Categorias: Cotidiano

Pimenta Tabasco e Suas Variedades

Pimenta Tabasco e Suas Variedades - AntonioBorba.comO molho de pimenta Tabasco, produzido pela McIlhenny Company na localidade de Avery Island, Louisiana, transformou-se em sinônimo mundial de pimenta de boa qualidade. Qualquer bom restaurante que se preze, em qualquer lugar do mundo, há de ter um molho de pimenta Tabasco à mesa.

Um dos grandes motivos para isso é que a pimenta Tabasco tradicional, do rótulo branco, acentua o sabor da comida sem “avinagrar”. De fato, poucas pimentas têm a capacidade de não alterar o sabor de um prato.

Variedades de Tabasco - AntonioBorba.com

Eu ordenei as 5 variedades principais de Tabasco em uma sequência “didática” (em ordem cronológica), a qual explico a seguir:

  1. Tabasco (“tradicional”): o primeiro e mais “puro” dos molhos, foi o que deu renome à marca. É produzido a partir de pimentas da variedade tabasco, daí o nome do molho. Ainda é  minha preferida, pois combina com tudo e é forte na medida certa. Não recomendada para quem tem medo de pimenta.
  2. Green: eu apreciava essa pimenta desde seu lançamento, quando era chamada de Jalapeño Sauce. Poucas pessoas perceberam, mas nome, cor e fórmula mudaram. Inicialmente, esse molho continha predominantemente a pimenta Jalapeño, tinha uma cor verde clara e era bastante azedo (“sour”). Posteriormente, a Tabasco suavizou a fórmula, adicionando pimentas verdes ao mix, que ficou mais escuro e um pouco menos azedo. Assim surgiu o nome atual “Green Pepper Sauce”, a pimenta mais fraca da linha, com exceção da doce “Sweet & Spicy”.
  3. Garlic: segunda pimenta mais fraca da linha tradicional, é um blend de pimenta caiena, tabasco e japeño, com um toque de alho. Mistura interessante principalmente para quem não gosta de molhos fortes (ou apreciadores de alho), seu sabor é acentuado e tende a marcar a comida. Uma boa pimenta como todas da linha, porém nada fantástica.
  4. Habanero: pimenta de verdade! Mistura da variedade habanero com pimenta do reino e diversas frutas, resultando em um sabor dito como “tropical” – forte e exótico, com sabor intenso e marcante. É interessante, e representa o sabor mais forte da marca. Recomendada para quem aprecia molhos fortes.
  5. Chipotle: representando o início de uma era de novos sabores, a Chipotle é o sabor mais exótico de todos. Feita a partir de jalapeños vermelhos defumados, lembra levemente o molho barbecue, porém sem a característica doce. É mais fraca que a Tabasco tradicional e interessantíssima para quem busca um molho saboroso e não muito forte.

Outras Variedades

Tabasco Sweet & Spicy - AntonioBorba.comSweet & Spicy

Talvez a pimenta mais “incomum” da linha Tabasco, essa certamente inesperada novidade foi lançada logo após a Chipotle. Sua receita é baseada na tradicional pimenta tabasco, adicionada a um “mix asiático”.

Possui consistência espessa, indicada para “dipping”, isto é, “mergulhar” a comida.

A Tabasco recomenda consumir o molho com batatas fritas, frango e outros aperitivos.

Essa pimenta, definitivamente, não faz a minha cabeça. Sou suspeito para falar, porque não gosto de misturar o doce à comida.

Entretanto, muitas pessoas podem achar seu sabor interessante e exótico. Portanto, se você gosta de temperos agridoces, não pense duas vezes!

Tabasco Buffalo Style Hot Sauce - AntonioBorba.com

Buffalo Style Hot Sauce

Bem… aqui começa a brincadeira. Buffalo é o lançamento mais recente da linha Tabasco, que recomenda essa pimenta, principalmente, para “chicken wings“, ou seja, asinhas de frango (nada mais americano). Segundo a empresa, essa pimenta tem consistência mais espessa, justamente para aderir melhor à comida e não escorrer.

Comprei algumas Buffalo do site da Tabasco, sem maiores expectativas. Qual não foi a minha surpresa. Essa pimenta é fantástica, maravilhosa. Seu sabor, ao meu paladar, lembra a Habanero misturada com Green/Jalapeño, com um toque de Garlic ao fundo. Para entender melhor: a pimenta possui um sabor forte e marcante (como a Habanero), porém com uma tendência para o azedo (por isso a lembrança do Jalapeño) e possui alho na mistura (por isso a relação com a  Garlic).

Surpreendi-me ainda mais ao descobrir que a Buffalo não é feita da variedade habanero, mas sim de pimenta caiena (“red cayenne pepper“). A Tabasco afirma em seu site que essa mistura é perfeita, e sou obrigado a concordar. Fazia muito tempo que eu não experimentava uma pimenta tão intensa, saborosa e exótica. Seu nível de ardor fica certamente abaixo da Tabasco original, talvez próxima à Chipotle. A pimenta modifica o gosto da comida, pois é marcante, mas modifica para melhor! Fiquei completamente viciado.

Pimentas “Reserva”: não obstante toda a variedade anterior, a Tabasco ainda produz, de tempos em tempos, uma seleção especial de produção limitada. Falaremos mais sobre isso em outro post.

Índice de Intensidade – Scoville

Para encerrar a matéria, vamos falar rapidamente do índice Scoville, utilizado para medir a intensidade das pimentas. Existente desde 1912, o índice é uma forma de dosar a quantidade de capsaicina (componente ativo responsável pelo “ardor”) presente nas pimentas.

Portanto, os viciados em endorfina podem consultar esta tabela para auxiliar na escolha de sua Tabasco preferida:

Tabela Scoville para Tabasco - AntonioBorba.com

25 comentários em Pimenta Tabasco e Suas Variedades

Outros Posts:

08/04/2012

Clifford D. Simak CITY – Ficção e Reflexão

Dentre os grandes nomes da ficção científica em seu auge, quando os livros eram apenas de papel, figuram Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Philip K. Dick, Ray Bradbury e outros escritores cujas obras até hoje são transformadas em filmes ou servem de inspiração para histórias que conhecemos atr ...

Saiba Mais

23/02/2011

Os Números Impressionantes da Internet em 2010

Ouça áudio com entrevista. São 2 bilhões de usuários. Cada divulgação de dados sobre a Internet espanta ainda mais as pessoas. Até mesmo para especialistas, é difícil assimilar alguns números. A Internet cresce de maneira brutal e acelerada. A mais recente pesquisa, oriunda da Pi ...

Saiba Mais

25 Respostas para Pimenta Tabasco e Suas Variedades

  1. Kaique Miguel disse:

    Antonio boa tarde, mas ai quando vai comprar no site tá aparecendo quase $50 de frete, ai marca outra opção fica $0, eles entram em contato depois disso?

  2. André Rogero disse:

    Olá Antônio, sou grande apreciador da Tabasco e fazendo uma pesquisa no google me deparo com sua matéria, muito interessante e bem feita, por sinal. Porém eu estou a procura de onde comprar a Tabasco Buffalo, pois não encontro em lugar algum. Você comentou que comprou pelo site, mas seria este o site americano ou do Brasil? Grato, e parabéns pela matéria!
    Um abraço.

    • Antonio Borba disse:

      Olá André, valeu meu caro. Comprei no site americano. Eles mandam para o Brasil. Entretanto, há uma opção similar e interessante, a Frank’s Hot Wings, que foi desenvolvida com a mesma finalidade que a Buffalo. Não é tão boa, mas similar, é concorrente da Tabasco lá fora. E tem no Brasil. Já a Buffalo mesmo, não tenho mais visto. Abraços

      • André Rogero disse:

        Ótima recomendação, Antônio! Já providenciei a compra da Frank’s e estou aguardando chegar. E voltando na Tabasco Buffalo, até parei de procurar mas não por falta de interesse. Mas, desculpe a curiosidade, qual site seria o que você pediu? Pois já procurei no eBay, entre outros, mas todos tem frete mais caro que o próprio produto para o Brasil. Em qual vc conseguiu? Desculpe a inconveniência, e desde já agradeço pela ajuda, só estou no aguardo da Frank’s! Obrigado, um abraço.

        • Antonio Borba disse:

          Não tem problema, comprei no site oficial da Tabasco – tabasco.com – eles dão um frete alto mas informam que vão entrar em contato por e-mail, passar o frete correto e confirmar a compra. Vale a pena.

  3. tania teixeira disse:

    Ola,sou da madeira e gostaria de saber de saber se fazem entregas de encomenda de molho tabasco de embalagens grandes,e a melhor pimenta que conhecemos,agradecia resposta e precos,muito obrigada!!!!

  4. florisvaldo disse:

    gostaria de saber se o senhor compra pimenta. pois eu vendo. obrigado.

  5. Artur disse:

    Amigo, pelo que pesquisei, as duas ultimas tabasco comentadas (Buffalo e Sweet) não encontramos no mercado Brasileiro.

    Onde podemos encontrá-las?

    Abs.

  6. Gessé Furlan disse:

    Sou apreciador de pimentas há muitos anos. Há dois anos num almoço, um amigo me apresentou a Tabasco, desta tradicional. Gostei de imediato e hoje uso Tabasco em todas as refeições. Quero ainda experimentar a Habanero e a Garlic, mas nos mercados em Maringá ainda não consegui encontrar.

  7. Gilberto Coutinho disse:

    Encontramos nos mercados os tipos Tabasco Peper Sauce e Green Pepper, mas dificilmente achamos Tabasco Habanero, a meu ver, o melhor. Qual a razao?

  8. ARQUIMEDES ALVES disse:

    EU FAÇO MOLHOS DE PIMENTAS PARA CONSUMO COM
    A FAMILIA E AMIGOS. PORÉM OS MOLHOS DE PIMENTA TABASCO SÃO OS MAIS SABOROS QUE JÁ COMI,TÊM UM ARDOR SUPORTÁVEL E UM SABOR EXÓTICO E INIGUALÁVEL. PARABÉNS AO SEU CRIADOR.

  9. Rafael Monte disse:

    amigo, gostaria de te enviar uma pimenta feita artesanalmente pelo meu avo desde que me entendo de gente. Começamos agora a produzir para venda. O molho se chama Nobre Lira e será um prazer te enviar e ouvir sua opinião. Abraço!

  10. Carlos Petry disse:

    Tenho um pé (produzindo)de um pimenta para mim sem identificação, trata-se visualmente de uma malagueta, cujos rutos tem em média de tres a quatro milímetros de comprimento. Ela é bastante picante, e não me parece excessivamente agressiva. Quando cosinho feijão utilizo uma frutinha esmagada para temperar um quilo e oi resultado é um feijão com ótimo sabor, onde se percebe a presença da pimenta, sem uma ardência pronunciada. Poderiam me ajudar na identificação?

    • Antonio Borba disse:

      Olá Carlos… eu não sou o maior especialista em pimenta – conheço mais os molhos Tabasco, mas você já tentou buscar sobre o assunto no Google? De repente bucando por imagens, você conseguirá identificar alguma parecida… Abraços!

  11. Andz disse:

    Cresci em Buffalo, e lembro-me de altas noites viradas devorando baldes e baldes de Buffalo Wings (as spicy é claro) com a família. Hoje não como mais galinhas mas vou procurar esse Tabasco Buffalo para ver se mato a saudade e presenteio meu pai. Ele comentou que o presente mais valioso que ele ganhou de mim nos últimos tempos foi uma garrafinha de Maple Syrup que também trouxe muitas lembranças daquela época. Obrigado pela dica!

    • Antonio Borba disse:

      Valeu Anderson! De fato, os melhores presentes que podemos dar (e ganhar) são aqueles que trazem um significado sentimental oculto… eles valem muito mais do que qualquer dinheiro, porque pouca coisa paga o valor de uma sensação dessas como você descreveu. Certamente, evocou muitas memórias! Excelente, fico contente de ter ajudado desta forma! Abraços

  12. G. N. Zechmann disse:

    A Tabasco se destaca pelo fato de não deixar a comida “doce” como os molhos de pimenta existentes no mercado nacional.

    Ao entupir sua comida de pimenta com essas marcas baratas que temos no Brasil, você vai basicamente sentir aquele gosto de açucar com vinagre. Ainda bem que temos a Tabasco para nos salvar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*