Categorias: Gaming

O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 3

Parte 3 – Em Busca do Platinum

O cobiçado Troféu Platinum -> Parte 1: Primórdios do Ranking
-> Parte 2: Sony Acerta em Cheio

O sistema de troféus (trophies) criado pela Sony através do PlayStation Network é extremamente viciante. Estimula os usuários a jogarem mais, fez surgir uma rede social privada e além de tudo, produz excelentes resultados comerciais, incentivando a venda de expansion packs e mais jogos.

Frequentemente, os DLC (downloadable content) representam parte dos troféus de um jogo vendido em mídia/blu-ray. Portanto, além de platinar, o jogador que quiser completar 100% dos troféus (pois isso é exibido no ranking) se obriga a comprar os pacotes de expansão.

Need for Speed Shift

O NFS Shift é um exemplo brilhante de levar ao extremo o incentivo à pontuação. Não achando os troféus suficientes, os desenvolvedores criaram uma série de badges, que por sua vez, ao serem alcançados em grupos levam aos master badges (bronze, prata, outro e platina). O conjunto de master badges leva, finalmente, aos troféus de bronze, prata e outro.

Need for Speed Shift - Master Badges

Exemplos de badges: arrancadas perfeitas, ultrapassagens, master corners (curvas perfeitas), clean races (corridas limpas), entre outros.

Quando comprei o NFS, logo percebi que com os controles tradicionais no PS3 eu não iria longe. Investi no conjunto de pedais e volantes G27, da Logitech. Para conseguir fixar os controles, precisei gastar também em um “brinquedinho”, que acabou ficando assim:

Cockpit G27 Logitech - Playstation 3 - AntonioBorba.com

Finalmente equipado, não demorou muito a conseguir fechar o jogo e conquistar o almejado troféu platinum. Apenas muitas horas a menos de vida social e boa dose de obstinação. Em seguida, platinei o NFS Hot Pursuit e agora, se der tempo, vou platinar o Shift 2.

E assim, eu também virei escravo da indústria dos jogos e do sistema de ranking e troféus.

8 comentários em O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 3

Outros Posts:

17/09/2011

Atari: a História da Minha Coleção com 1.673 Cartuchos

O Atari 2600 é chamado até hoje de "o rei dos consoles". Foi o videogame que mais impactou uma geração, se transformou em sinônimo dos anos 80 e sua trajetória se confunde com a própria história da indústria do entretenimento, que culminou com o grande crash da indústria dos videogames. ...

Saiba Mais

31/03/2012

Roger Waters The Wall 2012 e a Lamentável Educação das Pessoas

Como fã incondicional, eu assisti ao primeiro show do Roger Waters na nova turnê The Wall que ele está apresentando no Brasil. Foi em Porto Alegre, antes de a turnê seguir para Rio de Janeiro e São Paulo, onde Roger finalizará sua agenda no País. Eu acompanho a carreira do ex-vocalista do ...

Saiba Mais

8 Respostas para O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 3

  1. Welington disse:

    Nenhum jogo do play station precisa de dlc para platinar. Eles adicionam troféis ao jogo, mas esses não são necessários para platinar.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Wellington, isso que você fala é verdade sim. É importante estabelecer a diferença entre “platinar” e completar todos os troféus. Veja no texto que eu me referi a completar 100% dos troféus. Você pode platinar com 90% ou menos, conforme a quantidade de packs que o jogo possui. Mas se quiser que no seu ranking daquele jogo conste como 100% de troféus para quem observa seu profile, terá que baixar os DLCs. É uma forma da indústria “incentivar” a venda dos mesmos. Eu gosto de ter 100%. Abraços!

  2. Pedro disse:

    Nao somos jogadores de ps3,somos caçadores de trofeus.

  3. Pedro disse:

    Borba Influenciado por voce eu tambem fiz este investimento e nao me arrependi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*