Amizades Virtuais São Reais?

Amizades Virtuais São Reais? AntonioBorba.com

Veja vídeo com entrevista ao final da matéria.

O sociólogo Robert Putnam já passa dos 70. Nascido em 1941 em Rochester, NY, ele pertence a uma geração passada. Porém, em 1995 fez uma afirmação que foi tomada como verdade genérica, sem muita contestação, a respeito das amizades via Internet. Sua tese defende que, ao fazer amigos online, as pessoas acabam se isolando e tendo menos amigos offline. Somente recentemente esta tese começou a ser contestada.

A revista Super Interessante de fevereiro de 2011 traz uma ampla matéria a respeito da amizade, em que cita estudos de várias universidades que comprovam o contrário: o uso das redes sociais e da Internet, na verdade, ampliam as amizades e os laços com o mundo físico, se forem utilizadas dentro de um limite saudável, claro.

Apesar de trabalhar com Internet, eu não gosto de exagerar no uso das redes sociais e mantenho muitas atividades fora da web. Portanto, esta matéria me fez refletir sobre minhas próprias convicções a respeito das amizades via Internet. Em uma rápida análise, pude perceber que possuo vários amigos em outras cidades e estados, com os quais mantenho contato através de e-mail ou MSN. Estas amizades teriam se mantido em um mundo sem Internet?

Uma amizade em particular chama a minha atenção e é talvez o melhor exemplo – de uma amiga que mora em Istambul/Turquia, a qual mantenho contato há mais de 10 anos. Nunca perdemos a amizade e sem Internet isto seria impossível. O mundo digital consegue superar a mudança de endereços e telefones, embora e-mails também mudem. Fiz amizades também com pessoas de outros países via Internet, embora de maneira mais superficial. Mesmo assim, algumas eu conheci pessoalmente.

Enfim, não há dúvida que a Internet serve como meio de reforçar os laços e manter contato com amigos e familiares ao longo dos anos, além de permitir um “aumento de produtividade” nas amizades. Como tudo na vida, a Internet acelera e agrega “mais”. Mais trabalho, mais lazer, mais amigos. Nosso cérebro acelera para dar conta de tudo e levamos a produtividade ao limite.

Esta constatação me fez repensar sobre o poder da Internet. A única ressalva é que devemos evitar o exagero. Ao estabelecer laços virtuais, não devemos esquecer o quanto as verdadeiras amizades são importantes. E estas são possíveis somente no mundo real. Ou será que vou mudar de ideia novamente?

5 comentários em Amizades Virtuais São Reais?

Outros Posts:

16/06/2014

The Real Twin Peaks – Post Final

Este post encerra a saga da minha visita às locações reais de Twin Peaks, a série eternizada pelo diretor David Lynch. O objetivo é fornecer um índice para tudo que escrevi sobre o tema, links para sites externos de referência e dicas de outras atrações na região para quem deseja conhecer ...

Saiba Mais

13/07/2016

A New Marauder: Sensacional Homebrew para o Atari

A New Marauder é um jogo novo desenvolvido para o Atari 2600, um console que está prestes a completar 4 décadas. E, o mais impressionante, o primeiro lançado no Brasil, ainda por cima em padrão superior aos "homebrews" geralmente encontrados no mercado norte-americano. Apesar da sua long ...

Saiba Mais

5 Respostas para Amizades Virtuais São Reais?

  1. Debora disse:

    Borba, muito legal o post e também a entrevista na RIC! Parabéns! Hoje em dia é muito difícil eu começar uma amizade no meio virtual. Culpa da falta de tempo e também toda essa coisa de segurança e privacidade… Mas isso era comum quando comecei a usar internet no fim dos anos 90. Como a maioria dos meus amigos “reais” da época não tinham nem e-mail eu acabei fazendo algumas amizades virtuais e com muitos eu mantenho contato até hoje. Pra mim amizade é uma só, não importa o meio! Abraços!

    • Antonio Borba disse:

      Oi Debora, muito obrigado! Que bom que você gostou da entrevista! O que você citou, o fator “tempo”, sem dúvida, é fundamental, pois sem tempo nem mesmo para cumprirmos nossas obrigações diárias, o que será de fazer novas amizades! Embora, neste caso, usar o meio eletrônico para manter amizades antigas seja se fato muito proveitoso. Abraços!

  2. Pingback: Influência da Internet nas relações de amizade | Magic Blog

  3. mauricio Fernandes disse:

    Eu creio que é possível sim criar relacionamentos reais pela internet. Sou um exemplo… Me casei pela web, 20% de meus amigos são da web. Conhecidos em jogos eletrônicos em comum que viraram amigos de verdade. Sempre tenho contato com eles via web e sempre que é possível nos encontramos para tomar uma cerveja.

    Creio que isso daqui pra frente seja habitual, uma coisa comum, só temos claro que ter o cuidado normal, antes de sair se encontrando com pessoas conhecidas na Internet, assim como temos também quando conhecemos uma pessoa num parque ou shopping, o princípio é o mesmo.

    []s. Mauricio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*