Gordices de Natal – Os Melhores Panetones – Parte 1


Qual é o Melhor Panetone do Natal? AntonioBorba.comFaz mais de um mês que não escrevo no meu blog. A correria do fim de ano tira o nosso tempo livre. Mas entre o dia a dia do trabalho e a maratona de compras para o Natal, consegui tempo para, finalmente, buscar alguns dos melhores panetones entre os que surgem nessa época.

Qual é aquele panetone especial, talvez artesanal, que você pode dar de presente para uma pessoa sem fazer feio? Pois bem, eu estava disposto a descobrir isso.

Participaram desta análise os panetones das marcas: Bauducco, Kopenhagen, Park Shopping Barigüi (somente Curitiba), Havanna, Ofner e Dona Deôla (os dois últimos de São Paulo).

O “júri técnico” foi composto por amigos e familiares (aos quais chamo de público) e eu, humildemente autodenominado especialista (sem qualquer base para isso).

1. Kopenhagen: a decepção

Se você comprou panetones da Kopenhagen querendo fazer bonito no Natal, eu sinto informar, mas você fez a maior besteira.

Panetone Kopenhagen - Fique Longe - AntonioBorba.com

Como podemos ver pela foto, a embalagem impressiona. Eu nem abri a lata de “Trufado Avelã” porque já tinha um “Gotas Chumbinho” aberto. A foto já revela que a massa tem aparência seca, e é mesmo. Com exceção da cobertura, que nem é tão boa assim, o recheio é escasso. Se tem algo que faz jus à definição literal de “gotas”, é esse panetone.

No site da Kopenhagen não achei maiores informações. Então, ou eu tive azar de abrir o único sabor que não presta, ou esses panetones são realmente uma enganação e não valem o peso da marca. Sugiro que fiquem longe.

2. Ofner: sofisticação para presente

Ofner - Apresentação Impecável, Sabor Requintado - AntonioBorba.comA confeitaria Ofner é praticamente um ícone de São Paulo, e seus panetones começam impressionando pela apresentação. Embalagens diferenciadas prometem um produto de qualidade.

Os valores iniciam na faixa de R$ 50,00, o peso varia de 700g/1Kg a tamanhos maiores de até 4Kg.

O sabor referência que escolhi para análise, sempre que possível, foi o doce de leite, meu favorito. Como infelizmente eu há havia comido esse panetone antes de fotografá-lo, tive que usar essa imagem pronta da web. Mas posso dizer que esse panetone não transborda em recheio – contém uma quantidade equilibrada, sem exageros.

O público considerou esse panetone como sendo o melhor, com a massa mais saborosa. O especialista, entretanto, considera que um pouco mais de recheio seria adequado para satisfazer um sério apetite por doce.

De qualquer forma, esse é um produto com o qual não dá para errar. Com sabores exóticos e variados tais como Gianduia ou Zabaione (aguardem a parte 2 do post), é uma excelente opção para presentar. E como não se encantar por embalagens especiais como essa?

Ofner Dolce Donna - Panetone Especial para Mulheres - AntonioBorba.com

Esse sabor é chamado do Dolce Donna e trata-se de uma edição especial produzida para o público feminino, com gotas de chocolate “diferenciadas” e cerejas especiais. Não sei exatamente o que isso significa, mas sem dúvida o produto impressiona. Pena que o site da marca seja fraco, mal atualizado e sem informações sobre os sabores disponíveis – são coisas que como empresário da era digital eu não consigo entender.

 3. Havanna: esquentando a disputa

Havana - "RECHEIO EXAGERADO" - whow, só pode ser bom! AntonioBorba.comA marca Havanna, para mim, é consagrada não por seus alfajores, que por sinal não gosto muito.

A marca possui um doce de leite com forte aroma de baunilha que não pode ser desprezado e fabrica os maravilhosos Havannets, disponíveis somente no inverno. São uma espécie de Nha Benta com recheio de doce de leite e altamente viciantes.

A lata é interessante – não a qualificaria como “sofisticada”, ao contrário, possui letras garrafais, um tanto grosseiras, sem foto do produto. A promessa é “RECHEIO EXAGERADO“, o que só poderia ser muito bom.

Diga-se de passagem, até hoje eu nunca achei um panetone com recheio o qual eu pudesse considerar verdadeiramente exagerado (mas aguarde a parte 2 deste post).

De qualquer forma, eu estava curioso para entender o significado dessa agressividade toda – não deixei de achar muito engraçado a promessa estampada na lata.

Veja a seguir uma foto real do panetone Havanna. Foi tirada por mim, não se trata de golpe publicitário:

Havanna - Um Panetone com Recheio Considerável - AntonioBorba.com

Bem, trata-se, evidentemente, de um panetone de respeito, com recheio considerável. É algo que não pode ser desprezado. De fato o panetone Havanna se mostrou muito saboroso e capaz de agradar tanto apreciadores da massa e quando apreciadores do recheio.

O público ficou dividido entre a massa do Havanna e do Ofner, enquanto o especialista ainda não se contentou com o que não pode ser considerado, verdadeiramente, um recheio exagerado.

Mais por vir

A essa altura, você já pode doar seus panetones da Kopenhagen, pois sabe que não vai ter nada de muito bom dentro deles, e já percebeu que o Havanna representa uma escolha muito superior.

Sabe também que o Ofner é perfeito para um belo presente.

Se você mora em Curitiba, certamente já tem uma das 70 mil latas trocadas por notas fiscais no Park Shopping Barigüi.

Entretanto, qual é o melhor panetone de todos?

Eu tive uma bela surpresa e posso dizer que você ficará impressionado também. Porém, a continuação deste post será apenas depois do Natal.

Por enquanto, deixo apenas um preview do impressionante panetone da confeitaria Dona Deôla, de São Paulo, em foto tirada pelo meu amigo Max durante seu saudável e nutritivo café da manhã:

Dona Deôla - Uma Opção Poderosa para o Café da Manhã - AntonioBorba.com

Hmmm… Max, essa sua dieta de verão é realmente a mais indicada! Parabéns!

Confira Gordices de Natal – Os Melhores Panetones – Parte 2.

4 comentários em Gordices de Natal – Os Melhores Panetones – Parte 1

Outros Posts:

13/05/2013

20min nos 5K – Como Alcancei Minha Meta

Há pouco tempo, escrevi um post sobre as corridas de distâncias curtas e mencionei meu objetivo para 2013: conquistar os 5K no tempo de 20 minutos. Uma meta que, se está um pouco distante da "elite", ainda é um feito e tanto para um atleta amador como eu, que precisa conciliar treinos com viagen ...

Saiba Mais

14/01/2015

Atari 7800: Coleção Completa

O Atari 7800 foi o 3º console na linha sucessória iniciada no fim da década de 70 com o lançamento do videogame doméstico Atari. Enquanto no Brasil somente o primeiro modelo da linha - lançado em 1977 com nome completo de Atari 2600 VCS (Video Computer System) - ficou conhecido, nos Estados ...

Saiba Mais

4 Respostas para Gordices de Natal – Os Melhores Panetones – Parte 1

  1. Alexandre disse:

    Onde encontrar formas para panetone de 4 Kg ?

  2. Pingback: Gordices de Natal - Os Melhores Panetones - E Agora Chega | Antonio Borba

  3. Pingback: Gordices de Natal - Os Melhores Panetones - Parte 2 | Antonio Borba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*