Amizades Virtuais São Reais?

Amizades Virtuais São Reais? AntonioBorba.com

Veja vídeo com entrevista ao final da matéria.

O sociólogo Robert Putnam já passa dos 70. Nascido em 1941 em Rochester, NY, ele pertence a uma geração passada. Porém, em 1995 fez uma afirmação que foi tomada como verdade genérica, sem muita contestação, a respeito das amizades via Internet. Sua tese defende que, ao fazer amigos online, as pessoas acabam se isolando e tendo menos amigos offline. Somente recentemente esta tese começou a ser contestada.

A revista Super Interessante de fevereiro de 2011 traz uma ampla matéria a respeito da amizade, em que cita estudos de várias universidades que comprovam o contrário: o uso das redes sociais e da Internet, na verdade, ampliam as amizades e os laços com o mundo físico, se forem utilizadas dentro de um limite saudável, claro.

Apesar de trabalhar com Internet, eu não gosto de exagerar no uso das redes sociais e mantenho muitas atividades fora da web. Portanto, esta matéria me fez refletir sobre minhas próprias convicções a respeito das amizades via Internet. Em uma rápida análise, pude perceber que possuo vários amigos em outras cidades e estados, com os quais mantenho contato através de e-mail ou MSN. Estas amizades teriam se mantido em um mundo sem Internet?

Uma amizade em particular chama a minha atenção e é talvez o melhor exemplo – de uma amiga que mora em Istambul/Turquia, a qual mantenho contato há mais de 10 anos. Nunca perdemos a amizade e sem Internet isto seria impossível. O mundo digital consegue superar a mudança de endereços e telefones, embora e-mails também mudem. Fiz amizades também com pessoas de outros países via Internet, embora de maneira mais superficial. Mesmo assim, algumas eu conheci pessoalmente.

Enfim, não há dúvida que a Internet serve como meio de reforçar os laços e manter contato com amigos e familiares ao longo dos anos, além de permitir um “aumento de produtividade” nas amizades. Como tudo na vida, a Internet acelera e agrega “mais”. Mais trabalho, mais lazer, mais amigos. Nosso cérebro acelera para dar conta de tudo e levamos a produtividade ao limite.

Esta constatação me fez repensar sobre o poder da Internet. A única ressalva é que devemos evitar o exagero. Ao estabelecer laços virtuais, não devemos esquecer o quanto as verdadeiras amizades são importantes. E estas são possíveis somente no mundo real. Ou será que vou mudar de ideia novamente?

5 comentários em Amizades Virtuais São Reais?

Outros Posts:

19/05/2015

Como Comer Comida Árabe nas Arábias

O título deste post me lembra uma piada do comediante Seinfeld, na qual ele fala que não se pede comida chinesa na China, mas apenas "comida". Da mesma forma, não se pede "comida árabe" no mundo árabe. A origem dessa culinária passa por diversos países da região, principalmente Síria e, ...

Saiba Mais

13/03/2013

Corrida de Rua: Vantagens das Distâncias Curtas

Corredores de rua geralmente querem evoluir. E a evolução, em quase 100% dos casos, caminha da velocidade para a resistência. A explicação parece lógica: enquanto jovens, temos mais facilidade em correr rápido, nossos músculos e tendões aguentam melhor o impacto associado à performance. ...

Saiba Mais

5 Respostas para Amizades Virtuais São Reais?

  1. Debora disse:

    Borba, muito legal o post e também a entrevista na RIC! Parabéns! Hoje em dia é muito difícil eu começar uma amizade no meio virtual. Culpa da falta de tempo e também toda essa coisa de segurança e privacidade… Mas isso era comum quando comecei a usar internet no fim dos anos 90. Como a maioria dos meus amigos “reais” da época não tinham nem e-mail eu acabei fazendo algumas amizades virtuais e com muitos eu mantenho contato até hoje. Pra mim amizade é uma só, não importa o meio! Abraços!

    • Antonio Borba disse:

      Oi Debora, muito obrigado! Que bom que você gostou da entrevista! O que você citou, o fator “tempo”, sem dúvida, é fundamental, pois sem tempo nem mesmo para cumprirmos nossas obrigações diárias, o que será de fazer novas amizades! Embora, neste caso, usar o meio eletrônico para manter amizades antigas seja se fato muito proveitoso. Abraços!

  2. Pingback: Influência da Internet nas relações de amizade | Magic Blog

  3. mauricio Fernandes disse:

    Eu creio que é possível sim criar relacionamentos reais pela internet. Sou um exemplo… Me casei pela web, 20% de meus amigos são da web. Conhecidos em jogos eletrônicos em comum que viraram amigos de verdade. Sempre tenho contato com eles via web e sempre que é possível nos encontramos para tomar uma cerveja.

    Creio que isso daqui pra frente seja habitual, uma coisa comum, só temos claro que ter o cuidado normal, antes de sair se encontrando com pessoas conhecidas na Internet, assim como temos também quando conhecemos uma pessoa num parque ou shopping, o princípio é o mesmo.

    []s. Mauricio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*