Categorias: Magic Run

Por Que Meus Tênis Newton São Coloridos

Tênis Newton Running - AntonioBorba.comEu sei que meus tênis de corrida são muito coloridos. Para piorar o cenário, a camisa da Magic Run é roxa, cor da empresa. Logo, ao usar um tênis verde, parece o uniforme de corrida do Coringa!

Mas… poucas pessoas conhecem o tênis Newton e sua inusitada tecnologia, de forma que vale a explicação. A primeira questão a considerar é que um Newton não se escolhe pela cor mas sim pela função – velocidade, distância, neutro, supinado, treino ou corrida. Cada finalidade tem uma cor apenas – pronto. Ao ver um atleta de Newton, é possível saber imediatamente qual a sua pisada e especialidade – supondo que tenha escolhido o modelo certo.

Comprar um Newton não é fácil. No Brasil, até o momento, só há dois modelos disponíveis, um para transição e outro para treinos, nas lojas da Track & Field. Nos Estados Unidos, é possível comprá-los através do site oficial, o Newton Running,  e nas lojas Super Runners Shop. Aliás, Super Runners é o local para comprar se você vai para NY – recomendo a loja da Grand Central Station. Como diria a vendedora da loja, “Yeah, people complain about the colors“.

Tênis Newton Running - AntonioBorba.com

O grande diferencial do Newton é a tecnologia de amortecimento. Ao contrário de todos os outros tênis, que possuem o amortecimento principal no calcanhar, o Newton funciona com apoio frontal, bem na altura dos metatarsos. A ideia é simular uma corrida com pés descalços, com passos mais cursos, corpo mais em pé e, supostamente, menos sobrecarga nos joelhos com menos propensão a lesões. No site da Newton, há uma interessante animação que explica a diferença de pisada.

Correr com o Newton não é uma “brincadeira” – exige um processo gradual de adaptação, onde se faz necessário um fortalecimento dos músculos dos pés e da panturrilha, que são fortemente exigidos. Portanto, o corredor precisa iniciar com distâncias curtas, não importando qual é sua experiência, sob risco de se machucar. Além disso, ao migrar para o Newton, deve-se usar apenas ele. Não há como mudar a pisada, processo que leva semanas, alternando entre o amortecimento frontal e calcâneo.

Tênis Newton Running - AntonioBorba.com

A “corrida natural” protagonizada pelo Newton não é para qualquer um, mas pode ser compensadora. Eu vou contar da minha experiência, pois desde que iniciei a praticar a corrida, há cerca de 5 anos, sempre tive problemas de periostite nas tíbias (a popular “canelite“). Tentei vários tênis e várias pisadas diferentes, até que, por indicação, caí no Newton. Foi o tênis com o qual consegui maior conforto, menos dor e melhor desempenho. A impressão que tenho, ao correr com o Newton, é que possuo mais movimento horizontal (menos oscilação vertical) com pisada mais leve e menos impacto. Impressão essa que se traduziu no sucesso do meu tratamento, junto com sessões de fortalecimento via Pilates.

Apesar de pouco conhecido no Brasil, o Newton é muito apreciado por triatletas, como se pode perceber pelo testemunho de alguns campeões mundiais de Ironman, alguns dos quais como Craig Alexander, patrocinados pelo fabricante até hoje.

Portanto, se alguma vez você me ver correndo com um tênis que, como diria meu amigo Daniel Greca, parece “feito na cidade do leste e usado no carnaval” e que “combina com o cantor Falcão“, pense que é um tênis de campeões – o que não é meu caso, mas ao menos me consola!

DICA: se você se empolgou e pretende comprar um Newton, o valor do tênis no mercado americano é entre US$ 150 a US$180 (comparável com um Asics Gel Kinsei). Geralmente, é recomendável comprar numeração 0,5 maior (baseado no número americano, “US”).

CONFIRA TAMBÉM: Correndo com o Newton MV2

42 comentários em Por Que Meus Tênis Newton São Coloridos

Outros Posts:

09/01/2012

Metas Cumpridas em 2011 e Dicas de Planejamento para 2012

No início de 2011, aceitei um desafio do programa Globo Comunidade (RPC TV) para compartilhar minhas metas e acompanhar a evolução (veja o post 2011: A Importância de Estabelecer Metas). Ao final do ano, conforme combinado, a RPC me procurou para conferir os resultados. O programa foi gravado ...

Saiba Mais

01/02/2014

Atari – Anatomia de um Lote Familar

Como colecionador de Atari, eu estou frequentemente comprando lotes de videogames - seja para aprimorar minha coleção ou mesmo revender a amigos que me procuram em busca de um console para reviver momentos de nostalgia. Mesmo após 10 anos colecionando, alguns lotes ainda conseguem chamar minha ...

Saiba Mais

42 Respostas para Por Que Meus Tênis Newton São Coloridos

  1. VALÉRIO OLIVEIRA disse:

    Olá gente boa, sou do ceará, corro tb corrida de rua, desde de 2008, faça parte de uma assessoria dos contabilista aqui em fortaleza, como faço pra comprar um tenis desse ai? e tem como vc me manda alguma planilha de treino de 5km, meus melhores tempo nos 5km é 20min e 51seg, 21min, 22min. o que eu mais corro aqui no ceará é 5km. abraço..ic com Deus..

  2. Adriana Coelho disse:

    Olá Antonio,
    Tudo bem?
    Comprei o tênis Newton Energy, interessada na proposta inovadora. Mas tenho sentido formigamentos nos pés durante as corridas (que não ocorre com outros tênis)… O que pode estar causando isto? como resolver? Tenho pisada neutra.

    • Antonio Borba disse:

      Adriana, tudo bem!
      Olha, muito estranho isso, eu nunca vi alguém se queixar, mas creio que podemos presumir que se trata da mudança de pisada, com pressão nos metatarsos. Há quanto tempo você usa? Convém observar se de repente isso passa, ou se pode ser uma sensibilidade sua. Talvez infelizmente você não se adapte a ele, o que seria um caso raro pelos relatos que já tive.
      Abraços.

  3. Edo Hirata disse:

    Vim em SP e procurei o tenis Newton. Experimentei o Newton Gravity Neutral Trainner, e o Newton Isac. I site diz que o Isaac é um tenis de transição, para iniciantes, mas quando experimentei nos pés tive a sensação contrária. O Isaac dava a sensação de ser bem mais alto no ante pé. Devo confiar nos textos do site ou na minha impressão? Obrigado

    • Antonio Borba disse:

      Edo, a sensação que você deve ter com o Isaac é de um tênis mais alto no calcanhar em comparação com o Gravity. Desta forma, a pisada do Isaac será mais nivelada e próxima de um tênis convencional. O Gravity é mais alto nos metatarsos, causando uma sensação de alongamento da panturilha (de forma muito sutil, é claro). Mas você perceberá que é desconfortável para andar, não é natural, o calço frontal atrapalha um pouco, logo, é um tênis ótimo para correr mas ruim para andar. Confirma isso?

      • Edo Hirata disse:

        Engraçado… tive a sensação que o Isaac é mais enpinado na frente, e o Gravity é como vc falou. É estranho andar com ele. Hoje vou na loja experimentar novamente,e decidir, mas estou mais propenso ao Newton Gravity. Obrigado pelas dicas

        • Antonio Borba disse:

          Edo, você pode ir direto para o Gravity sem problemas, porém eu sempre levo um tênis “normal” nas provas, só coloco o Newton um pouco antes e troco logo depois. Não tem problema algum você se adaptar direto nele caso queira, apenas pegue leve nos primeiros treinos (2K, 3K, vai indo aos poucos).

  4. ANDRÉA MORAES DE AMORIM disse:

    BOA NOITE! ANTÔNIO BORBA TENHO PISADA EXCESSIVAMENTE PRONADA.NÃO ACHEI NA TRACK FIELD O TENIS STABILITY PERFORMANCE TRAINER.ADQUIRIR O ALL TERRAIN,POIS TENHO QUE COMEÇAR A ADAPTAÇÃO VISANDO A MARATONA DE AMSTERDÃ.PRESCISO COMPRAR OUTRO NEWTON .QUAL A SUA RECOMENDAÇÃO?

  5. Gilmar Gallassi disse:

    Borba. As corridas me causaram lesões. Tenho problema no metatarso do pé esquerdo. O tênis Newton pode me ajudar ou vai piorar se eu utilizá-lo? Caso seja positivo, qual modelo devo adquirir? Tenho pisada normal.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Gilmar. Não sou médico, nem a pessoa ideal para falar sobre lesões. Entretanto, os Newton sobrecarregam bastante os metatarsos, pois a corrida aterrisa ali. Eu creio que não são recomendados para você, talvez a pisada calcânea seja menos agressiva no seu caso. Abraços e boa sorte!

  6. Roger disse:

    Onde compro o tenis Newton no Brasil?

  7. Milton Barboa dos Santos disse:

    Olá amigos Onde posso conprar os Tenis Newton em São Paulo SP.
    Grato.

  8. liniani disse:

    Olá, já sou uma fã do tenis Newton, uso o light weight universal trainner, gostaria de saber qual a diferença entre o universal e o neutral? O meupé é um pouco chato, me falam que a minha pisada é neutra, mas acho que tenho um pouco de pronação, qual o melhor modelo para mim? relembrando que treino pra meias maratonas… agradeço, e aguardo retorno

    • Antonio Borba disse:

      Liniani, eu nunca tinha ouvido o termo universal para a Newton, a não ser no site da TF. Foi lá que você comprou? Os tênis convencionais da Newton são para pisadas de normais para supinadas. Entretanto, se sua pisada é PRONADA, a Newton tem uma linha chamada de “stability” que serve para ajustar isso – se você observar no site internacional, a sola em vez de branca, tem detalhes em cinza na lateral, na região interna. Se a pisada é levemente pronada, quase neutra (meu caso), eu manteria no tênis neutro e não iria para o stabilty. Se você treina para maratonas, pode usar sempre os Trainer que são melhor acolchoados, eu não investiria em um Racer, já sobre o pé chato… hmmmm não creio que haja ajuste para isso. Mas se você não sente dores, ignore.
      RESUMINDO: Neutral Trainer ou Stability Trainer – esta é a linha 2012, mas o mesmo vale para a linha antiga.

  9. Pingback: Newton MV2 - Análise Completa do Tênis | Antonio Borba

  10. Ricardo Vargas disse:

    Estou me prepando para usar um Newton. Corro com a ante pé com um Mizuno Endevor. Para meu espanto em apenas 3 corridas de 10km baixei significativamente o meu tempo. Na primeira corrida senti dores na panturrilha, mas agora a dores são menores. Eu realmente não tinha atentado para o “correr” com o ante pé. É muito melhor. Só estou esperando entrar uma graninha para eu comprar um Newton. Mas fica uma dúvida para quem puder me ajudar. Qual modelo é o melhor para mim? Corro 4 vezes por semana; Cada corrida 10km; Tenho pisada neutra; Costumo correr apenas no asfalto.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Ricardo… no início, a evolução dos treinos costuma ser rápida mesmo e os tempos baixam, o maior problema é vencer as barreiras.. abaixo de 50min, abaixo de 45min… e assim vai. Aí cada segundo conta!
      Eu recomendaria um “Neutral Trainer” que seria o tênis básico para pisadas normais, ele tem um bom amortecimento. Agora, para 4 corridas de 10K por semana, vai gastar rápido, o ideal é investir logo em 2 pares. Correr no asfalto é ideal para quem usa Newton, o desempenho e a pecepção do efeito de amortecimento frontal são bem melhores. Abraços

  11. Carlos Henrique disse:

    Olá Antonio, tudo certo? Gostaria de compartilhar minha experiencia com vc! Sou professor de ed. física a um bom tempo, especialista em fisiologia do exercicio a pouco mais de um ano e corredor pangaré a pouquissimo tempo. Então organizei treinos com pouco volume e intensidade para o começo do ano (vamos pegar leve no começo) e enfatizar um pouco os treinos de técnica. Depois de ler alguns artigos e inspirado pelos videos da Newton, resolvi tirar o tenis do pé e treinar a pisada com médio pé e antepé… e achei muito bom, é outra sensação… e depois coloquei o tenis novamente e ele fica uma delicia (meu tenis é baixo, é de competição). Sim, senti dores na panturrilha, mas nada absurdo, como sair de um bom treino de musculação… depois de um dia de descanço nenhuma dor restava…. e melhor de tudo, meu joelho (levemente ruim rs) não encomodou nada. Agora penso em comprar um newton!!! Abraços e boas corridas

    • Antonio Borba disse:

      Olá Carlos, puxa, que interessante seu relato! Mas quer dizer que você correu descalço, a princípio? Isso eu não arrisquei ainda… De fato, se você se adaptou a isso, o Newton pode ser uma ótima solução, ele tente a “horizontalizar” o movimento, mesmo com uma passada mais curta. Comprar na loja da Track & Field continua sendo um bom negócio, pois o preço no Brasil está muito baixo! E agora a Newton está com o MV2, um tênis ainda mais inovador, que não vejo a hora de experimentar… mas por enquanto, somente lá fora.
      Abraços, boa sorte com seu joelho!

      • Carlos Henrique disse:

        Fui correr numa pista indoor na PUC-PR, ela é feita de um material que parece um tapete… então sem riscos de encontrar uma pedra ou cacos de vidro pelo caminho. É uma forma de se adaptar a pousar com a frente do pé e não com o calcanar… pq descalço, quando se pisa com o calcanhar (durante a corrida) vc sente o impacto… e doi!!! Naturalmente vc vai pisando diferente!!! Vou investir nisso..

  12. João Bosco Barbalho disse:

    Comprei, na track&field, o modelo all-terrain trainer, único disponível da minha numeração. Corri 26km (teste), ao final senti dores nos tendões. Mas gostei do tipo da pisada. Recomendo.

    • Antonio Borba disse:

      Olá João. Realmente, você correu demais para um tênis que exige adaptação de pisada. A própria Newton recomenda que se vá aos poucos, conheço pessoas que sofreram com dores intensas por colocarem o tênis em treinos longos sem antes acostumar os pés com a nova pisada. De qualquer forma, o all-terrain não é tão alto na frente, é “quase” um modelo de transição, e isso suavizou o problema. Você pretende continuar usando ele? A falta de um segundo modelo é lamentável, pois o ideal seria você ter mais de um tênis.

  13. lalis disse:

    Muito oportunas suas informações sobre os tênis Newton.
    Adquiri um par aqui em Porto Alegre – Track & Field – e já os coloquei de imediato em uma corrida noturna de 05km…Foi uma diferença! Nunca mais consegui passar para outro tipo de tênis quando de uma corrida.

  14. alline disse:

    Não vou desistir. Na verdade minha dor está atras no calcanhar, acho que deve ter sido o nervo, rsrsrs. A panturrilha ficou dolorida mas melhorou logo. Assim que passar a dor, vou recomeçar, só que desta vez do modo correto, devagar e sempre. Abraços

  15. alline disse:

    Comprei um Newton, nao fiz qq adaptaçao e usei para treinar tiro,no final do meu treino de 8Km quase cai de dor, hoje faz uma semana e nada de melhorar…ja fui no fisioterapeuta e ele disse que nao tem lesão que daqui a pouco passa, com gelo e descanso, rsrsrs. è normal isso acontecer

    • Antonio Borba disse:

      Oi Alline. Puxa, os tênis são ótimos, mas…. usá-los sem adaptação é suicídio! Lamento, espero que não desista da marca, mas procure iniciar o uso após seu ciclo de corridas, antes de fazer a próxima base… possivelmente você sentiu dores nas panturrilhas e metatarsos, me diga se foi isso. Abraços!

  16. Olá Borba!
    Uma dúvida que tenho é referente ao tipo de pisada.
    Qual seria o modelo newton para uma pessoa supinadora, que é meu caso?

    Abraços!

    Carlos

  17. Daniel Greca disse:

    Grande Borba…

    Muito esclarecedor o texto. De fato não é uma questão de certo e errado!
    Mas continuo com a minha opinão de que ele parece fabricado no Paraguai e que combinaria com os modelos usados por Agostinho Carrara (personagem da série Grande Família).
    Abraço e até domingo na corrida da Track and Field.

  18. Andz disse:

    Ei Borba, os tênis da marca Vibram parecem ter o mesmo estilo de “pisada”, você já experimentou um? Será que eles também são confortáveis para longas distancias? Pois o seu solado parece ser mais fino.

    • Andz disse:

      By the way, estou tendo que readaptar a minha pisada por causa do famoso “esporão calcâneo”…

      • Antonio Borba disse:

        Oi Anderson, que chato isso, readaptar pisada é sempre algo moroso. Eu nunca usam os Vibram, o Saraiva colocou um link para um artigo, veja no comentário dele. Me preocupa o fato de aparentar pouco amortecimento…
        Mudando de assunto, o Rafael (ilustrador) andava atrás de você, me diga se ele conseguiu o contato. Abraços.

        • Andz disse:

          Legal a reportagem parece até um bom calçado para usar dentro de casa. Quanto ao Rafael, não tive contato ainda, pode falar para ele me mandar um email.

          Abraço!

  19. Um dos maiores motivos de eu não praticar corrida, é essa dor chamada de canelite…

    Chega a ser insuportável algumas vezes.

    No Transpirando vi uma opção do “tênis com dedo”[1], e agora fico sabendo de outra… Só que ambas são difícieis e BEM caras… Para testar e – quem sabe – melhorar, fica difícil o investimento.

    http://transpirando.com/2010/06/07/primeiros-dias-de-uso-da-vibram-five-fingers-kso-trek/

    • Antonio Borba disse:

      Saraiva, esse problema é comum a boa parte dos atletas. O recomendável, se você tem esse problema e QUER correr (precisa querer!), é procurar um ortopedista para avaliar o grau da lesão através de uma tomografia (pode ser uma mera inflamação se maior importância) e reforçar a musculatura através de terapias eficientes como o Pilates. Precisa de certo empenho e paciência, mas é possível superar isso. Eu nunca usei estes tênis com dedos, que parecem também simular uma pisada mais natural, mas me dá a impressão de ter pouco amortecimento, o que talvez não seja bom nesse caso. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*