Categorias: Magic Run

Corrida de Rua: Vantagens das Distâncias Curtas


Revezamento em Pista Trainer - AntonioBorba.comCorredores de rua geralmente querem evoluir. E a evolução, em quase 100% dos casos, caminha da velocidade para a resistência.

A explicação parece lógica: enquanto jovens, temos mais facilidade em correr rápido, nossos músculos e tendões aguentam melhor o impacto associado à performance. Quando amadurecemos, perdemos parte da força, porém, ficamos mais experientes, condicionados e disciplinados. Dessa forma, é normal que as pessoas abram mão da velocidade e passem a correr “com mais calma” aquelas distâncias maiores, tais como 21 e 42 km, quando não passam para ultramaratonas.

Obviamente, boa parte do esforço envolvido nas grandes distâncias é mental: pura disciplina para o corpo continuar correndo e suportando o esforço. E boa parte da literatura parece apoiar o fato de que, com o passar do tempo, essa transição é bastante comum e saudável.

O problema é que criou-se um conceito amplamente disseminado no mundo da corrida, no qual a maratona é glorificada como o grande objetivo na vida de um corredor. Quando a pessoa completa uma maratona, parece que assimilou o desafio de uma vida. Entretanto, correr 5K com performance pode ser muito mais difícil do que completar uma maratona, tudo é uma questão de perspectiva.

Eu demorei para perceber que não gosto das grandes distâncias e que considero desagradável enfrentar sessões longas de treino. Entretanto, isso me fez notar que represento uma contratendência, pois boa parte dos praticantes de corrida anseiam por “ir cada vez mais longe“. 

 

Transitando entre as distâncias

Corrida do Rebouças - AntonioBorba.comQuem inicia na corrida de rua tende a pensar que 5K é uma distância fácil e isso cria certo preconceito contra a modalidade. Ela é fácil somente se você quiser percorrê-la acima de 25 ou 30 minutos. Pois para quem quer voar baixo é bastante desafiadora, ou, como diria meu amigo Jefferson: “é dor do começo ao fim“. 10K também pode ser considerada uma distância curta para algumas pessoas, e bastante difícil para correr em velocidade. Além disso, é uma distância praticamente obrigatória para um corredor avaliar sua performance.

Nas primeiras provas de rua que eu fiz, meus tempos nos 10K eram superiores a uma hora, isso quando eu não quebrava no fiml da prova. Sempre achei uma distância muito longa, até que progredi e cheguei a completar a Corrida do Rebouças na casa dos 43min. Como parte das minhas metas, também treinei para os 21K e completei a Meia Maratona de Curitiba em 1h54m, um bom tempo mas fraco se comparado proporcionalmente ao meu desempenho nos 10K.

Foi aí que a ficha começou a cair: treinar para grandes distâncias exige uma boa dedicação de tempo, com sessões que duram de 1h30 a 2h ou mais, repetidas de 3 a 4 vezes na semana. Sem dúvida, isso pesa negativamente, ainda mais considerando o tempo instável e frio de Curitiba, o que torna difícil manter uma rotina de treino a céu aberto. O mais difícil para mim é suportar o tédio que ocorre após 11 ou 12 km. Definitivamente, não é meu estilo, mas tive de chegar lá para perceber isso e descartar de forma absoluta a possibilidade de correr uma maratona. Eu não teria a mínima paciência para treinar para uma prova tão longa, e também não gostaria de completá-la acima de 4 horas.

Foi assim que, em 2013, decidi voltar atrás e correr simplesmente a minha distância preferida: 5K. Chegar ao fim de uma prova quase vomitando, com frequência de 190 BPM pode parece uma tortura para muitos, mas para mim é diversão. Testar os limites. Dessa forma, após 6 anos praticando corrida de rua (apenas metade “pra valer”), estou voltando na “contramão teórica da recomendação fisiológica”.

Vantagens de correr 5K

Ao treinar exclusivamente para 5K, percebi diversas vantagens, que ficam como uma dica para quem nunca parou para pensar a respeito:

  • Sessões curtas de treino: as distâncias de treinamento não costumam superar os 7K. Há treinos mais curtos e intensos, e a grande vantagem é que eles geralmente não passam de 30 minutos e não exigem muita frequência semanal. Ao serem intensos, demandam recuperação e dispensam volume. Meus treinos não passam de 2 ou 3 vezes por semana, conforme a agenda permite;
  • Atuam a favor da massa muscular: embora a corrida sempre cause desgaste/catabolismo, distâncias curtas favorecem a manutenção de massa muscular, evitando o famoso “físico de maratonista” – seco e com aparência de debilitado. Obviamente, haverá menos radicais livres circulando no seu corpo;
  • Ótimo para queima de gordura: a maior parte do conhecimento clássico diz que para queimar gordura é necessário correr em uma faixa de BPM menor por um período mais longo (acima de 40 minutos). Entretanto, a prática contradiz isso. Com o passar do tempo, seu organismo fica otimizado para atividades mais intensas e o consumo de gordura como fonte de energia ocorre mais cedo, principalmente treinando em jejum, o que deve ser supervisionado por um nutrólogo ou nutricionista com experiência no esporte. Treinos intervalados são comprovadamente responsáveis por uma maior queima de gordura pós-treino, sem contar que, ao não depletar tanto os músculos quanto os treinos mais longos, o metabolismo basal se mantém mais alto, contribuindo para o consumo de energia em descanso;
  • São mais desafiadores e motivadores!

Fila Night Run - AntonioBorba.com

Apenas lembre-se de que os treinos de explosão e distâncias menores devem ser conjugados com um bom treino de musculação para fortalecimento dos membros inferiores. Essa combinação é vencedora!

Agora, vamos à minha meta de 2013: correr 5K em 20 minutos. Dentro de alguns meses saberemos se eu consegui.

17 comentários em Corrida de Rua: Vantagens das Distâncias Curtas

Outros Posts:

22/02/2015

VENDIDO: Atari 7800 com 10 Jogos

UPDATE: estes itens foram vendidos. Confira outros lotes de videogames à venda ou entre em contato em caso de interesse. Totalmente compatível com o Atari 2600, o 7800 foi um modelo posterior lançado pela Atari para concorrer com o Nintendinho/NES. Você pode conhecer mais a respeito visi ...

Saiba Mais

15/07/2012

Globetrotter – O Cartucho de Atari Viajante

Em 2003, o jovem Weston Hilton, com 27 anos, resolveu criar seu próprio jogo para o bom e velho Atari. Uma das coisas que o grande público desconhece é que o "rei dos consoles", como é conhecido o game que dominou a cena mundial nos anos 80, até hoje recebe novos jogos. São lançamentos desenv ...

Saiba Mais

17 Respostas para Corrida de Rua: Vantagens das Distâncias Curtas

  1. Pingback: 20min nos 5K - Como Alcancei Minha Meta | Antonio Borba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*