Categorias: Comportamento

Manual Prático da VIDA


Manual Prático da Vida por Robert Downey Jr. - AntonioBorba.comAs pessoas adoram compartilhar “fórmulas” para uma vida melhor. As redes sociais vivem cheias de pequenas lições de vida com implicações morais e sociais. Frequentemente, as pessoas menos habilitadas são as que mais opinam – parecem especialistas em dar conselhos, quando a própria vida delas é uma bagunça.

Quem diria que Robert Downey Jr., um ator outrora problemático e afundado no vício do álcool e das drogas, viria a se tornar um dos atores mais bem pagos da atualidade e, ainda por cima, dar conselhos valiosos sobre a vida?

Pois bem, Robert deu uma entrevista para as páginas amarelas da Revista Veja do dia 18/01/12. Geralmente palco para aborrecidos discursos, dessa vez a matéria chamou minha atenção. Fiquei realmente impressionado com a capacidade de discernimento e visão de vida que esse ator demonstrou. Guardei a compreensão do assunto até que resolvi escrever este post.

As lições de Robert

Ao contrário de pseudo-ensinamentos de auto-ajuda, o que me chamou a atenção na entrevista do ator foi justamente a ausência de conceitos “enlatados”. É muito difícil achar uma pessoa que pense por si e apresente convicções tão fortes. Acompanhe algumas frases:

O sucesso não conserta nada – só seguir adiante o faz” – sabe-se ser pensamento comum entre as pessoas menos esclarecidas o falso conceito de que dinheiro ou sucesso vai resolver tudo na vida – o que não é verdade.

…a tentativa de analisar ou racionalizar o sucesso – pessoal, profissional ou de qualquer outra natureza – e transformá-lo numa fórmula ocupa o tempo e o espaço que eu deveria dedicar a aproveitar esse sucesso… a vida é uma bagunça, e é nossa tendência natural estabelecer correlações e determinar categorias“. Talvez a parte mais profunda da entrevista. De fato, o que Robert está dizendo é que o que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra. Algumas pessoas chegam ao fundo do abismo e não saem mais, outras conseguem sair – é o caso dele. Não há fórmula segura para isso. O ser humano tenta explicar, racionalizar e achar receitas para tudo – e muitos se aproveitam da fórmula que funcionou para eles com o objetivo de ganhar dinheiro em suposta presunção de que isso servirá para qualquer pessoa – uma grande mentira.

…se você não quer se deparar de novo com um velho resultado catastrófico, não tome aquela velha decisão ruim“. Pode parecer óbvio que a repetição de ações erradas leva a novos fracassos. Entretanto, o mais comum é ver as pessoas agindo da mesma forma, erro após erro, sem nada aprender e sem nada mudar, acreditando cegamente que o “destino” delas está escrito ou que a vida e as pessoas “estão contra elas”.

Prefiro trocar de marcha enquanto estou em vantagem” – essa foi ótima. Contrariando o velho ditado “em time que está ganhando, não se mexe” – uma anátema para o comodismo e para o fracasso, Robert prefere ditar seu caminho enquanto está em alta – essa é uma característica resguardada aos corajosos e visionários.

Conclusões

Homem de Ferro da Vida Real - Robert Downey Jr.Se há alguma conclusão a ser extraída do complexo mas elucidativo texto da entrevista, é que na vida não há manual. Melhor do que se basear em ensinamentos prontos vindos de outras pessoas, é ter a percepção do que funciona ou não para você.

Muitas pessoas de sucesso possuem uma grande capacidade de auto análise, instintos apurados, enorme talento ou são simplesmente muito esforçadas. Acreditar na sua capacidade e investir em conhecimento é importante. Mas de nada adianta se a pessoa não souber enxergar e aproveitar as oportunidades, muitas vezes sutis, que a vida proporciona.

Mas o lado bom mesmo da entrevista foi perceber que há inteligência em Hollywood. Finalmente vi palavras realmente sábias proferidas por um astro. Agora posso admirar uma pessoa de carne e osso, que tem as características de um verdadeiro herói. É o Homem de Ferro da vida realRobert Downey Jr.

4 comentários em Manual Prático da VIDA

Outros Posts:

17/08/2011

Parem de Colocar DEUS no Meio das Coisas

As pessoas têm mania de colocar Deus no meio de tudo. Dos menos aos mais religiosos, a obsessão por creditar as conquistas ao Todo Poderoso parece ser um hábito extremamente arraigado na cultura brasileira, sobretudo nos esportes. - Jogador de futebol faz gols e conquista uma partida, é porqu ...

Saiba Mais

23/02/2011

Os Números Impressionantes da Internet em 2010

Ouça áudio com entrevista. São 2 bilhões de usuários. Cada divulgação de dados sobre a Internet espanta ainda mais as pessoas. Até mesmo para especialistas, é difícil assimilar alguns números. A Internet cresce de maneira brutal e acelerada. A mais recente pesquisa, oriunda da Pi ...

Saiba Mais

4 Respostas para Manual Prático da VIDA

  1. juliana disse:

    muito bom o site,no entanto achei a parte em que eh dito o seguinte “Quem diria que Robert Downey Jr., um ator outrora problemático e afundado no vício do álcool e das drogas, viria a se tornar um dos atores mais bem pagos da atualidade e, ainda por cima, dar conselhos valiosos sobre a vida?” muito ruim, afinal, uma pessoa nao pode ser julgada por nenhuma pessoa, pois lembre-se de seus erros para falar dos outros, robert pode ter se drogado, pode ser viciado em alcool e tudo mas, soh que isso nao afeta o fato de ele ser um dos melhores atores da atualidade… mas tirando isso, o post eh muito bom…
    afetuosamente,
    juliana.

    • Antonio Borba disse:

      ???? Juliana, não consigo entender seu comentário, não falei nenhuma mentira, nem denegri ele, ao contrário, o post todo é elogiando a vida dele como pessoa e ele é o primeiro a admitir seu antigo vício. Desculpe, não consegui entender o fundamento da sua crítica, dá a impressão de que você não leu meu post.

  2. Fola disse:

    Bom Dia Borba, ótimo post . Também acredito que cada vez mais as pessoas estão desaprendendo a pensar. Na verdade o modelo de educação de hoje nem permite com que nossas crianças aprendam a pensar, tudo já vem pronto, parece que tudo já está ENLATADO, como se tivesse escrito abra e coma. E acabam se acostumando com isso. Aqui em Curitiba já vi uns modelos de escola que me chamaram a atenção, escolas que te ensinam a viver e a conviver com pessoas. O professor pega os alunos e sai dar uma volta no campo mostrando as coisas e conversando sobre diversos assuntos, nadas de livros e nada de cadernos, apenas conversa. Isso sim faz com que a própria criança crie conceitos e não os copie. Me perdoe a falha por não lembrar detalhes sobre essas escolas, mas assim que eu conseguir juntar material posso lhe passar se tiver interesse. Forte abraço Fola

    • Antonio Borba disse:

      Fola, muito interessante, gostaria sim de saber mais a respeito, caso encontre. Qualquer educação que faça as pessoas aprenderem a pensar, é louvável por natureza. O que mais precisamos é que as pessoas aprendam a pensar – de verdade – em vez de meramente “acharem” que estão no controle, quando na verdade seguem como passageiras.
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*