.COM – Nova Bolha ou Nova Realidade de Investimento?

.COM - Nova Bolha ou Nova Realidade de Investimento? AntonioBorba.comAs únicas coisas que parecem ser tão naturais quanto a economia e o capitalismo são as bolhas. Em ciclos, ela se repetem e o homem moderno parece vítima do mesmo problema, “over and over again”.

Um novo ciclo está chegando com o crescimento espantoso das redes sociais (principais exemplos: Twitter e Facebook), além do fortalecimento de empresas .COM tradicionais (como Google e eBay) e o surgimento de novos negócios on-line que fazem dinheiro rápido (principais cases: Compras Coletivas e Leilões de Centavos).

Bolha ou Realidade?

Desta vez, com a tecnologia cada vez mais disseminada em nossas vidas e fazendo um elo comum entre quase todas as atividades do ser humano, alguns economistas acreditam que NÃO estamos vivendo uma bolha e que a história é outra. MAS, pergunto, se estivéssemos vivendo uma bolha, também não saberíamos, pois do contrário não seria uma bolha, certo?

Como Diretor Executivo da Magic Web Design, eu posso dar minha opinião. Para nós, é muito fácil detectar as tendências de negócios on-line, já que recebemos diariamente vários pedidos de orçamento. Não preciso dizer que nos últimos meses os recordistas têm sido Compras Coletivas e Leilões de Centavos.

Com isso, podemos concluir que, neste momento, há muitas pessoas e empresas dispostas a investir na Internet. Grande parte delas é atraída pela cobiça do lucro fácil e uma inveja disfarçada do sucesso do Peixe Urbano e do Groupon. Querem surfar na onda a qualquer preço, rapidamente. Assim como entram rápido, tendem a sair rápido, portanto a Magic Web Design não foca neste tipo de cliente. Porém, uma pequena parcela deste público é composta por empresários sérios, que planejam seus passos e possuem uma noção mais ampla de negócios. Esses sim, são o público alvo da nossa empresa.

Veredito

Neste exato momento, é impossível dizer com precisão se estamos vivendo uma bolha ou não. Uma coisa é certa: muita gente vai perder dinheiro e a maior parte dos negócios não vai dar certo, até porque, infelizmente, iniciar um negócio on-line é muito fácil. O caminho para os aventureiros sempre esteve aberto na web, principalmente para quem não gosta de trabalhar e acha que vai ficar rico da noite pro dia.

Ao mesmo tempo, com o crescimento da tecnologia em nossas vidas, há espaço para muitas empresas se estabelecerem e ganharem dinheiro no mundo virtual.

Eu só espero que não faltem agricultores, industriários, médicos e outras profissões básicas. O mundo não é feito apenas de virtual, precisamos valorizar todas as qualificações que o ser humano adquiriu ao longo de sua história. Hoje em dia, é cada vez mais raro achar alfaiates, marceneiros e até mesmo engenheiros! Se todo mundo quiser ganhar dinheiro com tecnologia, nossas vidas não serão nada fáceis.

Gostou do post? Recomendo este artigo da revista Época: “A internet de volta à bolsa“.

8 comentários em .COM – Nova Bolha ou Nova Realidade de Investimento?

Outros Posts:

31/03/2012

Roger Waters The Wall 2012 e a Lamentável Educação das Pessoas

Como fã incondicional, eu assisti ao primeiro show do Roger Waters na nova turnê The Wall que ele está apresentando no Brasil. Foi em Porto Alegre, antes de a turnê seguir para Rio de Janeiro e São Paulo, onde Roger finalizará sua agenda no País. Eu acompanho a carreira do ex-vocalista do ...

Saiba Mais

08/07/2016

UberCopter: Vale a Pena?

O Uber virou referência para toda a comunidade de start-ups e aplicativos com potencial disruptivo, isto é, que têm como característica ser um "game changer" - mudar as regras de negócio de forma significativa, estabelecendo novos conceitos para a relação entre pessoas e empresas. O UberCo ...

Saiba Mais

8 Respostas para .COM – Nova Bolha ou Nova Realidade de Investimento?

  1. Fola disse:

    Borba, concordo com suas palavras, o fato é que a idéia de dinheiro fácil da noite para o dia é o típico pensamento errado e mesquinho de alguns Brasileiros. Só relembrarmos as piramides e outros golpes das antigas, sempre alguem vai cair . Para entrar num mercado é preciso conhecelo muito bem antes de se aventurar, muitas dessas pessoas que querem pegar carona no sucesso fácil, vão acabar perdendo dinheiro. Forte abraço

    • Antonio Borba disse:

      Olá Fola, bem lembrado, é a lei do menor esforço que se aplica aos negócios. Temos que esperar o ciclo: empresas vão fechar e somente os realmente competentes, que fizeram um planejamento, vão sobreviver. Obrigado pelo comentário! Abraços.

  2. Andz disse:

    Afff… as pulseiras holograficas a que me refiro não têm nada a ver com as da Magic Hologram!!!

  3. Andz disse:

    Oi Borba, “grandes” negócios e oportunidades que aparecem e se vão, rápido ou não, lembrados ou esquecidos na minha opinião acontecem em qualquer lugar. Seja uma compra em grupo virtual ou o comércio de produtos como pulseirinhas com holografia para melhorar o equilíbrio no mundo físico. Bolhas virão e estourarão mas logo aparece outra. Me refiro mais acima a “qualquer lugar”, e mesmo assim acho estranho e imagino que seja uma tendência a mudança do pensamento dualista comum ao ser humano, de tudo ser certo ou errado, sim ou não, bonito ou feio… virtual ou real tende a perder suas barreiras, um trabalho feito virtualmente é tão sólido como o feito em papel.

    Abraço!

    • Antonio Borba disse:

      Anderson, fantástico, existencialista e filosófico! hehe. Eu quis dize que muita gente quer fazer negócios virtuais mas precisamos de pessoas produzindo em carne e osso, certo? Se todo mundo for pro virtual, quem vai instalar sua conexão de Internet, cozinhar, lavar, limpar, consertar, construir? Isso me lembra um comentário feito pelo pai de Charlie Sheen no Wall Street original de 1987, dizendo para ele produzir algo de verdade ao invés de tentar ficar rico com ações. Por esta linha! rs

  4. Gabriel Lara disse:

    Antônio, aqui vou eu de novo, quero dar os parabéns por esta matéria que também gostei muito. Desta vez quero esclarecer uma dúvida, se me permite. Meu filho gosta de tecnologia e pretende seguir a carreira. O que você indica para ele como profissão na área? Se eu quiser investir na Internet, qual é um negócio? Fico grato desde já pela atenção dispensada.

    • Antonio Borba disse:

      Gabriel, o que posso dizer sobre profissões é que, ao menos em nossa área, estamos precisando constantemente de Desenvolvedores/Programadores (sobretudo na linguagem PHP, mas há vasto campo nesta área) e Designers que trabalhem com Flash (para fazer animações). Conforme o seu filho tenha uma tendência para lógica ou criação artística, eu recomendaria uma das duas áreas.
      Já no tocante ao investimento na Internet, é preciso conhecer a área para se arriscar. Do contrário, eu aconselho a observar as áreas coligadas. Dá para fazer muito dinheiro prestando serviços para o público de tecnologia, pois precisamos de mais e melhores assistências técnicas para tudo, de notebooks a celulares. Hoje, se o celular quebrou, quem resolve? Além disso, há de se pensar em serviços complementares, como backups e manutenção. Há cada vez menos empresas fazendo manutenção de computadores para empresas pequenas e médias. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*