Cinema para Cegos: Quem é o Cego?

Cinema para Cegos - AntonioBorba.comHoje cedo eu estava tradicionalmente assistindo ao Bom Dia Brasil enquanto tomava café, embora na verdade meu “café” não tenha nada de café, mas sim suco e sanduíche.

Chamou a atenção a reportagem sobre uma sessão de cinema para cegos. A tal sessão, embora não tenha nada de tecnologicamente novo, foi mostrada como inovadora na reportagem. Ok, intenções nobres, inclusão social para cegos.

Mas o que me chocou mesmo foi perceber o FILME ESCOLHIDO: pasmem, nada menos que “Pra Frente, Brasil” – caramba! – um filme de 1982, ou seja, 30 anos atrás, que discorre sobre ditadura, tortura e Copa de 70! Isso sim é uma “bela sacanagem” com os cegos, é tratá-los certamente como cidadãos de segunda classe.

De quem foi esta ideia imbecil e retrógrada? Quem foi o burocrata pseudo-socialista que, do alto de sua inteligência, escolheu um filme que nenhum brasileiro em sã consciência (salvo os cegos, estes sem opção) se dignaria a assistir?

Se “Matrix” ou “A Origem” estão fora de cogitação, por que não um filme nacional “pouca coisa mais moderno”, que reflita situações atuais? “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite” ou qualquer outro filme brasileiro da nova leva, afinal têm surgido, milagrosamente, algumas produções nacionais decentes.

Esse pessoal ligado à cultura nacional, são tipicamente dinossauros, peças de museu. Agora, colocar os cegos para assistir “Pra Frente, Brasil”, isto sim, é preconceito e tratamento de segunda classe. Sem contar que, talvezm isso possa ser considerado uma forma moderna de tortura. Até mesmo para os padrões deles, eles se superaram.

2 comentários em Cinema para Cegos: Quem é o Cego?

Outros Posts:

04/11/2013

Em Defesa do Rei do Camarote

Internautas unidos (principalmente através das mídias sociais) iniciaram a semana escrachando e debochando de Alexander de Almeida, o "Rei do Camarote", assim definido por Veja São Paulo em matéria sobre os esbanjadores da balada paulistana. Como eu posso querer defendê-lo? Bem, eu também ...

Saiba Mais

23/04/2011

Liar’s Dice: das Telas para a Vida Real

A quantidade de pessoas que jogam on-line aumenta cada vez mais, principalmente em redes de videogames como a PlayStation Network (PSN) ou Xbox Live. É de se pensar que a interação pessoal entre as pessoas diminua, enquanto jogos tradicionais, de tabuleiro ou carta, são cada vez menos praticados ...

Saiba Mais

2 Respostas para Cinema para Cegos: Quem é o Cego?

  1. Andressa disse:

    Enquanto você tomava café eu estava malhando e a reportagem imediatamente me fez parar com os abdominais, tamanha foi a surpresa de não acreditar no que estava ouvindo.
    Sem comentários. Ou melhor: sem noção.
    Sem noção de quem teve a “brilhante” ideia de apresentar isso aos cegos e também a ideia mais “brilhante” ainda de divulgar
    isso em rede nacional. Que falta de pauta!
    Que tipo de tratamento é dado aos deficientes brasileiros? Eu diria desestimulante. Depois dessa acredito que os cegos que estavam lá não vão querer frequentar um cinema tão cedo.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Andressa, de fato, veja só, não estou sozinho em minha opinião! Quando eu ouvi aquela musiquinha tupiniquim típica, me assustei mesmo. E de fato, concordo com você… se os cegos tomarem este filme como base para tomar gosto pelo cinema, coitados. É o mesmo que, para incentivar alguém a dirigir, dar aulas em um fusca velho. Muito estimulante! Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*