BlackBerry PlayBook – O Verdadeiro Review

BlackBerry PlayBook - O Verdadeiro Review - AntonioBorba.comEu sou fã assumido da marca BlackBerry e não troco meu Bold por 10 iPhones. Portanto, foi uma consequência natural, ao escolher um tablet para meu dia a dia, optar pelo BlackBerry PlayBook. Comprado no exterior, já faz pelo menos dois meses que estou utilizando a versão de 32GB, e agora tenho condições de oferecer uma análise mais profunda para os interessados. Afinal, nos sites e vídeos disponíveis na web, o que conseguimos ver geralmente, são reviews básicos feitos por profissionais que não usam os equipamentos no cotidiano.

Se você não conhece o PlayBook, pode assistir a este vídeo da CNET que mostra rapidamente as principais features. O vídeo é longo, mas você pode assistir somente aos 3 primeiros minutos, que trazem o review básico:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rb-r3g-zmLw[/youtube]

Ignore o infeliz comentário do analista sobre o botão de liga e desliga. Eu também achei isso verdadeiramente medonho, até descobrir que o PlayBook pode ser ligado através de um swipe (arrastar o dedo) na tela, e hibernado por temporização ou manualmente, clicando em um menu rápido.

PlayBook – Pontos fortes

Esse tablet de 7 polegadas, que no momento já está sendo comercializado no Brasil, é verdadeiramente uma maravilha para navegação na web. Seu browser é rápido e ágil, suporta Flash integralmente e os sites abrem como se estivessem em um computador. Só isso já basta para tornar o PlayBook muito interessante.

A lista de apps é abrangente, há inúmeros programas que foram desenvolvidos exclusivamente para o tablet, alguns bastante úteis, outros superficiais mas divertidos como o “Drama Button” – que acrescenta um toque dramático a qualquer reunião. Há muitos games também, incluindo Sim City – tenho até medo de baixar e arranjar mais um problema para minha vida social.

A visualização de fotos é interessante, a câmera possui qualidade tanto para fotos quanto para vídeos, mas não vai substituir uma filmadora ou máquina fotográfica dedicada. Detalhe: não há flash, função que até o BlackBerry Bold possui.

Uma das features mais interessantes do PlayBook é que seu potente processador e sistema operacional o tornam multi-tarefas. É possível abrir diversos programas ao mesmo tempo e dar scroll entre eles de forma ágil e dinâmica. Não vi essa implementação em nenhum outro tablet até o  momento. Simplesmente fantástico.

PlayBook – Pontos fracos

Um dos pontos fracos do PlayBook é que sua navegação por 3G é péssima. Ele necessita sempre estar conectado a um celular BlackBerry para navegar via 3G, portanto se você não usa um, está sem sorte. E se tem um, vai perceber que a navegação é lenta e falha, assim como a conexão 3G no Brasil. Utilizo um chip da Vivo, mas conheço pessoas insatisfeitas com Tim e Claro da mesma forma.

Se você vive em um mundo cercado de Wi-Fi, está com sorte. O PlayBook funciona muito bem via wireless e parece ter sido feito para isso. Entretanto, às vezes ele cisma em não achar nenhuma rede ou falhar a navegação e aí já descobri a solução – é hora de um restart, que pode ser feito via menu.

A minha pior reclamação vai justamente para a feature que eu mais esperava e que poucos analistas comentaram – a integração com o BlackBerry – utilização de calendário, contatos,  notas e e-mails. Essa parte é terrível, deveria ser justamente o ponto forte do Playbook e o resultado é o oposto. Contatos é a pior aplicação de todas, apaguei alguns registros sem querer ao tentar mexer pelo tablet. Cadastrar novos contatos é muito mais fácil via celular. A agenda é ok, até passa, os memos são normais, mas os e-mails parecem inconsistentes. É chato mudar de uma conta para outra, não há controle de múltiplas contas em separado e, ao adicionar novo e-mail em seu celular, você terá que reinstalar o BlackBerry Bridge para que o PlayBook possa reconhecê-lo.

Outra coisa infinitamente chata é o fato de que todas as navegações internas são feitas de forma agrupada e jamais por folders. No caso de músicas, tudo bem, pois elas podem ser agrupadas por álbuns. Até passa. Mas no caso de inúmeras pastas de documentos que você precisa ler no Word (há Word, Excel e PowerPoint “To Go”), a mistura de todas as pastas em uma fonte única de arquivos transforma essa simples operação em uma hercúlea – e, no meu caso, inviável – tarefa. Não tenho como usar Word através dessa organização pré-histórica. Buscar fotos é igualmente chato, todos os folders e sub-folders abrem no mesmo nível, sem hierarquia ou nomes, apenas templates.

Finalmente, a parte de redes sociais – mais propriamente, o Facebook – é péssima. O app Facebook, tanto para BlackBerry quanto para PlayBook, é um dos piores e mais bugados já concebidos na história. Quebra o galho, mas torna qualquer tarefa além da mais básica um exercício de paciência ou de impossibilidade.

Conclusão

Enfim, o BlackBerry PlayBook é isto: um excelente tablet para navegação, um péssimo tablet para tarefas corporativas, não consegui substituir meu notebook por ele nem mesmo para viagens. Quebra o galho em uma visita casual a um cliente, ou para navegar em casa.

A RIM deveria fornecer um sério update no software Bridge para que o tablet possa fazer jus às expectativas dos usuários corporativos. Até lá, a nota final não pode ser maior do que o tamanho de sua tela – 7.

53 comentários em BlackBerry PlayBook – O Verdadeiro Review

Outros Posts:

31/10/2012

Formulação de Preços: Hora x Projeto x Mercado

O empresário ou profissional liberal do setor de tecnologia (mas não limitando-se a esse) enfrenta um desafio toda vez que precisa formular preços para seus serviços, produtos ou soluções. Qual é o melhor método para compor preços? Quais são as vantagens e as desvantagens de cada um? A ...

Saiba Mais

08/09/2012

Uma Homenagem à Minha Melhor Amiga

http://www.youtube.com/watch?v=bJ6aIzJNHo8 Maximize e ligue o áudio. Nesse feriado de 7 de Setembro, em vez de escrever um post, resolvi brincar com minhas câmeras GoPro Hero 2 e decidi homenagear minha Boxer, a Kira. Como é o ponto de vista de nosso animal de estimação? Como o nosso com ...

Saiba Mais

53 Respostas para BlackBerry PlayBook – O Verdadeiro Review

  1. Ludney Kennedy disse:

    Boa noite Antonio,

    a princípio tenho que concordar que ao adquirir o playbook ele ERA bom, porém depois começou apresentar muitas falhas.

    Ao acessar uma página qualquer da internet, este fechava sozinho;
    Apresentou ao usá-lo esquentar muito a parte de traz da tela;
    Com a última atualização no entorno da tela aparece escuro (não lembro o nome, até que um colega tinha feito a mesma reclamação por aqui e falou o nome);
    A reinicialização dele que era rápida, ficou mais lenta, até que para abrir a tela principal demora;
    Tenho que clicar inúmeras vezes ou segurar o botão liga para iniciar o aparelho;
    Com a última atualização vídeo/fotos da error!

    Eu jamais derrubei meu playbook no chão ou baixei aplicativos que não fossem de uso da faculdade.
    Praticamente o que usei meu aparelho foi para gravar aulas.

    Analisando todo o histórico do playbook é que de início ele satisfez, que era para gravar aulas (pelo som nítido de gravação), porém no decorrer do tempo em seus 6 meses de uso, despencou… fiquei muito triste porque não sei se o que prejudicou o aparelho foi a atualização, pois logo que tinha feita a atualização a câmera e vídeo já não funcionou mais!!!

    Se tivesse que dar 5 estrelas, hoje ficaria sem nenhuma, principalmente porque todos os prejuízos e ineficácia do aparelho foram devido as atualizações que a blackberry solicitava.

    • Antonio Borba disse:

      Boa noite, Ludney.
      Este post é bem antigo, com o tempo eu parei de usar BlackBerry e, por consequencia, também parei de usar o Playbook. De forma que hoje já nem posso falar a respeito. Infelizmente a plataforma morreu no mercado, digo infelizmente, pois eu gostava muito da RIM.

  2. ismael disse:

    quem fala que playbook é bom é um corno pois este tablete é inútil porcaria

  3. Marcos Cruz disse:

    Olá Antonio e toda a galera !
    Tenho um Playbook a pelo menos 3 anos e nunca tive problemas. É muito prático para trabalhar, editar planilhas, fazer apresentações em Power point conectado a um projetor ou tv e o uso do BB como mouse no modelo apresentador é perfeito. Preparo minhas apresentações no note, transfiro para o playbook pelo BB desktop e organizo na pasta que quero. Com um adaptador hdmi/vga uso em projetor perfeitamente. Se o projetor for Apenas HDMI, o playbook tem a função ajuste no HDMI. E ainda uso conectado a minha Tv para assistir vídeos no you tube. O agravante é que para atualizar redes sociais é muito ruim. Para este fim uso o Meu BB 9620.abracos!

    • Antonio Borba disse:

      Olá Marcos. Valeu pelo comentário, demorei a aprová-lo porque estava de férias. Você já considerou em pegar um Passport para testar? Eu fiquei tentado, não vejo grande utilidade para um Phablet, porém vejo que pode ser uma alternativa para evitar levar o notebook em viagens. Abraços

  4. Ludney Kennedy disse:

    Boa tarde,

    tenho o playbook a mais de um ano, o problema que vem tendo é o seguinte: ao ligar o tablet ele ao invés de ficar com a tela colorida ele fica em preto e branco. Ai se eu aperto o botão (liga e desliga) a cor volta a ficar colorida. Às vezes acontece de ter que fazer isso várias vezes (5x) .Acredito que seja o hardware, mas preciso de uma informação mais concreta.
    Aconteceu isso com o seu ou ainda não. Qual problema você acha que pode ser:

  5. fabio disse:

    ola antonio borba
    o meu playbook descarregou completamente e pus a carregar
    agora tento ligar acende o led vermelho logo de segida pisca verde e nao faz mais nada nao liga nao aparece informaçao nenhuma
    o que posso eu fazer???

  6. fabio disse:

    boa tarde, comprei um tablet blackberry playbook e não consigo configurá-lo, na parte do contrato, onde tenho que aceitar aparece mensagem que ”não é possível exibir o contrato do blackberry id Selecione seu país e idioma e tente novamente” da mesma forma não consigo selecionar o país, a opção país não oferece nenhum para que eu possa selecionar. Alguém pode me ajudar?

    • Antonio Borba disse:

      Fabio, eu recomendaria tentar um reset completo por mais que seja novo… pode ser que tenha vindo com defeito de fábrica, de fato isso é muito estranho. Se você entende inglês, sugiro buscar vídeos tutoriais no Google/YouTube também.

  7. Viviane disse:

    Coloquei meu Playbook para recarregar, depois desconectei do carregador e o desliguei, depois disso ele não quer mais ligar. Ele nem desligou completamente a tela está preta mas ainda tem brilho, não sei o que fazer. Alguem poderia me ajudar por favor????

  8. Tamy disse:

    Nao consigo conectar meu playbook usando a internet tethering no meu sansung galaxy y pq me ajudem

  9. Filipe disse:

    Adquiri um playbook já faz uns 2 meses e realmente me surpreendi com o aparelho.
    – Excelente custo (se compararmos a outros modelos c/mesma capacidade – no meu caso 32Gb).
    – Hardware de qualidade.
    – Acabamento emborrachado que demonstra firmeza e solidez.

    Embora emule aplicativos Android, a falta de aplicativos na Appworld, e a recente notícia de que o aparelho não irá rodar o BB10, são os pontos que crucificam o Playbook (que na minha opinião bate de frente com o Ipad2 só que custa menos da metade do preço).

    • Antonio Borba disse:

      Olá Filipe. Interessante, mas eu acredito que, caso os novos aparelhos Z10 e Q10 da BB emplaquem no mercado, isso vai dar novo fôlego para a empresa investir novamente nos tablets, que não alcançaram uma penetração adequada no mercado. Abraços

  10. Tiago disse:

    Olá, o meu tablet BBplaybook funcionou logo no inicio perfeitamente bem…mas, derrepente ele n consegue mais abrir o youtube e nem fotos no facebook, enfim…n consegue mais carregar imagens da enternete…eu ja olhei as configurações e elas estão corretas…oq houve?
    E como faço pra resouver o problema?

  11. Jones disse:

    Eu utilizo meu playbook diariamente e me completa praticamente em todas as tarefas.
    Seu pontos fortes:
    Som alto e nítido, abre e edita documentos Office, le arquivos em pdf, suporta vídeos em hd, wifi excelente, multi laterais impecável, micro HDMI (você pode deixar um filme passando na TV e ficar vendo e-mail no playbook, editar documentos, etc), reforço de áudio para conectar de ouvido, etc.
    Pontos fracos: Para ler formato de vídeo em mkv tem que comprar o aplicativo, seu navegador depois de várias abas abertas e um tempo de uso pode chegar a não abrir as páginas da Internet tendo que reiniciar (ele não trava, mais fica dando erro nas páginas ao abrir). Acessórios difícil de serem localizados para compras, falta 3G, etc.
    Minha nota de 1 a 10, dou 9.
    Tudo que você quiser fazer no playbook você consegue, muitos aplicativos e mesmo que alguns sejam pagos, confesso que vale a pena.

  12. Thais Marques disse:

    Olá…tenho um playbook ele é excelente …
    mas o carregador dele parou de funcionar e acho que o problema é no proprio tablet porque o cabo USB tbm não funciona o que eu faço ?Poderia me ajudar ?

  13. Luciana disse:

    Ola, estou atras de um tablet principalemnte para ler ebooks, o BBplaybook le arquivos em PDF???

  14. Whattson disse:

    Amigo, fico grato pela sua resposta e como proceder acerca do hard reset, porém a bateria esta totalmente carregada, fiz como mostrado, mas não esta ligando ainda, fica somente na primeira tela com o logo da marca e alternando as cores.

  15. Whattson disse:

    antonio, meu playbook de 32gb nao quer ligar? aparece a primeira tela de carregamento, mas nao liga, saberia me responder o que poderia ser?

  16. Rodrigo disse:

    Olá Antonio, já faz 8 meses que uso playbook. Atualmente utilizo um celular samsung com android para compartilhar 3G. O meu playbook está com SO 2.0 e compartilho minha agenda através do google. Tenho gostado bastante do tablet! Abs.

    • Antonio Borba disse:

      Interessante, bom saber, Rodrigo, pois acredito que responda às dúvida do pessoal. E sem dúvida, o PlayBook é um dos melhores tablets que já vi quando o assunto é agilidade e versatilidade em navegação na web. Abraços

  17. Aluizio disse:

    Ola Antonio, voce acha que com a versão 2.0 houve aprimoramento no BRIDGE ? Temos um acesso a internet via 3g-BRIDGE melhor ? é possivel utilizar skype por exemplo ? obg, abraço

    • Antonio Borba disse:

      Aluizio, sabe que não usei mais meu PlayBook após o upgrade. Eu realmente não estou encontrando uma utilidade muito profunda nele, pois consigo manusear muito bem meu BB, e gosto de ir direto ao notebook para realizar outras operações. Desculpe não saber informar. Abraços

      • Aluizio disse:

        Na verdade eu imaginava isso mesmo. O Playbook é bonito e elegante porem isso não se traduz em uma verdadeira utilidade no dia a dia. Não abandono o blackberry, e tenho usado como “tablet 3G” associado ao blackberry um Galaxy note, que é a maior tela que cabe em um bolso normal. abraço, valeu pela opinião.

        • Antonio Borba disse:

          O mesmo vale no tocando ao iPad. Acho útil principalmente para matar o tempo em salas de espera (ou seja, games). Os tablets são muito limitados para meu uso e, sinceramente, até hoje não achei nada melhor para fazer com eles do que jogar…

  18. Thyene disse:

    Olá,gostei muito da sua análise. Eu estou querendo muito comprar esse tablet, pois ja uso android no celular e não posso comprar um ipad. Não sei o que é, mas tem algo no playbook que me encanta. Será que você pode me dizer se com as atualizações do sistema ele melhorou, e se o blueetooth dele funciona com outros aparelhos ou só da blackberry? Aguardo sua resposta. Obrigada.

    • Antonio Borba disse:

      Thyene, de fato não fui tão a fundo no PlayBook – mas lembre-se que ele foi feito para integração FULL com BB. Existe a possibilidade de que, com a nova versão de SO, agenda e calendário independentes, etc, você posso utilizá-lo com Android, mas eu não apostaria em uma integracão muito boa.

  19. Douglas disse:

    Achei a resenha broxante pois uso o 3G do nexus numa boa e ainda consigo usar o cliente de email muito bem, o que irrita é a falta do skype eo quadradinhos no navegador na hora do scroll, alias a multitarefa é otima em modo vitrine

  20. Leonardo disse:

    Olá Antônio, excelente análise! Comprei um, e não consigo passar músicas pra ele nem através do bluetooth nem pelo meu notebook, poderia me ajudar? Outra coisa, ele é compatível com o blackberry curve 8900, en relação ao 3G? Muito obrigado!

    • Antonio Borba disse:

      Leonardo, tudo bem, desculpe a demora em responder. Eu não sei dizer com relação ao Curve, infelizmente. Para transferir músicas, é simples, porem você deve ter o BlackBerry Desktop Software atualizado, para que ele reconheça o tablet e permita a conexão. Verificou isso?

  21. André disse:

    Olá,

    Antônio, penso em comprar um desse para usar com internet para enviar emails e trabalhar com planílias de word e pdf, como vi que é um bom aparelho para isso.

    A internet funciona somente com um celular da blackberry conectado a ele né? Os sites como hotmail funcionam como em um pc normalmente com todas as opções que contém no pc?

    Obrigado

    • Antonio Borba disse:

      André, sabe que eu tenho usado pouco meu Playbook. Para Internet, ele de fato funciona muito bem, os browsers rodam Flash, etc. Ele funciona também em rede Wireless. Ele apenas não tem 3G direto, para isso precisa de um celular conectado.
      Abraços!

  22. lee wang disse:

    Parabens pelo otimo trabalho.Por favor, como crio pastas no Playbook, pois ficam todos os arquivos misturados.

    Grato

    Lee

  23. Rafael disse:

    Bom dia, meu pai está procurando um tablet exclusivamente para utilizar planilhas excel e algumas alterações e leituras em word e leituras de qrquivos pdf. Para isso ele é um bom tablet?

    • Antonio Borba disse:

      Rafael, eu confesso que não usei estes softwares nele, pois prefiro o notebook. Desculpe não saber responder a parte do Excel. Mas para leitura de Word ou PFD, qualquer tablet servirá. O PlayBook tem a tela pequena, talvez seu pai prefira algum com 10 polegadas. Abraços

  24. Fabio disse:

    Borba, O PB tem a funçõ de ligações igual a de um celular?
    No momento vc é a pessoa mais adequadra para me passar informações ref. ao produto, pois apenas ouço falar sobre as funções do BB e preciso de maiores informações já q vc e um usuario ativo do PB, o mesmo sera para trabalho e diversão nas horas de folgá, no aguardo

    • Antonio Borba disse:

      Olá Fabio, infelizmente ele não funciona fazendo ligações, o que é uma pena. Eu também gostaria. Como eu falei, ele é totalmente dependente das funções do BlackBerry para funcionar adequadamente, ou era, porque na nova versão de sistema operacional, me parece que incorporou funções independentes de agenda, contatos, etc. Porém, lamentavelmente, nem atender o telefone através dele é possível…
      Abraços

  25. Claudio disse:

    Borba,
    Sou um fã incondicional do BB e tb comprei o Playbook no primeiro dia de vendas no Brasil.
    Concordo com tudo q escreveu.
    Uso ambos para trabalho, não como diversão. Achei os aplicativos Office ótimos e resolvi a questão dos arquivos agrupados instalando um app free – Air Browser. Discordo um pouco de vc qto ao Facebook… é uma versão semelhante ao do BB, tem até o chat. Algumas vezes o Face trava, fecha sozinho, mas é só. Achei estranho não haver Twitter free para ele, como há no BB. O Twitter instalado apenas abre o site pelo navegador.
    Achei pobre mesmo a questão dos aplicativos. Até fiz a loucura de instalar a versão Beta 2.0 do OS para ver a compatibilidade Android. Voltei para a versão anterior pois o BB Bridge não funciona para emails nessa versão Beta apenas para desenvolvedores.
    Estou satisfeito com o meu, mas tenho falado para todos q perguntam: se vc não tem um celular BB e não quer um tablet para trabalhar planilhas, documentos word esqueça o Playbook.
    Vamos esperar o OS 2.0 ém fevereiro de 2012 e ver como ficará. Creio q com a compatibilidade Android ficará show em apps, mas continuará dependendo de um celular BB.
    Como tenho ouvido de outros fãns do BB, acho q meus próximos celulares e tablets serão Apple…. a BB está perdendo muito tempo… infelizmente.
    Abs,

    • Antonio Borba disse:

      Olá Claudio! Muito interessante seu comentário, boa oportunidade para trocarmos algumas experiências:
      Air Browser – vou testar isso, tão logo tenha um tempinho. Se resolve mesmo, vale a pena – obrigado pela dica!
      Facebook – se você acha bom, pergunto se conhece o Face para o iPad, por exemplo. Tem várias coisas que não consigo fazer pelo Face do PB, acho que trava muito, já perdi textos e fotos digitados, não consigo taggear os amigos ao digitar texto e assim vai. Acho bem sofrível mesmo, uso para checar o que acontece mas costumo atualizar meu Facebook pelo computador mesmo. Esperava que não fosse um simples “port” do BB mas sim algo mais evoluído – você não acha que um tablet merece?
      Há diversos aplicativos fantásticos para Twitter no iPad também, só para dar um exemplo a mais. Enfim, se Facebook e Twitter são tão importantes, eles deveriam focar no desenvolvimento destes apps.
      Eu acho de fato uma pena que a RIM esteja perdida no meio de tanta tecnologia “touch” que surgiu e mudou o cenário – é lamentável, pois o BB para produtividade é algo incrível e nenhum iPhone da vida chega perto.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*