Arais do Carlinhos – Tesouro Escondido na Vila Olímpia


Quem trabalha na Vila Olímpia, em São Paulo, sabe muito bem a confusão em que esse bairro comercial se transforma durante o horário de almoço. Tentar almoçar entre 12h30 e 13h30 é um caos em quase todos os restaurantes da região. Quando estou trabalhando na Magic São Paulo, procuro almoçar às 12h em ponto ou próximo das 14h, justamente para evitar o transtorno.

Qual não foi a minha surpresa quando minha amiga Debora sugeriu um restaurante no qual eu nunca entraria, até mesmo porque fica meio escondido no segundo andar de uma galeria comercial. Quantos de nós podemos almoçar em um ambiente como este, com mesas e cadeiras ao sol em pleno setor comercial de São Paulo?

Arais do Carlinhos - Ambiente sensacional em plena Vila Olímpia - AntonioBorba.com

Antes de tudo, cabe dizer que o Arais do Carlinhos não é um restaurante árabe, mas sim de origem armênia. Ainda assim, seria precipitado dizer que serve uma comida típica. Seu fundador adaptou a tradicional kafta, ainda crua, ao pão sírio, que depois é grelhado para dar origem ao sanduíche chamado Arais. Na minha primeira visita ao restaurante, eu fiz questão de iniciar pelo clássico – o Arais de carne com queijo (há também a opção de carne pura).

Arais de Carne e Queijo - Sabor de infância - AntonioBorba.com

É difícil explicar como uma combinação tão simples pode ser tão boa. Obviamente, o segredo está no tempero e nos ingredientes de qualidade. Minha primeira sensação foi um sabor que remetia à minha infância. Complicado de explicar, mas tracei as origens a um sabor que eu não sentia há décadas – das maravilhosas esfihas da extinta Casa da Esfiha, de Curitiba, outrora situada na esquina das ruas Desembargador Motta e Vicente Machado. Foi nessa casa que aprendi o que era esfiha com as explicações do meu pai, que na época gostava do prato; não o culpo por não apreciar tanto hoje em dia, pois não se faz mais comida árabe dessa qualidade em Curitiba.

Na minha segunda visita ao Arais, experimentei obrigatoriamente os cones e escolhi os mais exóticos: pernil de cordeiro desfiado e linguiça de cordeiro:

Cone de Pernil de Cordeiro - AntonioBorba.com

Cone de Linguiça de Cordeiro - AntonioBorba.com

Ambos os cones são excelentes, com o grande destaque para o primeiro deles, o de pernil de cordeiro.

Uma das coisas mais interessantes a respeito do Arais do Carlinhos é que a comida é saudável – o pão árabe possui pouco fermento, a carne de cordeiro é magra e todas as comidas possuem muita salada. Para quem não gosta de sanduíches, também existem muitos pratos tradicionais que lembram a culinária árabe.

Além disso, nunca vi o restaurante lotado, de forma que o ambiente é agradável e permite até mesmo tratar de negócios – algo nem sempre possível nos turbulentos restaurantes da região.

Quer mais? Se você não conhece, está perdendo.

Saboreando um Arais de Carne e Queijo - AntonioBorba.com

Site: www.araisdocarlinhos.com.br

4 comentários em Arais do Carlinhos – Tesouro Escondido na Vila Olímpia

Outros Posts:

26/05/2014

The Real Twin Peaks – Parte 6 – Sheriff’s Station e Packard Sawmill

Dentro do roteiro Twin Peaks na cidade de Snoqualmie, WA, é possível visitar de forma simples e rápida duas das principais atrações da série: Sheriff's Station ou Sheriff's Department: prédio utilizado como cenário externo e interno para muitos interrogatórios e cenas policiais; Packa ...

Saiba Mais

16/05/2014

The Real Twin Peaks – Parte 5 – Ronette’s Bridge

Ronette's Bridge é talvez uma das vistas mais "imponentes" entre as locações de Twin Peaks. Certamente não é a mais bonita, mas sua presença é impossível de passar despercebida. Um exemplo clássico aconteceu comigo, mais de uma vez inclusive: estava dirigindo do Salish Lodge até o Twin Pea ...

Saiba Mais

4 Respostas para Arais do Carlinhos – Tesouro Escondido na Vila Olímpia

  1. Victor Jabbour disse:

    Oi Antonio! Como vai? Segui seu conselho e fui hoje ao Arais do Carlinhos com a minha namorada. Gostei muito mesmo! A comida é bastante saborosa e o local muito bonito e agradável. Tenho ascendência libanesa e, embora o Arais seja de culinária armênia, o paladar e pratos são bem semelhantes em muitos aspectos, o que o torna, portanto, uma excelente opção. Obrigado pela dica! Um grande abraço!

  2. Fernando disse:

    Um restaurante árabe mto bom em Ctba é o Cantinho Árabe, no Hugo Lange.
    O Patrício tbm é bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*