Categorias: Magic Run

Garmin Forerunner 610 – Evolução do GPS para Fitness

No stand da Garmin Maratona SP 2011, comprando o FR 610 - AntonioBorba.comEu sempre usei GPS “Fitness” para praticar corridas de rua, e há dois meses adquiri o Forerunner 410, da Garmin, mesmo na dúvida se valeria o upgrade do meu 405CX. A presença “oficial” da Garmin no Brasil em 2011, acelerou  o mercado, derrubou preços e trouxe rapidamente a última novidade da linha Fitness, que é o Forerunner 610.

Eu não pude resistir. Tendo como clientes da Magic Web Design empresas como GPS Store (cujo blog, Universo GPS, é administrado pela Magic) e Teodonível (distribuidor oficial da Garmin no Brasil), aproveitei a presença da Magic Run na Maratona de SP 2011 e adquiri a novidade.

O que mais me chamou a atenção é que o FR 610 é, de fato, uma evolução no design da Garmin, finalmente um equipamento novo, com mudanças substanciais, para tentar agradar a todos. Muitos usuários fiéis da linha 300 (305, 410TX) reclamaram da linha 400 (405, 405CX, 410), que, com relógios menores e mais portáteis, diminuíram o visor, com menos espaço para dados, e também, ao inovar com o aro touch, causaram uma enxurrada de reclamações com relação à sensibilidade do equipamento. Oras muito sensível, oras não-responsivo, o aro touch, claramente inspirado no iPod, nunca foi uma maravilha e, para muitas pessoas, transformava o uso do relógio em uma sessão de tortura.

Novidades no FR 610 em comparação à linha 400

GPS Garmin Forerunner 610 - AntonioBorba.comA grande mudança no Forerunner 610 é o display touch. O mundo está dominado pelo touch screen, em celulares, notebooks, tablets e assim por diante. A Garmin entra na onda e no 610 não existe mais o penoso aro. Agora, para trocar de telas (que a Garmin, “marketosamente”, chama de “páginas” – a mesma coisa), basta dar um toque em qualquer lugar do visor. O aparelho bloqueia automaticamente após alguns segundos sem uso e, para desbloquear, é preciso correr o dedo pela tela (“slide”).

Para acender a luz, função antes realizada por um toque simultâneo em dois locais do aro, deve-se apertar o novo botão, localizado no canto esquerdo superior do GPS. Para desligar o aparelho, basta segurar o botão por dois segundos e confirmar a orientação no visor. Finalmente, alguém pensou em algo simples para relizar uma função tão básica!

Aqui cabe uma explicação: os modelos 405 e 405CX não possuem a função “desligar”. Sendo vorazes consumidores de bateria, podem deixar o usuário na mão durante um treino. Afinal, a maior parte das pessoas utiliza o relógio apenas no momento do treino, deixando-o ligado (e consumindo bateria) durante os dias de intervalo. Portanto, o botão power é muito bem-vindo!

Mas, para mim, a função mais brilhante é o alerta vibratório. Parece que a Garmin leu a minha mente. Quantas vezes treinei ouvindo meu MP3 player, hábito muito comum entre praticantes de corrida. Treinos de tiro, intervalado ou que exijam atenção a alertas não podiam ser realizados adequadamente nessas condições. Eu pensava “bem que esse GPS poderia ter um vibra-call“, remetendo ao termo utilizado nos antigos celulares Motorola (responsáveis pela difusão do “vibra” pelo mundo). Agora, com o alerta vibratório, é possível “sentir” as transições e, melhor ainda, o vibra pode ser usado sozinho ou em conjunto com o alerta sonoro.

Finalmente, outro ganho para os usuários da nova linha 600 é o visor com espaço para até 4 campos. Essa função, originalmente presente nos modelos da série 300, foi eliminada na série 400, com display menor que permitia agrupar no máximo 3 campos. Agora ela voltou. A tela do 610 é do mesmo tamanho da tela do 400, mas com maior resolução.

Talvez a maior parte dos usuários não necessite de um visor dividido em 4 espaços pequenos e até prefiram configurar mais telas, com números maiores (é possível configurar cerca de 3 ou 4 telas com diferentes dados, no 610). Porém, eu particularmente gosto de manter uma tela para resultados (distância total, BPM, calorias, timer) e outra tela para momentos de treino, onde configuro: Pace, Lap Pace (ritmo da volta ou distância automática de 1Km), Avg Pace (ritmo médio total) e distância.

E o 410, afinal? Valeu a pena?

Agora que mudei, definitivamente, para o FR 610, tracei minha conclusão final sobre o modelo 410, conforme mencionado no início do post. Minha recomendação, caso você tenha um modelo 405 ou 405CX, é que não mude para o 410, pois a diferença é quase nula na prática.

Agora, se você é usuário da linha 300, migrar para a linha 400 pode ser excelente se você se contentar com a limitação do tamanho do visor e do aro touch. E, nesse caso, qualquer um dos aparelhos vai lhe atender, sendo o 410 o modelo mais recente.

O 610 é outra história, completamente diferente, e vale a migração se você tem o caixa.

Resumo da Linha Garmin Fitness

Série 300 – visor grande, resistente, ideal para atletas “hardcore” e somente para exercícios (não como relógio). O 305 é uma opção barata e o 310XT é a versão melhorada para Triathlon, à prova d’água. Se o Triathlon é o seu esporte, essa é a melhor opção.

Série 400 – visor menor, mais elegante, pode ser usado também como relógio. Muitos o consideram ideal para o atleta casual, como a maior parte dos praticantes de corrida.

Série 600o futuro chegou. Une o melhor dos dois mundos e vai além. Espere pagar de R$ 1.400,00 a R$ 1.500,00 por um Forerunner 610 nesse momento de lançamento no Brasil.

Interessado em algum dos modelos? Recomendo a loja GPS Store, melhores preços e atendimento sério, com assistência técnica oficial da Garmin no Brasil.

UPDATE – Assistência Técnica

A pedidos: se você busca assistência para seu GPS, procure a Teodonívelautorizada oficial Garmin no Brasil:

Site: www.teodonivel.com.br
Fone: (11) 3858-7900
Endereço:
Rua Dom Amaral Mousinho, 121
São Paulo – SP CEP 02517-140

CONFIRA TAMBÉM: Correndo com o Newton MV2

209 comentários em Garmin Forerunner 610 – Evolução do GPS para Fitness

Outros Posts:

19/07/2013

Fugazzeta Redefine o Conceito em Pizzas

Quem diria, mas um restaurante de origem argentina chamado Fugazzeta, escondido entre as ruas de Moema, redefiniu completamente meu conceito em pizzas. Quando eu achava que já conhecia as melhores pizzas de São Paulo (e, por consequência, do mundo), tive que reavaliar completamente minha visão a ...

Saiba Mais

18/10/2013

As 3 Regras Mortais de Game of Thrones

Enquanto milhões de pessoas aguardam a 4ª temporada de Game of Thrones, aquelas que ainda não estão familiarizadas com o mundo de fantasia medieval dos livros de George R. R. Martin (ou GRRM como é conhecido no círculo de fãs) podem assistir às três temporadas completas gratuitamente na HBO ...

Saiba Mais

209 Respostas para Garmin Forerunner 610 – Evolução do GPS para Fitness

  1. Pingback: Gps Garmin Brasil Preço

  2. Pingback: Garmin Forerunner 620 - Alta Tecnologia em GPS Fitness | Antonio Borba

  3. Jaqueline Galvani Michelan disse:

    Olá, boa tarde!

    Tenho um Garmin Forerunner 610 e não consigo conectá-lo ao Garmin Connect. Já baixei Garmin ANT, os dispositivos extras, já verifiquei o media player… enfim… tudo o que orientam na internet e não consegui fazer funcionar. Pode me auxiliar, por favor?

  4. cleber alves pereira disse:

    Meu garmin esta travado e não consigo destravar, ja utilizei o recurso de apertar os botões e não resolveu. Como pode me ajudar?

  5. Joao bandeira disse:

    Boa tarde será que me pode ajudar? Tenho um garmin 405cx mas quando corro com chuva os menus ficam incessantemente a passar e os botões deixam de funcionar. Há alguma dica para que não aconteça? Obrigado

  6. Cibele Narazaki disse:

    Olá Antonio, tenho um Garmin 610 e estava satisfeita, porém de uns tempos pra cá o touch dele tem ficado cada vez mais biruta e não obedece aos meus comandos e, agora notei que o botão (tb sensível ao toque) para acessar o menu principal e ter acesso ao histórico dos treinos, por exemplo, não entra de jeito nenhum…
    Você já viu isso acontecer? Tem algum atalho para acessar o menu através dos botões externos?
    Agradeço desde já, e parabéns pelo seu trabalho! Abs

  7. JOAO BOSCO TOLEDO disse:

    Boa tarde, Antonio.
    Tenho um Forerunner 610 que não está reconhencendo a frequencia cardíaca, já troquei a bateria do sensor da fita; o sensor de frenquencia do relógio está ativado e mesmo assim ele não reconhece. Vc pode me ajudar ?
    Grato, João Bosco

  8. Carlos Cesar Targino disse:

    Borba, boa tarde! Estou com a seguinte situação. Estou conseguindo baixar normalmente as atividades, porém as mesmas só aparecem no training center, no connect.garmin.com as ultimas ativades não estão subindo?!? Já passou por isso? Tem alguma dica? Feliz Natal e um grande abraço.

  9. Edivaldo Santana disse:

    Amigo Antonio,

    tenho um 305 que completou 2 anos de uso agora no início de dezembro. Estou satisfeito com ele, me atende perfeitamente. Porém, surgiram dois defeitos. Um com a base, que não está fazendo a interface na transmissão de dados do relógio para o trainning center. O outro é a borracha de vedação que se danificou. Você poderia me indicar aonde encontro estes acessórios?

  10. marcelo augusto santos disse:

    Meu garmin 610 travou o display. Ele não funciona com o toque. O GPS funciona, porém não está aparecendo no display. Comprei nos EUA em Abril desse ano. Vc tem algum caso semelhante a esse?? O que devo fazer??

  11. Flávia Linhares disse:

    Boa noite!
    O meu Forerunner 110 não quer ligar.
    Alguma solução?

    Obrigada!

  12. Flávio Dias disse:

    Gostaria de informação para conserto em garantia de 1 ano, pois, o garmin 610 que comprei está marcando errado a frequência cardíaca.
    Aproveito para agradecer novamente sua ajuda, pois, foi muito importante para minha compra e satisfação (mesmo com esse defeito!).

  13. Marcos Santos disse:

    Antonio, comprei o 610, porem foi extraviado o Pen drive…você sabe me dizer se o Pen drive do 405, funciona com o relogio do 610
    GRato
    Marcos

  14. Fabio disse:

    Amigo, comprei um Forerunner 610 e não consigo instalar o software Garmin Connect para transferencia de dados. Ao colocar o stick a instalação não deveria ser automática? Ele emite uma mensagem dizendo que falta um arquivo. Fiz download de uns arquivos pelo site da Garmin, porém não funcionou. Pode me ajudar?

  15. edson disse:

    olá amigo borba….meu garmin forerunner 110 travou….pode me ajudar a reseta-lo?

  16. ANDERSON REIS disse:

    Olá, Gostaria de saber se no Brasil há assistencia técnica Satisfatória para o Garmin e se existe pulseira de reposição para o Garmin 610? Tenho Polar e quero migrar… Gostaria que me indicasse sites estrangeiros baratos e seguros para compra de um Garmin 610… Grato

  17. Paulo de Tarso G. Junqueira disse:

    Prezado Antonios,
    Esta otima esta reportagem.
    Gostaria de aproveitar e solicitar uma ajuda para acertar o meu Garmin, que é :
    Tenho um Garmin Forerunner 405 e apareceu no mostrador uma solicitação não consegui fazer . Dai esta solicitação fica fixa no mostrador e não aparece as infomações de tempo, batimenos,velocidades , etc .
    A Solicitação é : ” Base de dados de voltas cheias . Apagar voltas mais antigas ” Por favor , gostaria de uma orientação, pois
    não gostaria de correr sem as informações.
    Obrigado.

    • Antonio Borba disse:

      Paulo, você tem que transferir os treinos para o computador, assim você libera espaço no Garmin. Não é possível correr e deixar seus treinos nele indefinidamente. Aliás, se você fizer isso, corre o risco de perder seu histórico. Abraços

      • jorge luis bezzon disse:

        Bom dia, comprei um garmin 610, coloco o pen drive que veio na caixa e nao sincroniza……como faço? abro o windows explored e nao encontra o dispositivo….a que distancia devo ficar pra sincronizar? baixei o garmin training center…..mas nao consigo que sincronize, quando sincronizar virá para sincronizar no pc ou no garmin 610?…..vc pode me ajudar? obrigado

  18. Pedro P. disse:

    Antonio, boa noite!
    estou tendo um problema para transferir os workouts do meue 610 para o garmin connect. Adquiri o aparelho no final de junho e venho usando-o desde então. Mas, somente hoje, 16/09, resolvi passar os exercícios (workouts) que realizei até agora para o Garmin Connect. No entendo ele somente transferiu os dados até 29/07, ou seja, não aparece nenhum dado a partir desta data. Ou seja, é como se eles, simplesmente, não existissem.
    Você imagina o que pode estar ocorrendo?
    Abraços

  19. Fernanda Zanelli disse:

    Boa Noite Antonio Borba, comprei um 610 pelo ebay e estou amando, funciona tudo certinho, porém nao consigo transmitir dos dados para o notebook, quando coloco o pen drive que veio com o monitor cardíaco ele nao reconhece. voce sabe se eu consigo baixar o programa em algum lugar ou como posso resolver isso? grata desde já.

    • Antonio Borba disse:

      É seu primeiro Garmin? Baixe o software mais recente do site da Garmin e instale, tem que funcionar. Depois disso, me responda aqui… tem manual em português no site também. Abraços

  20. Victor Hugo disse:

    Como vai Antonio Borba. Excelente sua matéria sobre os “FRs”… Eu tenho um FR 405cx. Recentemente o meu FR405 “apagou”. Enviei ao Teodonível e a análise foi que a placa de processamento foi danificada. Os motivos não foram relatados mas vi um post que parece ter ocorrido com outra pessoa o fato. O orçamento foi R$ 650,00 para trocar a placa danificada. Achei um pouco salgado e estou na dúvida se acrescento mais um pouco de “R$” e passo para um FR610. Gosto muito do 405 e hoje não consigo ficar sem um monitor cardíaco sem GPS. O que vc. acha, invisto mais um pouco e passo para o FR610 ou recupero o meu 405??? Abraço!!!

    • Antonio Borba disse:

      Olá Victor Hugo, valeu, obrigado!
      Olha, fiquei pensando sobre isso… o problema é que alguns defeitos, aparentemente, não são consertados, torna-se mais fácil trocar o mecanismo, por isso cobra-se praticamente o custo de um aparelho novo. O problema é que um 610 custa o dobro. Mas em compensação, pegar um aparelho novo, com bateria nova, etc, é muito melhor.
      De qualquer forma… eu não consertaria. Compraria outro 405CX e se tivesse bala,faria o upgrade para o 610, que no meu ver, é muito melhor. Excepcional de usar, estou muito satisfeito.
      Correr sem GPS é como correr pelado, depois que nos acostumamos…. hehe. Abraços

      • Victor Hugo disse:

        Muito Obrigado pela sua opinião!!! Estava num dilema em consertar ou não, mas agora, já não tenho mais dúvidas. Vou passar para um 610!!! Além daquilo que vc. disse sobre a bateria, dá para comprar em algumas parcelas… Para o conserto vou ter que pagar a vista e o prazo de entrega é de mais de 30 dias… Grato!!! Victor Hugo

  21. Celso Viníciua disse:

    Antonio boa noite.
    Então… Meu 610 realmente esta muito doido (risos). Agora ele não para de alarmar “ritmo cardíoco muito baixo” durante toda atividade e isso independente da frequência. Será que poderia me fornecer o contado da assistência autorizada?
    Obrigado!

  22. Celso Viníciua disse:

    Primeiramente, parabéns pela pagina. Muito boa, passa muita credibilidade…
    Tenho um 610 e estou com problemas para transferir dados do Training Center. Sempre que utilizo o Garmin Connect à transferência é normal, porém, quando tento utilizar o Training Center sempre aparece uma mensagem de erro (Falha na conexão com o dispositivo.), que se repete por várias vezes. Apenas após várias tentativas ocorre a transferência, mas, a quantidade de exercícios transferidos não ultrapassa oito. Será que você poderia me ajudar Antônio?
    Desde já obrigado pela força.
    Abraço e bons treinos a todos!

    • Antonio Borba disse:

      Olá Celso, obrigado, meu caro! Puxa, o problema é estranho, será que há um dado corrompido no Training Center? Infelizmente eu não tenho a resposta e duvido que consiga com a assistência técnica. Eu tentaria carregar a bateria até o máximo antes de iniciar a transferência e deixaria o Garmin próximo ao computador por uma tarde toda. Se interromper o processo, ele inicia de novo e de novo até dar certo. Já houve ocasião em que tive que fazer várias tentativas e levou algumas horas para conseguir transferir, depois normalizou. Abraços

      • Celso Viníciua disse:

        Então Antônio, meu 610 realmente está muito doido (risos). Agora eu consegui transferir as 14 atividades que havia configurado no Training Center, porém, nos exercícios programados continuam aparecendo apenas 8. Você sabe se há algum limite para programação no calendário? Ah, outra coisa, sempre que faço o emparelhamento do meu 610 aparece uma dizendo que possuo 86 exercicios no meu disposito e pergunta se gostaria de trasferir para o Training Center. Porém, não há esses 86 exercicios no dispositivo, ao menos não que eu consiga ver (risos). Você tem ideia do que possa ser isso?
        Obrigado!

        • Antonio Borba disse:

          Peraí, você não está falando de treinos mas sim de atividades – workouts – é isso? Acho que eu estava confundindo. Eu não consigo te dizer neste caso o que está havendo, mas sobre os “86 exercícios”, tudo isso deve ser fruto da sua migração de dispositivo, já vi isso também. Acho que você deve aceitar uma vez pra acabar esta mensagem e depois normalizar.

  23. Luilson Santos disse:

    Caro Antonio, dei uma paseada pela página e fiquei impressionado com a sua disposiçãao em ajudar aos usuários desta tecnologia. Parabéns pelo excelente suporte, certamente uma referência e uma tranquilidade para os usuários menos experientes. Voce poderia, por favor, me enviar o contato direto do distribuidor? Quero aposentar o meu velho POLAR F11 (que sempre atendeu as minhas necessidades) e depois de tantos esclarecimentos decidi adquirir um 610.
    Abraço e obrigado!
    Luilson Santos

    • Antonio Borba disse:

      Luison, tudo bem? Sem problemas, é um prazer ajudar, obrigado pelos comentários. Vou colocar você em contato direto por e-mail com o distribuidor oficial, ele também é assistência autorizada Garmin e assim você não terá problemas. Abraços!

  24. vital disse:

    Oi Borba, adquiri um 610 e não estou conseguindo baixa o manual em portugues< vc teria como me dizer o que posso fazer p baixar?

  25. Rafael disse:

    Antonio Borba, se você cobrasse por cada dúvida tirada já estaria rico !!!
    Então, tenho um 610, no menu “historial” – “totais” onde aparecia o total dos Km que eu corri na semana e no mês, sumiu, aparecendo a mensagem “nenhum total guardado”.
    E agora? tem como eu recuperar esses dados? o estranho é que todas as corridas estão gravadas no menu “atividades”.
    Já tentei transferir esses dados do computador para o relógio e não consegui.
    Tenho quase certeza que fui eu que apaguei esses dados, indo mo menu “historial – opções – repor totais”.
    Obrigado pela atenção.

    • Antonio Borba disse:

      Rafael, entendo isso – hehe – e para mim é um prazer ajudar sempre que posso. Ocorre que muitas perguntas não posso ajudar, dependem mais de um suporte técnico! Mesmo que você tenha apagado os totais, você sempre consegue vê-los pelo Training Center… ao menos o total geral é possível, selecionando “my ativities” do lado esquerdo, no menu das atividades…. pra falar a verdade eu nunca utilizei estes totais semanais e mensais!

  26. Livio Moreira dos Santos Michel disse:

    Boa Tarde, comprei um GARMIN 410 porem não estou conseguindo instalar o USB ANT STICK, possui alguma dica ou encontrar o driver. Abs

  27. Ricardo disse:

    Pedi para um amigo trazer um 610 dos USA mas agora estou com MEDO pois descobri que a garantia só serve para o país de compra como faço agora?

    • Antonio Borba disse:

      Medo por que? Você já está considerando que o GPS chegará com problema?

      • Ricardo disse:

        Todas as considerações tem que ser avaliadas !Tomara que dê tudo certo mais ainda estou com receio pois para mandar para o USA de volta para garantia fica complicado!

    • Fernanda Cristina Soares disse:

      Oi Antonio!! Comprei um Forerunner 610 há 4 dias em NY… voltei ontem e hoje qdo fui estreá-lo… surpresa: ele nao desbloqueia!!!
      Aperto o botao lateral sup direito para desbloquear e nada acontece!! Fica aquele cadeado no visor… tb aperto o botao sup esquerdo para desligar e tb nada acontece… O horário está congelado há 11 horas… Meu Deus!! O que fazer?? nem usei o aparelho!! Já aconteceu contigo?? Obrigada!!

      • Antonio Borba disse:

        Fernanda, o primeiro procedimento, sempre, é LER O MANUAL. No caso deste GPS, para desbloquear precisa correr o dedo no visor. Não se usa os botões… Abraços

      • Fernanda Cristina Soares disse:

        rsrsrs, logico que li o manual antes!!!
        o dedo nao corria no visor, a unha nao corria no visor, nenhum botao funcionava… as horas ficaram congeladas por um dia, qdo finalmente meu Garmin 610 deu sinal de vida. Entrei me contato com a Garmin International e para minha surpresa foram mto atenciosos, se prontificando a entrar em contato com a Garmin Brasil para me ajudar… mas o Garmin “descongelou” e vou ver no que vai dar… mas que isso nao podia ter acontecido né!!! Obrigada, abraço!!