Categorias: Gaming

O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 2

Parte 2: Sony Acerta em Cheio

PSN2 - AntonioBorba.comA primeira parte desta série discorre sobre os primórdios do sistema de recompensas na indústria dos videogames. Não deixe de ler para se inteirar do assunto.

A Sony, através da PlayStation Network para o PlayStation 3, foi quem realmente criou o sistema de recompensas que será o parâmetro para qualquer sistema a partir de agora. Um verdadeiro benchmark, o sistema de troféus da Sony foi muito bem concebido.

Através do sistema da Sony, cada fabricante tem um determinado número de pontos fixos para distribuir em seus jogos, tudo controlado e centralizado na PSN. Jogos que rodam em mídia (Blu-ray) possuem determinado números de pontos e podem ter todos os troféus: Bronze, Prata /Silver, Ouro/Gold e Platina/Platinum. Os jogos on-line, também chamados de DLC (Downloadable Content), possuem apenas 1/4 dos troféus dos jogos originais e não possuem o Platinum. Em compensação, geralmente custam muito menos do que um jogo em Blu-ray (esta regra está mudando, uma vez que jogos “full” estão sendo comercializado pela PSN, com set completo de troféus).

Confira neste vídeo o funcionamento completo do sistema de troféus e o sistema de ranking dos jogadores para entender melhor.

Sede pela conquista

Como havia falado no artigo anterior, hoje em dia apenas terminar um jogo “não está com nada” e pode até mesmo ser considerado “feito pequeno”. Esforço muito maior é conquistar todos os troféus de um jogo e o tão desejado troféu Platinum!

Dentro do sistema da Sony, a conquista de troféus se baseia no seguinte mecanismo:

  • Bronze: é o mas fácil de conquistar, tem peso 1 e geralmente é dado para pequenos passos dentro do jogo, como abrir sub-níveis ou realizar certas tarefas pela primeira vez. É um pequeno agrado para estimular o jogador
  • Silver: o troféu prata tem peso 3 e geralmente representa uma conquista intermediária, como fechar várias fases, ou atingir nível de boa importância dentro do jogo. Já exige esforço para conquistá-lo
  • Gold: troféus ouro geralmente são concedidos para finais de jogo ou ao atingir uma gama de conquistas completas, que costumam ser difíceis. Ganhar ouro quase sempre exige bastante dedicação
  • Platinum: o almejado troféu Platinum é reservado ao jogador que conquista todos os troféus de um jogo. O termo “platinar” se usa para a ação de “zerar” o jogo ou fechar 100% dos troféus em determinado game. É preciso ser um jogador habilidoso e persistente para conquistar um troféu Platinum, que com certeza estabele prestígio na comunidade gamer.

O sistema de troféus também soma pontos para estabelecer o nível no qual o jogador se encontra. Cada passagem de nível exige mais pontos do que a passagem anterior, numa progressão geométrica. Atingir o nível 5 é relativamente fácil, mas daí em diante, a progressão é demorada e exige a conquista de muitos troféus.

Exemplos de rankings

 TomBrazil Trophy Card

Ao escrever este artigo, meu ranking é nível 7 com 310 troféus (1 Platinum, 14 Gold e outros), sendo que já completei 34%  a caminho do nível 8. Porém, eu me considero um jogador mediano e meu Platinum foi conseguido com muito esforço no Need for Speed Shift.

A título de comparativo, abaixo segue o ranking de um jogador excelente, o qual eu acho quase impossível alcançar (aliás nem tenho isto como objetivo):

gikoma Trophy Card

Até então, eu achava que um jogador nível 15 com 2.000 troféus e 16 Platinum deveria estar entre os tops do mundo e não deveria fazer mais nada da vida, a não ser jogar. Porém, uma boa pesquisa mostrou o quão longe da realidade eu estava. Abaixo, segue o Trophy Card do jogador de número 26 no mundo neste momento:

johnnynipps Trophy Card

E, para quem acha que o nível 31 com mais de 6.000 troféus e nada menos que 125 Platinum é um exagero desmedido, então sugiro conferir o próximo:

hakoom Trophy Card

Hakoom, gravem o nome, é o gamer número 1 do mundo, com absurdos 11.000 troféus, sendo mais de 200 Platinum. O nível dele é o 43, o qual acredito, sinceramente, que nem a Sony achou possível existir quando concebeu o sistema de troféus e rankings.

No próximo artigo da série, eu contarei a minha experiência pessoal em busca do Platinum.

5 comentários em O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 2

Outros Posts:

12/01/2011

Agradecimentos Idiotas

Durante os feriados de fim de ano, eu distribuí muitas gratificações e, naturalmente, os famosos "caixinhas". Eu faço isso para as pessoas que realmente me prestaram um bom serviço durante o ano. Não faço à toa ou por mera obrigação. No meu conceito, aquelas pessoas mereceram um reconhec ...

Saiba Mais

08/07/2011

Você Sabe a Diferença Entre Menta e Hortelã?

Esses dias eu vi uma propaganda do novo Tic Tac sabor hortelã, perguntando se eu já conheço essa "novidade". Whow -  "esse novo sabor deve ter o potencial de mudar a minha vida", pensei eu... Claro que não! Será que as pessoas param para pensar no absurdo das situações? O dia em que "hort ...

Saiba Mais

5 Respostas para O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 2

  1. Felipe disse:

    Muito bom o artigo!! Estou fazendo um trabalho (TCC) sobre Gamificação! E o artigo, me ajudou bastante!! Valeu.

    PS.: O Hakoom foi ultrapassado, agora ele é o segundo! rs

  2. Rafael Santos disse:

    Antonio, muito legal o Blog e o tema dos jogos. Mas tenho uma pergunta: a Xbox também tem este sistema, chamado de achievements. Por que o da Sony é melhor???

    • Antonio Borba disse:

      Olá Rafael, muito obrigado! O Xbox 360 de fato tem os achievements que são bem similares. Ocorre que o sistema da Sony para os Trophies separa eles em categorias. Portanto, é uma super “moral” o usuário ter bastante troféus Gold ou mesmo Platinum. Enquanto no Xbox, os achievements resultam em pontos que se somam. Perdeu um pouco a graça. É fato que o sistema da Sony ficou bem melhor elaborado! Abraços!

  3. Pingback: O Vício dos Trophies na PSN e a Evolução do Sistema de Ranking – Parte 1 | Antonio Borba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*