filmamos e fotografamos, ainda perdemos um tempão selecionando, tratando e fazendo upload. Quanto trabalho! Quantas horas gastas!

Às vezes, quando viajo, me pergunto se isso não está indo longe demais. É muito bom apreciar uma paisagem ou simplesmente passear pelas ruas de uma cidade desconhecida sem ter a obrigação de registrar cada momento. Eu também fotografo muito quando viajo, mas acho que isso já passou do limite. As melhores lembranças das minhas viagens estão na minha memória e não no meu Flickr.

3 comentários em Viver é Fotografar?

Outros Posts:

24/05/2013

Por Que Você Não Deve Fechar seu Mural no Facebook

Um dos maiores problemas de quem utiliza o Facebook é saber como definir suas configurações de privacidade de forma adequada. Com o aumento do número de amigos, com muitos dos quais temos relações superficiais, comerciais ou de meros "conhecidos", fica ainda mais complexo definir o que pode se ...

Saiba Mais

25/06/2015

America’s not a country. It’s just a business.

SPOILER ALERT. Este post conta o final do filme "O Homem da Máfia". Sem dúvida, este só pode ser um dos melhores fechamentos de filme da história. Estava eu sonolento, assistindo "O Homem da Máfia" (Killing Them Softly), filme de 2012, quando, de repente, me deparo com este diálogo ...

Saiba Mais

3 Respostas para Viver é Fotografar?

  1. thadeu brenny filho disse:

    deixam de sentir o ambiente (as cores, o andar descompromissado, os cheiros e sons) somente os vendo paelo monitor das cameras ! … e depois, em casa, ninguém aguenta horas e horas de filmes e fotos!

  2. Pingback: O Poder da Gravação | Antonio Borba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*