ANTONIO BORBA - A MAN OF BUSINESS

TECNOLOGIA E SEUS CONFLITOS
  • 23 de junho, 2011

Garmin Forerunner 610 – Evolução do GPS para Fitness

Magic Run

No stand da Garmin Maratona SP 2011, comprando o FR 610 - AntonioBorba.comEu sempre usei GPS “Fitness” para praticar corridas de rua, e há dois meses adquiri o Forerunner 410, da Garmin, mesmo na dúvida se valeria o upgrade do meu 405CX. A presença “oficial” da Garmin no Brasil em 2011, acelerou  o mercado, derrubou preços e trouxe rapidamente a última novidade da linha Fitness, que é o Forerunner 610.

Eu não pude resistir. Tendo como clientes da Magic Web Design empresas como GPS Store (cujo blog, Universo GPS, é administrado pela Magic) e Teodonível (distribuidor oficial da Garmin no Brasil), aproveitei a presença da Magic Run na Maratona de SP 2011 e adquiri a novidade.

O que mais me chamou a atenção é que o FR 610 é, de fato, uma evolução no design da Garmin, finalmente um equipamento novo, com mudanças substanciais, para tentar agradar a todos. Muitos usuários fiéis da linha 300 (305, 410TX) reclamaram da linha 400 (405, 405CX, 410), que, com relógios menores e mais portáteis, diminuíram o visor, com menos espaço para dados, e também, ao inovar com o aro touch, causaram uma enxurrada de reclamações com relação à sensibilidade do equipamento. Oras muito sensível, oras não-responsivo, o aro touch, claramente inspirado no iPod, nunca foi uma maravilha e, para muitas pessoas, transformava o uso do relógio em uma sessão de tortura.

Novidades no FR 610 em comparação à linha 400

GPS Garmin Forerunner 610 - AntonioBorba.comA grande mudança no Forerunner 610 é o display touch. O mundo está dominado pelo touch screen, em celulares, notebooks, tablets e assim por diante. A Garmin entra na onda e no 610 não existe mais o penoso aro. Agora, para trocar de telas (que a Garmin, “marketosamente”, chama de “páginas” – a mesma coisa), basta dar um toque em qualquer lugar do visor. O aparelho bloqueia automaticamente após alguns segundos sem uso e, para desbloquear, é preciso correr o dedo pela tela (“slide”).

Para acender a luz, função antes realizada por um toque simultâneo em dois locais do aro, deve-se apertar o novo botão, localizado no canto esquerdo superior do GPS. Para desligar o aparelho, basta segurar o botão por dois segundos e confirmar a orientação no visor. Finalmente, alguém pensou em algo simples para relizar uma função tão básica!

Aqui cabe uma explicação: os modelos 405 e 405CX não possuem a função “desligar”. Sendo vorazes consumidores de bateria, podem deixar o usuário na mão durante um treino. Afinal, a maior parte das pessoas utiliza o relógio apenas no momento do treino, deixando-o ligado (e consumindo bateria) durante os dias de intervalo. Portanto, o botão power é muito bem-vindo!

Mas, para mim, a função mais brilhante é o alerta vibratório. Parece que a Garmin leu a minha mente. Quantas vezes treinei ouvindo meu MP3 player, hábito muito comum entre praticantes de corrida. Treinos de tiro, intervalado ou que exijam atenção a alertas não podiam ser realizados adequadamente nessas condições. Eu pensava “bem que esse GPS poderia ter um vibra-call“, remetendo ao termo utilizado nos antigos celulares Motorola (responsáveis pela difusão do “vibra” pelo mundo). Agora, com o alerta vibratório, é possível “sentir” as transições e, melhor ainda, o vibra pode ser usado sozinho ou em conjunto com o alerta sonoro.

Finalmente, outro ganho para os usuários da nova linha 600 é o visor com espaço para até 4 campos. Essa função, originalmente presente nos modelos da série 300, foi eliminada na série 400, com display menor que permitia agrupar no máximo 3 campos. Agora ela voltou. A tela do 610 é do mesmo tamanho da tela do 400, mas com maior resolução.

Talvez a maior parte dos usuários não necessite de um visor dividido em 4 espaços pequenos e até prefiram configurar mais telas, com números maiores (é possível configurar cerca de 3 ou 4 telas com diferentes dados, no 610). Porém, eu particularmente gosto de manter uma tela para resultados (distância total, BPM, calorias, timer) e outra tela para momentos de treino, onde configuro: Pace, Lap Pace (ritmo da volta ou distância automática de 1Km), Avg Pace (ritmo médio total) e distância.

E o 410, afinal? Valeu a pena?

Agora que mudei, definitivamente, para o FR 610, tracei minha conclusão final sobre o modelo 410, conforme mencionado no início do post. Minha recomendação, caso você tenha um modelo 405 ou 405CX, é que não mude para o 410, pois a diferença é quase nula na prática.

Agora, se você é usuário da linha 300, migrar para a linha 400 pode ser excelente se você se contentar com a limitação do tamanho do visor e do aro touch. E, nesse caso, qualquer um dos aparelhos vai lhe atender, sendo o 410 o modelo mais recente.

O 610 é outra história, completamente diferente, e vale a migração se você tem o caixa.

Resumo da Linha Garmin Fitness

Série 300 - visor grande, resistente, ideal para atletas “hardcore” e somente para exercícios (não como relógio). O 305 é uma opção barata e o 310XT é a versão melhorada para Triathlon, à prova d’água. Se o Triathlon é o seu esporte, essa é a melhor opção.

Série 400 - visor menor, mais elegante, pode ser usado também como relógio. Muitos o consideram ideal para o atleta casual, como a maior parte dos praticantes de corrida.

Série 600o futuro chegou. Une o melhor dos dois mundos e vai além. Espere pagar de R$ 1.400,00 a R$ 1.500,00 por um Forerunner 610 nesse momento de lançamento no Brasil.

Interessado em algum dos modelos? Recomendo a loja GPS Store, melhores preços e atendimento sério, com assistência técnica oficial da Garmin no Brasil.

UPDATE – Assistência Técnica

A pedidos: se você busca assistência para seu GPS, procure a Teodonívelautorizada oficial Garmin no Brasil:

Site: www.teodonivel.com.br
Fone: (11) 3858-7900
Endereço:
Rua Dom Amaral Mousinho, 121
São Paulo – SP CEP 02517-140

CONFIRA TAMBÉM: Correndo com o Newton MV2

208 Respostas para Garmin Forerunner 610 – Evolução do GPS para Fitness

  • […] workouts, etc. Se você quiser saber mais sobre elas, leia meus artigos sobre os modelos anteriores Forerunner 610 e Forerunner […]

  • Jaqueline Galvani Michelan disse:

    Olá, boa tarde!

    Tenho um Garmin Forerunner 610 e não consigo conectá-lo ao Garmin Connect. Já baixei Garmin ANT, os dispositivos extras, já verifiquei o media player… enfim… tudo o que orientam na internet e não consegui fazer funcionar. Pode me auxiliar, por favor?

  • cleber alves pereira disse:

    Meu garmin esta travado e não consigo destravar, ja utilizei o recurso de apertar os botões e não resolveu. Como pode me ajudar?

  • Joao bandeira disse:

    Boa tarde será que me pode ajudar? Tenho um garmin 405cx mas quando corro com chuva os menus ficam incessantemente a passar e os botões deixam de funcionar. Há alguma dica para que não aconteça? Obrigado

  • Cibele Narazaki disse:

    Olá Antonio, tenho um Garmin 610 e estava satisfeita, porém de uns tempos pra cá o touch dele tem ficado cada vez mais biruta e não obedece aos meus comandos e, agora notei que o botão (tb sensível ao toque) para acessar o menu principal e ter acesso ao histórico dos treinos, por exemplo, não entra de jeito nenhum…
    Você já viu isso acontecer? Tem algum atalho para acessar o menu através dos botões externos?
    Agradeço desde já, e parabéns pelo seu trabalho! Abs

  • JOAO BOSCO TOLEDO disse:

    Boa tarde, Antonio.
    Tenho um Forerunner 610 que não está reconhencendo a frequencia cardíaca, já troquei a bateria do sensor da fita; o sensor de frenquencia do relógio está ativado e mesmo assim ele não reconhece. Vc pode me ajudar ?
    Grato, João Bosco

  • Carlos Cesar Targino disse:

    Borba, boa tarde! Estou com a seguinte situação. Estou conseguindo baixar normalmente as atividades, porém as mesmas só aparecem no training center, no connect.garmin.com as ultimas ativades não estão subindo?!? Já passou por isso? Tem alguma dica? Feliz Natal e um grande abraço.

  • Edivaldo Santana disse:

    Amigo Antonio,

    tenho um 305 que completou 2 anos de uso agora no início de dezembro. Estou satisfeito com ele, me atende perfeitamente. Porém, surgiram dois defeitos. Um com a base, que não está fazendo a interface na transmissão de dados do relógio para o trainning center. O outro é a borracha de vedação que se danificou. Você poderia me indicar aonde encontro estes acessórios?

  • marcelo augusto santos disse:

    Meu garmin 610 travou o display. Ele não funciona com o toque. O GPS funciona, porém não está aparecendo no display. Comprei nos EUA em Abril desse ano. Vc tem algum caso semelhante a esse?? O que devo fazer??

  • Flávia Linhares disse:

    Boa noite!
    O meu Forerunner 110 não quer ligar.
    Alguma solução?

    Obrigada!

  • Flávio Dias disse:

    Gostaria de informação para conserto em garantia de 1 ano, pois, o garmin 610 que comprei está marcando errado a frequência cardíaca.
    Aproveito para agradecer novamente sua ajuda, pois, foi muito importante para minha compra e satisfação (mesmo com esse defeito!).

  • Marcos Santos disse:

    Antonio, comprei o 610, porem foi extraviado o Pen drive…você sabe me dizer se o Pen drive do 405, funciona com o relogio do 610
    GRato
    Marcos

  • Fabio disse:

    Amigo, comprei um Forerunner 610 e não consigo instalar o software Garmin Connect para transferencia de dados. Ao colocar o stick a instalação não deveria ser automática? Ele emite uma mensagem dizendo que falta um arquivo. Fiz download de uns arquivos pelo site da Garmin, porém não funcionou. Pode me ajudar?

  • edson disse:

    olá amigo borba….meu garmin forerunner 110 travou….pode me ajudar a reseta-lo?

  • ANDERSON REIS disse:

    Olá, Gostaria de saber se no Brasil há assistencia técnica Satisfatória para o Garmin e se existe pulseira de reposição para o Garmin 610? Tenho Polar e quero migrar… Gostaria que me indicasse sites estrangeiros baratos e seguros para compra de um Garmin 610… Grato

  • Paulo de Tarso G. Junqueira disse:

    Prezado Antonios,
    Esta otima esta reportagem.
    Gostaria de aproveitar e solicitar uma ajuda para acertar o meu Garmin, que é :
    Tenho um Garmin Forerunner 405 e apareceu no mostrador uma solicitação não consegui fazer . Dai esta solicitação fica fixa no mostrador e não aparece as infomações de tempo, batimenos,velocidades , etc .
    A Solicitação é : ” Base de dados de voltas cheias . Apagar voltas mais antigas ” Por favor , gostaria de uma orientação, pois
    não gostaria de correr sem as informações.
    Obrigado.

    • Antonio Borba disse:

      Paulo, você tem que transferir os treinos para o computador, assim você libera espaço no Garmin. Não é possível correr e deixar seus treinos nele indefinidamente. Aliás, se você fizer isso, corre o risco de perder seu histórico. Abraços

      • jorge luis bezzon disse:

        Bom dia, comprei um garmin 610, coloco o pen drive que veio na caixa e nao sincroniza……como faço? abro o windows explored e nao encontra o dispositivo….a que distancia devo ficar pra sincronizar? baixei o garmin training center…..mas nao consigo que sincronize, quando sincronizar virá para sincronizar no pc ou no garmin 610?…..vc pode me ajudar? obrigado

  • Pedro P. disse:

    Antonio, boa noite!
    estou tendo um problema para transferir os workouts do meue 610 para o garmin connect. Adquiri o aparelho no final de junho e venho usando-o desde então. Mas, somente hoje, 16/09, resolvi passar os exercícios (workouts) que realizei até agora para o Garmin Connect. No entendo ele somente transferiu os dados até 29/07, ou seja, não aparece nenhum dado a partir desta data. Ou seja, é como se eles, simplesmente, não existissem.
    Você imagina o que pode estar ocorrendo?
    Abraços

  • Fernanda Zanelli disse:

    Boa Noite Antonio Borba, comprei um 610 pelo ebay e estou amando, funciona tudo certinho, porém nao consigo transmitir dos dados para o notebook, quando coloco o pen drive que veio com o monitor cardíaco ele nao reconhece. voce sabe se eu consigo baixar o programa em algum lugar ou como posso resolver isso? grata desde já.

    • Antonio Borba disse:

      É seu primeiro Garmin? Baixe o software mais recente do site da Garmin e instale, tem que funcionar. Depois disso, me responda aqui… tem manual em português no site também. Abraços

  • Victor Hugo disse:

    Como vai Antonio Borba. Excelente sua matéria sobre os “FRs”… Eu tenho um FR 405cx. Recentemente o meu FR405 “apagou”. Enviei ao Teodonível e a análise foi que a placa de processamento foi danificada. Os motivos não foram relatados mas vi um post que parece ter ocorrido com outra pessoa o fato. O orçamento foi R$ 650,00 para trocar a placa danificada. Achei um pouco salgado e estou na dúvida se acrescento mais um pouco de “R$” e passo para um FR610. Gosto muito do 405 e hoje não consigo ficar sem um monitor cardíaco sem GPS. O que vc. acha, invisto mais um pouco e passo para o FR610 ou recupero o meu 405??? Abraço!!!

    • Antonio Borba disse:

      Olá Victor Hugo, valeu, obrigado!
      Olha, fiquei pensando sobre isso… o problema é que alguns defeitos, aparentemente, não são consertados, torna-se mais fácil trocar o mecanismo, por isso cobra-se praticamente o custo de um aparelho novo. O problema é que um 610 custa o dobro. Mas em compensação, pegar um aparelho novo, com bateria nova, etc, é muito melhor.
      De qualquer forma… eu não consertaria. Compraria outro 405CX e se tivesse bala,faria o upgrade para o 610, que no meu ver, é muito melhor. Excepcional de usar, estou muito satisfeito.
      Correr sem GPS é como correr pelado, depois que nos acostumamos…. hehe. Abraços

      • Victor Hugo disse:

        Muito Obrigado pela sua opinião!!! Estava num dilema em consertar ou não, mas agora, já não tenho mais dúvidas. Vou passar para um 610!!! Além daquilo que vc. disse sobre a bateria, dá para comprar em algumas parcelas… Para o conserto vou ter que pagar a vista e o prazo de entrega é de mais de 30 dias… Grato!!! Victor Hugo

  • Celso Viníciua disse:

    Antonio boa noite.
    Então… Meu 610 realmente esta muito doido (risos). Agora ele não para de alarmar “ritmo cardíoco muito baixo” durante toda atividade e isso independente da frequência. Será que poderia me fornecer o contado da assistência autorizada?
    Obrigado!

  • Celso Viníciua disse:

    Primeiramente, parabéns pela pagina. Muito boa, passa muita credibilidade…
    Tenho um 610 e estou com problemas para transferir dados do Training Center. Sempre que utilizo o Garmin Connect à transferência é normal, porém, quando tento utilizar o Training Center sempre aparece uma mensagem de erro (Falha na conexão com o dispositivo.), que se repete por várias vezes. Apenas após várias tentativas ocorre a transferência, mas, a quantidade de exercícios transferidos não ultrapassa oito. Será que você poderia me ajudar Antônio?
    Desde já obrigado pela força.
    Abraço e bons treinos a todos!

    • Antonio Borba disse:

      Olá Celso, obrigado, meu caro! Puxa, o problema é estranho, será que há um dado corrompido no Training Center? Infelizmente eu não tenho a resposta e duvido que consiga com a assistência técnica. Eu tentaria carregar a bateria até o máximo antes de iniciar a transferência e deixaria o Garmin próximo ao computador por uma tarde toda. Se interromper o processo, ele inicia de novo e de novo até dar certo. Já houve ocasião em que tive que fazer várias tentativas e levou algumas horas para conseguir transferir, depois normalizou. Abraços

      • Celso Viníciua disse:

        Então Antônio, meu 610 realmente está muito doido (risos). Agora eu consegui transferir as 14 atividades que havia configurado no Training Center, porém, nos exercícios programados continuam aparecendo apenas 8. Você sabe se há algum limite para programação no calendário? Ah, outra coisa, sempre que faço o emparelhamento do meu 610 aparece uma dizendo que possuo 86 exercicios no meu disposito e pergunta se gostaria de trasferir para o Training Center. Porém, não há esses 86 exercicios no dispositivo, ao menos não que eu consiga ver (risos). Você tem ideia do que possa ser isso?
        Obrigado!

        • Antonio Borba disse:

          Peraí, você não está falando de treinos mas sim de atividades – workouts – é isso? Acho que eu estava confundindo. Eu não consigo te dizer neste caso o que está havendo, mas sobre os “86 exercícios”, tudo isso deve ser fruto da sua migração de dispositivo, já vi isso também. Acho que você deve aceitar uma vez pra acabar esta mensagem e depois normalizar.

  • Luilson Santos disse:

    Caro Antonio, dei uma paseada pela página e fiquei impressionado com a sua disposiçãao em ajudar aos usuários desta tecnologia. Parabéns pelo excelente suporte, certamente uma referência e uma tranquilidade para os usuários menos experientes. Voce poderia, por favor, me enviar o contato direto do distribuidor? Quero aposentar o meu velho POLAR F11 (que sempre atendeu as minhas necessidades) e depois de tantos esclarecimentos decidi adquirir um 610.
    Abraço e obrigado!
    Luilson Santos

    • Antonio Borba disse:

      Luison, tudo bem? Sem problemas, é um prazer ajudar, obrigado pelos comentários. Vou colocar você em contato direto por e-mail com o distribuidor oficial, ele também é assistência autorizada Garmin e assim você não terá problemas. Abraços!

  • vital disse:

    Oi Borba, adquiri um 610 e não estou conseguindo baixa o manual em portugues< vc teria como me dizer o que posso fazer p baixar?

  • Rafael disse:

    Antonio Borba, se você cobrasse por cada dúvida tirada já estaria rico !!!
    Então, tenho um 610, no menu “historial” – “totais” onde aparecia o total dos Km que eu corri na semana e no mês, sumiu, aparecendo a mensagem “nenhum total guardado”.
    E agora? tem como eu recuperar esses dados? o estranho é que todas as corridas estão gravadas no menu “atividades”.
    Já tentei transferir esses dados do computador para o relógio e não consegui.
    Tenho quase certeza que fui eu que apaguei esses dados, indo mo menu “historial – opções – repor totais”.
    Obrigado pela atenção.

    • Antonio Borba disse:

      Rafael, entendo isso – hehe – e para mim é um prazer ajudar sempre que posso. Ocorre que muitas perguntas não posso ajudar, dependem mais de um suporte técnico! Mesmo que você tenha apagado os totais, você sempre consegue vê-los pelo Training Center… ao menos o total geral é possível, selecionando “my ativities” do lado esquerdo, no menu das atividades…. pra falar a verdade eu nunca utilizei estes totais semanais e mensais!

  • Livio Moreira dos Santos Michel disse:

    Boa Tarde, comprei um GARMIN 410 porem não estou conseguindo instalar o USB ANT STICK, possui alguma dica ou encontrar o driver. Abs

  • Ricardo disse:

    Pedi para um amigo trazer um 610 dos USA mas agora estou com MEDO pois descobri que a garantia só serve para o país de compra como faço agora?

    • Antonio Borba disse:

      Medo por que? Você já está considerando que o GPS chegará com problema?

      • Ricardo disse:

        Todas as considerações tem que ser avaliadas !Tomara que dê tudo certo mais ainda estou com receio pois para mandar para o USA de volta para garantia fica complicado!

    • Fernanda Cristina Soares disse:

      Oi Antonio!! Comprei um Forerunner 610 há 4 dias em NY… voltei ontem e hoje qdo fui estreá-lo… surpresa: ele nao desbloqueia!!!
      Aperto o botao lateral sup direito para desbloquear e nada acontece!! Fica aquele cadeado no visor… tb aperto o botao sup esquerdo para desligar e tb nada acontece… O horário está congelado há 11 horas… Meu Deus!! O que fazer?? nem usei o aparelho!! Já aconteceu contigo?? Obrigada!!

      • Antonio Borba disse:

        Fernanda, o primeiro procedimento, sempre, é LER O MANUAL. No caso deste GPS, para desbloquear precisa correr o dedo no visor. Não se usa os botões… Abraços

      • Fernanda Cristina Soares disse:

        rsrsrs, logico que li o manual antes!!!
        o dedo nao corria no visor, a unha nao corria no visor, nenhum botao funcionava… as horas ficaram congeladas por um dia, qdo finalmente meu Garmin 610 deu sinal de vida. Entrei me contato com a Garmin International e para minha surpresa foram mto atenciosos, se prontificando a entrar em contato com a Garmin Brasil para me ajudar… mas o Garmin “descongelou” e vou ver no que vai dar… mas que isso nao podia ter acontecido né!!! Obrigada, abraço!!

        • Antonio Borba disse:

          Fernanda, você tinha falado em “apertar os botões” somente… hehe. A unha não funciona mesmo, tem que ser com o dedo. Mas enfim, que bom que deu certo! Boa sorte! Abraços

  • eliane moura da silva disse:

    Olá. Tenho o Forerunner 410 desde fevereiro de 2012 comprado na Best Buy nos EUA. Hj pela manhã quando fui tirar do carregador para reinar ele estava morto, em branco, apagado e sem contato. Tentei tudo inclusive a dica do site de limpar os contatos, resetar, ligar ao computador e nada. Mortinho, dead…que desapontamento com equipamento caro e que devia ser mais durável.
    Alguma sugestão ou somente a assistência técnic em SP (moro em Campinas)?
    Att.
    Eliane

    • Antonio Borba disse:

      Eliana, lamento pelo ocorrido, certamente isso não é comum, todo equipamento eletrônico pode estragar, enfim… A única assistência que eu conheço é essa que indiquei. Abraços

  • ana helena canavarros disse:

    Meu Garmin 305 nao esta localizando satelite.
    Ja uso ele normalmente a quase 01 ano.

  • Domingos Pignatari Neto disse:

    Ola Borba, vc lembra de mim, eu fiz o LANCER EXPERIENCE com com em novembro2011, e até fiz o melhor tempo na prova do quadrado, meu parceiro foi o Wilson…olha a coinsidencia…eu comprei um FR610 pois comecei a correr, e estou adorando o relogio, mas tenho umas duvidas e digitei no google e me aparece vc, como um utilizador experinte da linha FR, então estou em boas mãos para solucionar problemas, então vamos lá: 1 – eu nao consigo atualizar o firmware para o 2.7 entro no garmin connect, faz o donwload mas no Garmin ANT nao atualiza o relogio. 2 – não consigo apagar uns treinos no Garmin training center, tipo assim eu ate apago, mas na proxima sincronizada, eles voltam tudo de novo, no regolio não aparece mais, mas no Garmin TC, volta tudo de novo….como resolver isso…valeu e um abrasss

    • Antonio Borba disse:

      Salve Domingos! Puxa, estou bem cotado no Google, hein? Heheh – legal! Coincidência legal a gente voltar a se encontrar aqu.
      Veja só – o lance do firmware eu não sei como te ajudar, mas vou perguntar pro pessoal da assistência. Já com relação ao item 2 – é assim mesmo, meu amigo. Volta tudo. A única solução é apagar no aparelho, coisa chata pacas quando marcamos algum treino errado.
      Vou te escrever um email! Abraços

  • Rodrigo Bota disse:

    Primeiro parabéns pelo site.
    Poderia me ajudar com o Forerunner610. Eu tinha um 410 onde a função de enviar exercícios quer seja do Garmin Connect ou do Training Center funcionava perfeitamente. Agora com o 610 não funciona. Já instalei o Communicator plug in e nada. Eu tenho um Mac rodando OSx Lyon será que é isso o problema?

    Abs

  • Ellen disse:

    Olá Antônio!
    Voltei a correr e quero pedir a um amigo para trazer um FR110 da Espanha, mas como lá a voltagem eh 220v (na minha cidade eh 110v) e a descrição do produto no site não especifica isso, gostaria de saber se os modelos FR 110 e FR 210 sao sempre bivolt. Você sabe?
    E quais sao as diferencas entre o FR 110 e FR 210? Vale a pena gastar mais e comprar o FR 210, ou o FR 110 atende bem a função Gps, pace e monitor cardíaco que preciso?
    Ellen

    • Antonio Borba disse:

      Oi Ellen – puxa, eu não sei te responder isso, me desculpa! Mas.. geralmente, por experiência, notebooks, celulares e gadgets de forma geral costumam ser sempre bivolt.
      Sobre o 110 e o 210, eu também não saberei responder pois eu nunca usei estes modelos básicos – na verdade, já que vai comprar lá fora, eu recomendaria partir de cara para um modelo melhor, como o 405, sei que os recursos na tela são bem melhores. Pense nisso!

  • Ney Jr disse:

    Caro Antonio, saudações!
    Comecei a utilizar o Forerunner 610 e fiz download do Garmin Training Center, pois gostaria de visualizar os trajetos das corridas, mas, invariavelmente, surge a mensagem “Nenhum dispositivo encontrado. Verifique se o seu dispositivo está conectado ao computador e ligado e tente novamente. Talvez seja necessário definir a opção de interface do seu GPS para ‘Garmin’ ou ‘Host’.” Utilizo Windows 7, será este o problema?
    Obrigado

    • Antonio Borba disse:

      Olá Ney, você nunca conseguiu passar nenhum treino para o Training Center? Eu uso Windows 7, esse não é o problema. Me parece que você não sincronizou seu Garmin com seu computador, é necessário deixar o Ant Agent na função de parear dispositivo, sugiro seguir o procedimento do manual. Me conte se deu certo. Abraços

    • Nelson disse:

      A propósito, alguém já teve o problema da transferência de dados do 610 falhar? No meu caso, tudo vinha bem até +- 2 semanas atrás, qdo durante a transferência dos treinos para o ANT ele faz o download de parte dos treinos, mas depois exibe uma mensagem de “failed”. Meu plano B seria tentar apagar o treino a partoir do qual eu não consegui mais transferir e tentar de novo, mas alguém tem uma solução mais, digamos, elegante?
      Abraços

      • Antonio Borba disse:

        Olá Nelson, tudo bem? Comigo, volta e meia falha mesmo. Você não precisa se estressar. Às vezes ele perde a memória de que treino baixar, e começa a baixar todos do zero, leva muito tempo (até horas) para re-sincronizar tudo. Ele fica falhando e voltando, às vezes dou carga plena na bateria e resolve, mesmo assim vou fazer outra coisa e deixo ali até ele terminar. Mesmo que falhe, ele reinicia e tenta novamente, uma hora dá certo. Nunca perdi nenhum treino apesar desse bugzinho chato. Não precisa apagar nada, em anos de uso destes GPS, nunca precisei. Abraços.

        • Nelson disse:

          Valeu, Antonio. Comigo uma vez já tinha acontecido e voltou a funcionar, mas junto com o problema da transferência havia dado um problema com o próprio relógio que não iniciava (um reset forçado – mantendo o “power” pressionado – resolveu), o que agora não ocorreu. Desde domingo passado (22/04) não consigo passar nada pro PC. Não que seja grave, mas enfim, faz parte da brincadeira ;-) Abraço

          • Antonio Borba disse:

            Nelson, faz assim – dá carga máxima na bateria e esqueça ele por algumas horas ao lado do micro, com o Ant Stick conectado. Veja se quando você voltar está resolvido.

  • Mauricio Rosa disse:

    Olá Antonio Borba
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por este espaço onde podemos dividir informações a respeito Garmin Forerunner e tirar dúvidas.
    Então Antonio to querendo começar a correr com mais freqüência e com isso gostaria de adquirir um Garmin Forerunner, mas continuo ainda com muitas dúvidas em relação a alguns modelos principalmente os modelos com o aro touch, onde muitos dizem que não funciona direito durante o treino, principalmente quando o mesmo fica úmido.
    Pela sua experiência com os modelos com o aro touch esta informação é verdadeira?
    Quais são os problemas que este modelo apresenta?
    Pelo que percebi também bastante gente ta procurando assistência técnica devido a problemas técnicos estou com o pé atrás, pois o investimento é bastante alto e o produto não vier a ser de qualidade.
    Em relação ao 610 quando molhado o visor com suor ou chuva funciona o touch screen?
    Abraço

    • Antonio Borba disse:

      Olá Mauricio – valeu, seja bem-vindo! Você já leu o post sobre o 410?
      http://www.antonioborba.com/garmin-forerunner-410-vale-o-upgrade/
      Creio que sobre o aro touch já falamos bastante, para alguns funciona, para outros não, e com chuva é ruim! Problemas técnicos não são frequentes não, ocorre que as pessoas costumam procurar ajuda na web quando o equipamento dá problema. As inúmeras pessoas que estão usando o equipamento a contento não costumam vir aqui, pode apostar.
      O 610 funciona perfeitamente com sol ou chuva. Eu recomendo!
      Abraços,

  • Raphael disse:

    Comprei um Garmin 405 e com menos de 2 meses estou tendo vários problemas. O aparelho nunca consegue localizar o satélite e quando localiza é só eu começar a correr que perde o sinal. Quando estou correndo toda hora o cronometro para sozinho. Onde posso encontrar assistência técnica?

  • Antonio A A C da Conceição disse:

    Como faço para ajustar a hora do meu forerunner 110 garmin?

  • Orlando disse:

    Tenho um garmin 405cx e Eu o tenho faz mais ou menos um ano e agora ele apagou sem mais nem menos e também não carrega. Não sei o que fazer.Alguém pode me dar alguma dica do que fazer.

  • vanessa disse:

    oi, Antonio
    boa noite.
    li todas as suas respostas antes de te perguntar, mas não achei uma que pidesse evitar que eu te incomodasse.
    comprei o garmim 410, usei, e depois de seguir os passos recomendados, descarreguei os 1.os treinos com sucesso. Ocorre que agora o ícone do ANT Agent aparece com uma tarja vermelha e nada acontece qdo o conecto.. já mudei a porta usb e nada. já conferir se o emparelhamento está ativo. Qdo clico com o botao direito, a linha de “configurações do dispositivo” aparece esmaecida… Detalhe: no pc do meu marido ele funcionou e descarregou…
    Vc (ou algum colega) tem ideia de como posso fazer para resolver esse problema de configuração?
    Agradeço antecipadamente a atenção e disponibilidade

    • Antonio Borba disse:

      Vanessa, é um prazer tentar ajudá-la em um assunto específico. Bem, o meu ícone também fica com uma tarja vermelha quando o USB não está conectado. Então, o que acontece é que seu computador não está reconhecendo o ANT USB… isso tem mais a ver com driver para o Windows do que com alg que eu possa orientá-la… eu recomendo tentar baixar os drivers do site da Garmin ou ainda recorrer ao suporte deles, informando a versão do seu sistema operacional. Me conte se conseguir resolver, por favor! Abraços!

  • luciano simas disse:

    Olá o meu Garmin 405CX apagou, na tentativa de fazer voltar, resetei apertando os 2 botões porém não adiantou. Coloquei para carregar mas também não muda nada, fica apagado. Alguém sabe o que pode ser ou como resolver?

    • Antonio Borba disse:

      Luciano, se você tentou o reset e não foi (tem que segurar por vários segundos), tentou carregar por um certo tempo e não foi, não tem o que tentar. É assistência técnica.

  • Marco Gerbasi disse:

    Acabei de comprar o modelo 610, substituindo o anterior 405cx. Agora, estou com um problema, pois não estou conseguindo alterar no Garmin Conect para o modelo 610. Como faço essa alteração??

    • Antonio Borba disse:

      Oi Marco! Cara, não estou mais usando o Garmin Connect, uso mais o Training Center – você conseguiu mudar nele? Não lembro exatamente em que passo eu consegui mudar o aparelho. No ANT AGENT que está instalado em sua taskbar, próximo ao relógio do Windows, há a opção (botão direito) “Device Settings” que vai permitir troca o aparelho. Veja se é isso!

  • Antonio Borba disse:

    Galera – confiram novo post sobre o tênis NEWTON MV2:
    http://www.antonioborba.com/correndo-com-o-newton-mv2/

  • Leandro Capolupo disse:

    Antônio,
    Bom dia.
    Embora não tenha mais me manifestado aqui no seu blog continuo acompanhando as discussões sobre o 610 e agora tenho uma pergunta provocativa para te fazer…. Quando vai testar o 910xt e postar aqui suas impressões? rsrsrs

    • Antonio Borba disse:

      Bom dia, Leandro! Hehe – aí que está, não pratico triathlon e não sei se farei isso! Mas vou fazer um update até amanhã com um novo post sobre os tênis Newton!

  • Rogerio Barbosa disse:

    Bom dia! Antonio Borba,
    Só estou querendo te agradecer pela indicação da assistencia tecnica Teodonivel,pois meu 610 tinha quebrado o visor e mandei internar ele lá. Fui muito bem atendido e ficou zero denovo.
    Parabens pelo seu suporte prestado a todos,
    Obrigado.

  • Andrei disse:

    Antonio,

    Tenho o 410 e não tenho tanta dificuldade com o aro mas muitas pessoas reclamam mesmo, por enquanto estou bem satisfeito com ele. Agora, muito mas muito bom mesmo é o 910 que meu colega de corrida comprou. Estou bastante impressionado com este modelo e posso recomendar para quem aida não possui um Garmin. Para mim, a maior evolução neste modelo é que podemos nadar com ele, não sou triatleta mas nado regularmente e este modelo no modo “natação”conta até voltas na piscina, o q para mim é fantástico que depois de dez voltas já não sei mais quantas dei.
    Se você já teve acesso a este modelo, gostaria de saber sua opinião.

    Abraço e bom treino para todos!

    • Antonio Borba disse:

      Andrei, legal. Veja só, esse lance do 410 acho que tem muito a ver com a eletricidade estática de cada pessoa. É uma coisa louca, para alguns funciona bem e para outros é um desastre completo.
      O 910 tem um acelerômetro além do GPS, por isso é muito mais preciso na marcação de altitude, conta as braçadas, etc, e até onde eu sei, tem uma super bateria para aguentar ultra-maratonas e competições longas. Parece ser uma revolução, mas ainda não tive contato.
      Bons treinos!!!

      • Andrei disse:

        Realmente a bateria do 910 dura muito mais que a do 410. Vou dar uma olhada no que tem mais de novidade neste modelo e coloco aqui.
        Abraço!

        • Antonio Borba disse:

          Ótimo. Aguardamos notícias – abraços!

          • Gregori Tormen disse:

            Bom dia Antonio.

            Acabo de chegar de NY onde comprei um 410 lendo teu comentario sobre o 610 já estou pensando em nem abrir a caixa e colocar a venda meu 410 e ir logo para um 610.
            Tive um 405 em 2009 que foi roubado antes de eu conseguir dominar ele (tive muitas dificuldades).

            Caso eu fique com meu 410 poderia me indicar alguem para me ajudar a usar ele.

            Sds
            Grégori

          • Antonio Borba disse:

            Olá Gregori. É difícil eu te indicar alguém que possa orientá-lo, mas eu tenho uma ideia melhor. Além de existir manual em português no site, verifique no YouTube. Há vários tutoriais que vão lhe ensinar facinho. Agora, nas corridas, sempre tem alguém que usa, ainda mais se você for afiliado a alguma assessoria. Aí fica fácil.
            No começo a gente apanha, mas logo pega o jeito, porque na verdade, ele parece complicado, mas o básico que é 90% do que usamos, é muito simples. Se for uma dúvida em específico, posso tentar ajudar. Abraços!

  • Pedro Paulo disse:

    O meu Garmin 610 apresentou problema, creio que no toutch screan: ao clicar na tela, ele iniciava e encontrava os satélites, porém agora é necessário apertar o botão ‘power’, em seguida escolher a opção ‘não desliga’, dessa forma ele encontra os satélites. Em seguida aparece a tela onde tem histórico, configuração, treino, para onde, porém ao tocar em ‘histórico’, ele acessa ‘treino’ e ao clicar em ‘configuração’, ele acessa ‘para onde’ . Você tem alguma dica para resolver esse problema?
    Agradeço,
    Pedro Paulo

    • Antonio Borba disse:

      Pedro, tudo bem? Eu nunca vi algo assim. Acho melhor você encaminhar para a assistência autorizada, apenas tente dar um HARD RESET antes, apagar todos os dados, pode ser que resolva. Busque na web que tem até vídeos ensinando como fazer. O contato da assistência está no final do post! Boa sorte!

  • Glauber disse:

    Estou querendo adquirir um garmin.Qual seria melhor 310 xt ou 405?

  • GILSON disse:

    OBRIGADO ANTONIO, O RELATORIO QUE O SITE GARMIN EMITE, COM GRAFICOS E INCLUSIVE COM O MAPA DO TRAJETO PERCORRIDO É O QUE HÁ DE MAIS MODERNO, TAMBÉM O QUE ME CHAMOU, NO 610 ,A ATENÇÃO FOI O GPS JÁ EMBUTIDO NO RELOGIO, ENQUANTO QUE UM CONCORRENTE TEM UM BAITA GPS PARA O ATLETA TRANSPORTAR NO BRAÇO, INCLUSIVE COM UMA PILHA AA. V C PODE ME INFORMAR COMO FAÇO PARA O RELATORIO DO GARMIN CONNECT SAIR EM KMs., POIS ESTÁ SAINDO EM MILHAS?

  • Eduardo Santos' disse:

    Antonio,

    Vc já teve algum problema com a pulseira do 610? O pino da pulseira da parte inferior do meu relógio parece meio frouxo e, de vez em quando, chega a sair sozinho. Um dia desses, durante um treino, quase caiu, quando vi, um dos lados do pino já tinha saído.
    Eu cheguei a tirar os dois pinos e comparar um com o outro, não vi diferença que pudesse justificar essa frouxidão.
    Queria saber se alguém já teve problema parecido.
    Um abraço
    Eduardo

    • Antonio Borba disse:

      Olá Eduardo, por incrível que pareça, SIM, e igual ao que você descreve, na parte inferior. Aconteceu 3 vezes. Mandei para assistência, achei que iriam trocar, mas recebi de volta e percebi que havia uma cola na parte interna, talvez até silicone. Recomendo que você mesmo faça isso, coloca silicone e fecha de volta. Afinal, parece ser defeito de fabricação!
      Muito bom seu comentário, eu achava que era algo específico do meu, agora vejo que não.
      Abraços.

  • GILSON disse:

    BOA NOITE. TIVE A IDEIA DE APERTAR SIMULTANEAMENTE OS 3 BOTÕES POR UNS 5 A 10 SEGUNDOS , E ELE RESETOU E VOLTOU A FUNCIONAR NORMAL ( QUE ALÍVIO!). O SITE DA GARMIN É MUITO CHIQUE. GRATO.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Gilson, que bom que resolveu. O reset é feito apenas com os 2 botões da direita… no site da Garmin, de fato tem manual e suporte técnico. Mas que bom qu você conseguiu voltar o relógio ao normal. Boas corridas, abraços!

  • GILSON disse:

    BOA TARDE. FUI TENTAR PAREAR COM O ANT AGENT MEU FORERUNNER 610 PELA PRIMEIRA VEZ, E PRESSIONEI O BOTÃO RESET PARA GUARDAR A ATIVIDADE E AJUDAR O ANT AGENT A RECONHECER O RELOGIO,( CONFORME DIZ NO SITE) QUANDO ELE TRAVOU DEIXANDO A MENSAGEM:” MANTER PREMIDO POR 1 SEGUNDO P REPOR” . E AGORA NÃO OBEDECE MAIS NENHUM COMANDO. ESTOU COM ESPERANÇA DE QUE QUANDO A BATERIA ACABE APÓS NOVA CARGA ELE VOLTE A FUNCIONAR. ALGUEM CONHECE ALGUMA FORMA DE RESETAR ELE?

  • Rangel disse:

    Boa tarde amigo.
    Tenho um 405 cx que me deixa angustiado, primeiro, não carregava, mandei ajeita-lo.
    Após o referido reparo, prava de marcar, fui para São Silvestre, com o aro travado, porem devido a chuva não marcou mis que 2 quilometros, desconfigurou todo,o frequencimetro tambem não funciona mais, e uma função que tanta falta me faz também parou, a emissão sonora.
    Diante de tantas negativas, estou pensando no 610.
    Abraços
    Rangel

    • Antonio Borba disse:

      Rangel, seu aparelho está realmente com problemas, eu coloquei link da assistência no post. Não é normal o 405 dar problemas assim, eu sempre achei esse modelo bem confiável. Acho que você não deu sorte. Mas o 610 é bem melhor, vale a pena!
      Abraços,

  • Nelson disse:

    Olá Antônio e demais.

    Acabei comprando o 610 nos EUA, via Amazon (uma amiga me trouxe) por US$ 400 e estou muito, muito satisfeito com o relógio. Fácil de mexer, pega rápido os satélites, a cinta é muito confortável, o sistema de alerta realmente funciona (o do 305 é quase imperceptível)… muito bom mesmo!

    Só faço duas pequenas observações pra quem vai migrar do 305 para ele. Na hora de coloca a zona alvo vc deve colocar SEMPRE o mínimo do alvo e depois o máximo do alvo. No 305, ele “sabe” que, por exemplo, 145 é o máximo e 135 o mínimo aidna que vc coloque nessa ordem. No 610 não. Vc deve colocar primeiro 135 e depois 145, senão o bichinho pira.

    Outra coisa é que estou com a impressão de que a agilidade em pegar o satélite vem às custas de uma imprecisão um pouco maior. Alguém mais notou isso?

    • Antonio Borba disse:

      Olá Nelson. Excelente comentário! Eu não percebi qualquer sinal de imprecisão nesse modelo, entretanto, é comum que no primeiro KM acham velocidades discrepantes (ex. 40 Km/h) devido a uma imprecisão de localização do satélite, mesmo após localizado. Frequentemente, tenho que apagar a leitura da velocidade do meu gráfico. Eu não trabalho com zonas-alvo, mas é uma coisa pessoal minha. Apenas uma dica… estando com a ergoespirometria em dia, sei que posso “pisar” à vontade que o coração aguenta. Sendo assim, determino meus treinos pela sensação de esforço ou pelo pace, sempre. Jamais analiso BPM durante uma prova ou treino, mesmo porque pode influenciar meu desempenho (o clássico “acho melhor tirar o pé”) – analiso sempre depois, para ver onde forcei, onde cheguei ao meu limite, etc.
      Claro, para iniciantes no esporte, sugiro usar a frequência cardíaca como referencial. Após estar com o condicionamento bom, eu preferi abandonar.
      Abraços

      • Nelson disse:

        Eu não uso (nem recomendo) as zonas de pace ou bpm que vêm pré-definidas nele, mas pra alguns treinos controle pelo pace, em outros pela frequência cardíaca. Uma função que uso bastante é aquela do “exercício personalizado”, onde dá deixar o treino todo gravado.
        Qto a pace ou bpm, imagino que dependa tb do estilo de quem passou a planilha. Normalmente controlo por pace só no dia do treino longo. Treino de volume quase sempre tenho controlado por bpm, o q me ajuda a não forçar demais. Em provas tb nunca olho bpm. No máximo uma olhadinha no ritmo dos 1os km pra n quebrar no meio ;-).
        Aliás, acho que a facilidade pra personalizar as páginas de treino com as informações que cada um prefere olhar é outra vantagem desse modelo.

        • Antonio Borba disse:

          Nelson, o WORKOUT, como é o nome original, sem dúvida, é excelente e uso muito para treinos de tiro ou intervalados. Fantástico! Boas dicas, sem dúvida o GPS é muito customizável, tem pra todos os gostos. Abraços!

          • Sérgio Maggessi disse:

            Olá, Antonio.
            Preciso de uma dica. Como faço para programar um intervalado da seguinte forma:
            1500 leve
            500 forte
            6x

            Abç.

          • Antonio Borba disse:

            Sérgio, desculpa, mas fica difícil pra mim ir no passo a passo, acredito que tenha algo pronto na web e existe também manual em português no site da Garmin. Criar um workout é bem simples, eu tentei fazendo sozinho, é meio intuitivo o processo, desde que você passa pelo Training Center. Fazer no GPS é mais chato. Abraços

  • rogerio disse:

    Oi Antonio Borba, comprei o Garmin 610, as suas dicas foram muito importante valeu o investimento. Agora preciso de sua ajuda de novo.
    O meu Garmim sofreu um acidente e quebrou o cantinho do monitor você pode me indicar onde consigo arruma-lo.

    Desde já agradeço.

  • vinicius disse:

    comprei um garmnin f610. vja utilizi e é ótimo.
    problema: chegeui em casa e conectei o usb garmin no meu computador, e nada acontece…. não abnre nenhum programa ( como diz ni manual)… sera que esta estragado? ou estou fazeno algo errado? ja viu algoi a respito?

  • Cláudio Del Menezzi disse:

    Olá Antonio… excelentes as suas dicas. Eu uso Sports Tracker no Galaxy SII, mas observo que o GPS não é tão preciso. Já fiz provas oficiais e a diferença chegou a 20%. Estou pensando em mudar para o GARMIN. É uma pergunta boba, mas como um bom engenheiro tenho que fazê-la: as unidades são apenas em milhas? Não tem km?
    Sds,
    Cláudio

    • Antonio Borba disse:

      Oi Cláudio! Caramba, 20% é impensável… imagina, em uma corrida onde boa parte das pessoas corre em paces de 4:30 a 6:00, 20% significa mundos completamente diferentes. Imagino um engenheiro tentando conviver com uma imprecisão dessas!
      Não vejo nada de boba em sua pergunta, ao contrário, ninguém merece conviver com milhas. Todos os Garmin possuem sistema métrico também. Afinal, mesmo esquecendo o Brasil, na Europa também se adota esse sistema. Fique tranquilo.
      Em uma corrida, o celular deve ser deixado bem longe, é um momento para deixar o mundo de lado, concorda? Abraços

  • Jair disse:

    Antônio, onde posso conseguir o manual do 610 em Português? Um abraço e obrigado antecipadamente.

  • Brenda disse:

    Antonio,

    Adquiri um garmin F610. Ao conectar a cinta, ele reconhece como ativado o monitor cardiaco, mas nao encontro local onde posso visualizar os batimentos. No display, um coração fica aparente, sem piscar, acima da distancia, mas o ritmo cardiaco nao é apresentado. Onde posso visualiza-lo? No menu de ritmo, nao ha a opcao para mostra-lo, ha apenas a de selecionar zonas.

    Abs

    • Antonio Borba disse:

      Oi Brenda. Ao clicar (touch) no display, ele cicla pelas diferentes telas e uma delas é a do BPM. Essas telas podem ser ligadas, desligadas e customizadas pelas configurações do equipamento. Abraços

  • garcia disse:

    Antonio, tenho um Garmin Forerunner 110. Acontece que o aparelho “emperrou” no cronometro e não consigo mais pará-lo. Já estou com 28 hs de funcionamento. Não consigo resetá-lo. Tem alguma sugestão? Obrigado.

    • Antonio Borba disse:

      Garcia, segurando os botões laterais juntos por alguns segundos, o aparelho reseta. Você tentou? Se isso não der certo, presumo que a bateria vai acabar e de repente voltará ao normal após a carga. Me conte!

  • Carlos Cesar Targino disse:

    Antonio Borba, muito boa tarde! Acabei de adquirir um FORERUNNER 610 e estou com um pequeno problema referente ao monitor cardiaco. Não estava sincronizando, efetuei a troca da bateria, sincronizou, e após dois treinos, não sincroniza mais. Você tem conhecimento de algo parecido? Como anda o seu?

    • Antonio Borba disse:

      Carlos Cesar, por incrível que pareça…. após um ou dois meses, minha cinta começou a dar o mesmo problema… perdia a sincronia durante o treino ou nem mesmo sincronizava. Troquei a bateria, mesmo achando que não era isso. Nada. Só resolvi trocando a cinta. Como comprei o meu no distribuidor oficial, GPS Store, consegui trocar a cinta sem problemas e sem custos. Eles vendem a cinta avulsa também, creio. Outra opção é a Teodonível.
      Uma dica… eu retiro a peça plástico que contém a pilha antes de lavar a cinta (para tirar o suor), assim evito que possa entrar água, pois suspeito que possa ter sido essa a causa… como também pode ser defeito de fábrica. Abraços!

  • Valter disse:

    Olá Antonio.Como o Garmin para mim é novidade. Estou com dificuldades para manusea-lo desde de liga-lo à utilizar suas funções extras…
    Você pode me ajudar ?

    Ps: no visor apenas aparece o logotipo da garmin. Já tentei varias vezes liga-lo mas não consigo.
    Aperto e seguro o botão como orientado pelo manual, porém não acontece nada!

    o garmin é o 610 forerunner

    grato!

  • Flávio Dias disse:

    Antonio, agradeço as informações que vc deu a tantas pessoas, sempre com a maior boa vontade, pois, ajudou-me a adquirir o 610.
    Estou aprendendo a usar praticamente meu primeiro frequencímetro (o Timex, o “dono” levou!!! rsrsrsr), mesmo tendo o hábito de correr a 28 anos.

    Abraço.

    FD

    • Antonio Borba disse:

      Olá Flávio, oras é um prazer poder ajudar, pois sou fã dos GPS da Garmin. Sempre estive envolvido com isso e sinto que muitas pessoas, mas muitas mesmo, não sabem como é bom correr com GPS, sincronizar com o computador, ter os treinos “na mão”. Particularmente, eu acho que é outro mundo para o corredor aficcionado. Abraços!

      • Flávio Dias disse:

        Oi, Antonio ! Concordo com vc, correr com uso de GPS, poder descarregar as informações no computador/internet e analisar, é demais, de outro mundo, como vc disse.
        É, estou maravilhado com o 610 e ancioso por usá-lo na minha primeira prova de 10k, oficial, de minha vida, amanhã, na 29ª corrida dos sinos; duas ótimas novidades (participar de corrida oficial e usar monitor cardíaco com GPS), não sei porque demorei tanto tempo, já que corro regularmente desde uns 15 anos de idade (mas, nunca é tarde, aconselho a todos que CORRAM, depois de ir a um cardiologista !!).

        Abraço, ótimos treinos e corridas!!!!

        FD

  • Adriana disse:

    Boa noite Antonio!!!
    Vc poderia mim informar se o 610 é a prova de água se posso nadar com ele?? Pois já tenho o 410 ( e o Aro é realmente horrível) e quero um para a pratica tb de natação mas que tenha GPS .
    Agradeço
    Adriana

  • Nelson disse:

    Antônio, muito obrigado pelas informações. Li seu post sobre o 610 e 410. Tenho um 305 que está morrendo lentamente… Foi um ótimo relógio, apesar de grande. Tive que trocar a borracha de vedação depois de 2 anos e pouco, mas ele de vez em quando ainda tem alguns problemas para ligar ou fica alternando entre as telas descontroladamente.

    Bom, estava pensando em comprar um modelo mais novo, mas me falaram muito mal dos 400 por causa do aro (pelo que li no seu post mesmo no 410 o sistema não é totalmente satisfatório, certo?). Estou escrevendo para saber se tu, ou outro leitor, tens alguma opinião se não pode ser mais vantajoso em termos de custo/benefício comprar o 210 ao invés do 610.

    Pra quem achar a pergunta muiito bizarra, já que parece uma “inevolução”, explico. Me falaram que o 210 é um modelo extremamente robusto e, honestamente, quero o relógio exclusivaente para treinar e competir. Não me interessa interfaces com internet, etc. Com o 305 eu já quase não uso o training center de qquer modo… Em todo caso, o fato do 610 ser muito mais eficiente para pegar os satélites já é um belo avanço (o 305 às vezes chega a dar raiva…).

    Bom, como devo comprar nos EUA, já infornmo os preços (com monitor cardíaco). O 610 está US$400, enquanto o 210 está US$250. Tu achas que esses ~300 reais valem a diferença?

    Abraço e bons treinos!

    • Antonio Borba disse:

      Olá Nelson, se você vai comprar lá fora, não pensa duas vezes, rapaz. Compra o 610 que é um espetáculo. Agora, se optar pelo 210, creio sim que fará uma boa compra. Eu não usei este modelo, mas tem uma amiga da nossa equipe que utiliza. Está bastante satisfeita e não teve problemas, creio que não há nada de errado em optar por essa versão mais econômica.
      O bom do 610, pra mim, é a praticidade. Botão liga/desliga fantástico e os satélites pegam rápido, e isso pra mim já vale o upgrade. Não é fácil ficar esperando satélite pegar enquanto está pronto pra correr. Abraços

      • Nelson disse:

        Oi Antônio, muito obrigado pela resposta! Eu realmente estou bem inclinado a comprar o 610 mesmo, mas como me falaram muito bem da robustez do 210, e muito mal do aro dos 400, preferi ouvir a tua opinião pra saber da superioridade do 610 frente aos 400, mas saber que eliminaram a história do aro já foi um avanço.
        Te confesso que fiquei surpreso do botão de desliga ser ausente nos 400!! O 305 tem (acho q o 210 tb), e nunca imaginei que algum modelo não o teria!!

        • Antonio Borba disse:

          Pois é, o 410 permite desligar entrando em uns 3 menus, uma pentelhação completa com o aro ruim que ele tem! De fato olhando assim, melhor ir para o 210 ou 610 de uma vez por todas.
          Boa sorte, abraços!

    • Sérgio Maggessi disse:

      Nelson, ha uns meses atrás consultei o Antônio e depois comprei o 610. Assim como ele, estou muito satisfeito. Minha esposa tem um 110, que é praticamente igual ao 210 (tem uma ou duas funcionalidades que ele não tem). Não é ruim, mas, na minha opinião, não se compara ao 610. A resolução da tela do 610 é infinitamente melhor, a visualização dos elementos na tela é mais “limpa”. Isso, na hora da corrida, faz diferança.

  • Marcio disse:

    Olá Antonio, adquiri um Garmin 410 e estou tendo problemas no aro táctil.
    Ele não aciona nada, menu…gps…training.
    Sofridamente consegui fazer rodar as configs iniciais, mas depois disso não consegui mais nada, o engraçado é que quando o relógio está no modo econômico, ao tocar o aro acende a luz, ao sair, nem a luz acende.
    Gostaria de saber se o problema no aro desse modelo é comum. Se há solução tb.
    Abraço

  • José Novach disse:

    Comprei um 405 há um mês, usei e recarreguei ele umas 3 ou 4 vezes, sendo que na última recarga ele simplesmente não respondeu mais…. morreu. Se alguém souber como ressuscitá-lo… pois estava me afeiçoando a ele.
    Abraço a todos

  • Eduardo Moreira disse:

    Antônio,

    Sou iniciante no mundo das corridas, em julho de 2010, pesava 148 kg, hoje (novembro de 2011) peso 105 kg, sem redução de estômago nem nada, apenas correndo e reeducação alimentar. A 3 meses estou pensando em comprar um produto parecido com o Garmin Forerunner 610, mas tenho muitas dúvidas, como por exemplo: quanto tempo dura a bateria utilizando o gps? pode ser utilizado como relógio? o relógio tem bateria diferente da do gps? qual o tempo de duração desta bateria? o monitor cardiaco usa cinta? o visor arranha com facilidade, pois o mesmo é touch, e com isso perde a sensibilidade?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Eduardo

    • Antonio Borba disse:

      Eduardo, a bateria dura cerca de 4 horas utilizando o GPS, pelo menos. Creio que pode chegar até 6 a 8 sem utilizar a iluminação. Sem uso ativo do GPS, apenas como relógio, dura pelo menos uma semana, lembrando que é recarregável. Pode sim, ser utilizado como relógio com tranquilidade.
      Acompanha uma cinta para o monitor cardíaco. O visor do meu não possui nenhum risco, não creio que isso seja um problema.
      Abraços!

  • Roberto disse:

    Caro Antônio, comecei a correr recentemente e estou pensando se vale a pena comprar um relógio desse. Mas alem de usar nas minhas corridas, eu uso muito o GPS Garmin eTrex para marcação de pontos.
    Gostaria de saber se com esse relógio (FR610 ou FR410) posso substituir o eTrex para a simples marcação de pontos.
    Podendo, conciliarei minhas eventuais corridas com o meu trabalho e isso me motiva muito a comprar um desses dois modelos.
    E uma outra pergunta, é se existe as baterias dos garmins FR410 e FR610 no mercado e quanto custam?

    • Antonio Borba disse:

      Olá Roberto, eu não estou muito familiarizado com o processo de marcação de pontos do eTrex. O que sei é que, nos Garmin que você pretende comprar, é possível marcar pontos mas eles não sincronizam ao passar o treino para o computador. Não sei dizer ao certo se lhe atenderão nessa finalidade.
      Com relação às baterias, o que sei foi de contato com o pessoal da assistência técnica Teodonível. Pelo que me disseram, a bateria é fundida com a carcaça, não há como trocá-la, é melhor comprar um aparelho novo. Já vi Garmin 405 com 3 anos de uso e a bateria ótima, em compensação o meu começou a dar problemas com um ano e meio. Creio que com a série 600 o problema se minimiza, pois é muito fácil desligá-lo, de forma que estou sempre economizando a vida útil da bateria.
      Abraços

  • Carlos Pinheiro disse:

    Olá Antônio, Sou corredor iniciante, cerca de 09 meses. Por conseguinte, não sou familiarizado com o manuseio do equipamento GARMIN. Há 03 meses atrás, adquiri um monitor cardiaco POLAR RS 300X juntamente com sensor de velocidade GPS G1. Não estou satisfeito com o resultado, pois não está servindo ao propósito. Não enxergo muito bem, principalmente noa treinos, e estava propenso a adquirir o GARMIN 310xt. Poderia dar sua sugestão/opinião?

    • Antonio Borba disse:

      Carlos, não sou familiarizado com Polar. Entretanto, o Garmin possui telas configuráveis. Isso quer dizer que você pode colocar de 1 a 3 campos nos modelos 400, e de 1 a 4 campos nos modelos 300 e 600. Ou seja, você pode escolher os dados mais importantes em 3 telas diferentes. Se deixar menos dados (1 ou 2), os números serão maiores e assim vai. Portanto, creio que você iria se adaptar mais. Buscando o Polar na Internet, o visor me pareceu meio poluído mesmo. Eu recomendo o Garmin sem dúvida alguma. A Nike está fabricando um GPS também, o visor parece ótimo, mas não sei dar um parece sobre o funcionamento.

  • Claudia Maria de Oliveira disse:

    Olá,
    comprei meu 405cx em Miami, e ele pifou!!
    Por favor, vc conhece algum serviço autorizado que eu possa mandar por Sedex?
    Obrigada
    Claudia

  • Roberto disse:

    Pessoal, estou vendendo este Relógio Garmin Forerunner 610 completo + frete grátis por R$ 1.300.

    Se o comprador for de Brasília, entrego em mãos.

  • Leandro Capolupo disse:

    Antonio,
    Como vai?
    Estou de volta ao fórum para tirar uma dúvida. Não estou conseguindo atualizar o firmware do meu FR610. É a primeira vez que o farei desde que o tenho. Alguma dica?

    • Antonio Borba disse:

      Oi Leandro, tudo bem e você? Hoje mesmo corri os 5K da prefeitura. Que tipo de erro ocorre? Geralmente é meio automático, basta rodar o software.

      • Leandro Capolupo disse:

        Então, eu baixo a atualização, realizo a transferência de dados e quando consulto novamente no dispositivo ainda aparece a versão antiga

        • Antonio Borba disse:

          Verifique se não está interrompendo a transferência no meio, isso é comum de acontecer. Quando o erro persiste, eu costumo carregar a bateria toda, aí tento novamente. Às vezes, com a bateria mais baixa, parece que índice de interrupções é maior.

  • Rogerio disse:

    Muito obrigado pela dica Antonio, pratico ciclismo só finais de semana e suas dicas me tirou todas as duvidas, temos até um blog para mostrar algumas aventuras amadoras de uma olhada depois.www.pedalvelhosos.blogspot.com
    Obs: os registros foram feitos por um Garmin também.
    Vou ser um de seus seguidoroes também. Boa sorte e Parabéns pela sua atenção a todos.

  • Rogerio Barbosa disse:

    Olá Antonio Borba, gostaria de saber se o 610 é bom para ciclismo também? Obrigado.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Rogerio, certamente ele é preparado para bike e funciona inclusive com sensor de cadência que pode ser comprado à parte. Então, é preparado. Agora, existem modelos mais específicos para ciclismo, com visores maiores, para deixar fixos na bike. Eu optaria por um desses modelos mais especializados. Mas estou falando por palpite, já que não pratico esse esporte! Abraços

  • Tito Lívio Lago Reis disse:

    Prezado Antonio,

    Comprei recentemente um 610 e gostaria de saber como faço para configurá-lo em Português? Pode haver mudança na metragem, em inglês é milha queria mudar pra km

    Obrigado

    • Antonio Borba disse:

      Olá Tito, há como mudar para português, o Leandro Capolupo confirmou em um dos comentários, só não estou com o meu aqui no escritório, não sei dizer a sequencia exatada… Mas busque SETTINGS (configurações) e LANGUAGE (idiomas). Para mudar o sistema também é fácil, nas configurações tem isso, você tem que tirar do sistema IMPERIAL e colocar no MÉTRICO. Abraços,

  • Sérgio Maggessi disse:

    Comprei em NY, já usei por lá e por aqui. Os comentários dessa página ajudaram muito. To muito satisfeito com o GPS. Obrigado!

  • Pedro Paulo disse:

    Tenho 0 405 com os programs instalados funcionando pefeitamente bem. Adquiri o 610 e gostaria de saber se o pen drive do 405 e os programas instalados do 405 reconhecem o 610. Caso contrário que programas preciso instalar para o 610?

    • Antonio Borba disse:

      Olá Pedro Paulo. Você não precisa instalar nada. O software é o mesmo, apenas lembre de ativar “pareamento com novos dispositivos” no Garmin ANT Agent, sincronize com o novo dispositivo e mande ver! No Training Center, você também precisará selecionar o novo dispositivo (após parear), mas os treinos ficam juntos se você mantiver o mesmo usuário. Abraços!

  • Roberto disse:

    Prezado Antônio

    Em comparação com o “Garmin Forerunner 310XT” (http://www.amazon.com/Garmin-Forerunner-Waterproof-Running-Monitor/dp/B0025VKUPM/ref=cm_cmu_pg__header), qual teria o melhor custo benefício?

    E “socialmente” falando (pra sair na rua), o 610 seria melhor certo?

    • Antonio Borba disse:

      Roberto, o 310 é apenas se você precisa de um aparelho à prova d’água, para Triathlon por exemplo. Do contrário, nem compare – o 610 é muito mais prático. E, “socialmente” falando, claro, é um relógio bonito e pode ser usado tranquilamente no dia a dia. Abraços!

  • Leandro Capolupo disse:

    Antonio, bom dia.
    Existe algum modo de visualizar a carga da bateria disponível? Quando acesso o menu vejo ícone na tela, mas não sigo saber quanto ainda resta (percentualmente ou em horas disponíveis).

  • Eduardo disse:

    Antonio,
    Li o seu post e fiquei muito empolgado em comprar o 610, como estou indo pros states, vou tentar por lá, Mas li alguns posts num forum garmim, de que esse monitor teria problemas de recarrregar a bateria, não sei se são versões antigas do firmware ou do equipamento mesmo, vc ouviu falar algo? Já teve problemas de recarga?
    Um abraço.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Eduardo, o 610 é novo portanto, se há algum problema, não deve ser conhecido. Você se refere aos ForeRunner de forma geral, ou ao 610 em específico? Eu nunca percebi nada, embora em alguns modelos já aconteceu de deixar uma semana parado e quando vai usar com 40 ou 50% de cara desligam. Portanto, é importante, se não estiver usando sempre, não deixar a carga abaixar ou carregar antes do treino para evitar ficar sem bateria devido a efeito memória.
      Quem usa pouco sofre mais porque há mais chances de viciar a bateria (efeito memória), mas isso fazer parte. De qualquer forma, a bateria tem que durar 2 anos tranquilamente (ou mais). Abraços.

      • Eduardo disse:

        Olá, Antonio,
        Falei especificamente do FR610, mesmo, o que algumas pessoas alegaram, no “Garmin Forums” (https://forums.garmin.com/showthread.php?t=20184), é que ao recarregar o aparelho ele descarregava, ao invés de carregar, alguns relatam que o aparelho simplesmente “morria”. Fiquei mais tranquilo por serem poucos posts caso a gente considere o volume de vendas desse aparelho. Por isso fiquei um pouco receoso de comprar lá fora, ou seja, caso dê algum problema é bem mais tranquilo quando a gente compra no Brasil, mas acho que, por conta do preço, vou arriscar.
        Obrigado pela atenção.
        Um abraços e boas corridas!

        • Antonio Borba disse:

          Interessante. Eu desconhecia. No meu, não percebi, mas eu faço update do firmware sempre que aparece versão nova. De qualquer forma, em um dos casos, pelo que vi, eles dizem que carregando voltava ao normal o marcador de capacidade. Mesmo que você traga de fora, assistência no Brasil existe, aproveite o preço e mande ver! Abraços.

  • André disse:

    Gostaria de saber se posso nadar com o 610, e se possível aonde consigo compra-lo, abraços.

  • Leandro Porto Capolupo disse:

    Antonio, através de sua indicação adquiri recentemente o forerunner 610 e tenho que concordar que é a evolução do gps esportivo! Queria, agora, pedir novamente sua ajuda: Sabe me informar se existe algum case/estojo para transporte e armazenamento dele? Ou algum similar que atenda essa necessidade? Talvez de outros modelos de garmin ou de algum outro fornecedor? Valeu pela ajuda, abraço!

    • Antonio Borba disse:

      Oi Leandro, já ia responder seu tweet. Eu nunca vi case nenhum para ele, para que você pretende usar? Seria viagem? Mas faça uma busca no eBay com “forerunner case” – certamente, vai achar muita coisa! Abraços

      • Leandro Capolupo disse:

        Olá Sérgio, como ao Antônio não consegue checar exatamente agora e lhe responder e tentando não te deixar sem resposta gostaria de dar minha modesta contribuição: O garmin forerunner 610 tem sim a opção em português e é facílimo configurá-lo para operar em nossa língua. Tenho um e o uso dessa forma.
        Abraço,
        Leandro Capolupo

  • Sérgio Maggessi disse:

    Olá, Antônio.

    Tenho uma outra dúvida: o 610 tem opção de Português?

    Abç.

    Sérgio.

    • Antonio Borba disse:

      Sérgio, não estou com meu aparelho aqui para ver (estou em viagem). Eu apostaria que sim, pois o software é praticamente o mesmo dos anteriores, não haveria motivo para não ter. Eu costumo usar em inglês mesmo. Abraços

  • valdecir disse:

    Boa noite, Antonio.

    Tenho um 405 e gostaria de migrar p/ 0 610.
    Li seus comentários e fiquei entusiasmado, porém tenho umas dúvidas.

    No site garmin, no comparativo percebo que o 610 não tem algumas funções, entre elas:

    1)Percursos (competir contra atividades anteriores)

    2)Exercícios simples (inserir tempo, distância e meta de calorias)

    3)Transferência unidade a unidade (compartilha dados sem fio com unidades similares)

    Devido 0 610 ser lançamentos, essas funções não farão falta?.

    OBRIGADO – AGUARDO

    • Antonio Borba disse:

      Olá Valdecir!
      O 610 tem sim as funções de percursos, tanto que tem a possibilidade de habilitar a tela do parceiro virtual. Também é possível cadastrar exercícios simples, já fiz isso. Só não tenho certeza da transferência unidade a unidade. Mas também nunca vi essa função no 405, tem? Já percebi que os sites de fabricantes nem sempre descrevem com exatidão seus próprios modelos, e já fiquei em dúvidas no site da Garmin.
      Vale o upgrade para quem usa muito, se quiser comprar no Brasil, posso ajudar. Abraços!

  • Roberto disse:

    Olá Antônio, como vai?

    Cheguei ao seu blog via pesquisa das opiniões do forerunner 410. Achei ele um “relógio-monitor cardíaco” muito bacana e, como você falou, daria para usá-lo como relógio que ficaria bacana.

    Já estava decidido a comprar o Forerunner 410 mas ao ler seu comentário sobre o 610 fiquei na dúvida sobre qual realmente comprar.

    Sou “corredor de esteira” e estou iniciando nas corridas de rua. Gostaria de saber a sua opinião. QUal seria o melhor “custo benefício”? O 410 ou o 610? Qual o que consome menos bateria? Este “aro” do 410 dá muito problema mesmo? Me conte suas experiências com ambos os modelos…

    valeu!

    • Antonio Borba disse:

      Olá Roberto, tudo bem, obrigado!
      Se você está iniciando agora, talvez eu tenha ainda outra recomendação… comprar o modelo 405 ou 405CX, novo ou usado, economizar uma grana e quando estiver mais familiarizado, aí sim investir no 610, que atualmente custa o dobro. Por um modelo 405 você deve pagar em torno de R$ 700 e por um modelo 610, cerca de R$ 1.500.
      O aro destes modelos da linha 400 não chega a ser ruim, é apenas irritante de usar, mais para algumas pessoas, menos para outras. O 610 é outro mundo, mas custa o dobro e como corredor casual talvez você não sinta tanta diferença.
      Sobre a bateria, creio que é mais ou menos igual para ambos. Eu gosto de correr à noite, com a luz acesa o tempo todo. Como o 610 permite desligar muito facilmente (no botão lateral), você acaba poupando mais a bateria. O 410 permite desligar, mas é uma operação complicada de abrir menus pelo aro. E os outros modelos não permitem.
      E eu recomendo que você compre na GPS Store, a loja não é minha, mas de um cliente da Magic e meu amigo. E sei que são autorizados Garmin, com garantia, etc, portanto você pode confiar.
      Abraços!

      • Roberto disse:

        Olá Antonio, obrigado pela resposta.

        Então, eu pensei em comprar logo o 610 por que tenho uma amiga que esta indo pros states e ai ela compraria pra mim. Sairia por volta de uns 800 reais o 610.

        Mesmo comprando la fora, vc recomenda manter esta estratégia?(de comprar as versões antigas do 400 (405 e 405cx)? OU é melhor ja comprar logo o 610, visto que o preço é bem menor do que o vendido aqui no Brasil?

        • Antonio Borba disse:

          Roberto, tendo a oportunidade de comprar lá fora, eu não hesitaria em pegar o melhor e mais caro, o 610, obviamente. Afinal, tendo alguém que traga pra você, manda ver que vale a pena e ficará atualizado por um bom tempo, com um equipamento melhor. Só não sei se vai achar fácil, talvez uma boa estratégia seja comprar online e mandar entregar no hotel dela. Ou, sendo em Chicago, comprar na loja da Garmin. Abraços

          • Roberto disse:

            cara como funciona este lance de comprar na amazon e entregar no hotel?Eu ainda pago os 25% quando ela entrar no Brasil com este relógio?Ou já é incluído este valor na fatura?

          • Antonio Borba disse:

            Roberto, não entendi a questão dos 25%, pois o imposto é bem mais alto, para o que excede os US$ 500. Compra na Amazon, paga o valor local mesmo e manda entregar. Se ela não estiver carregada de eletrônicos, dificilmente vai dar problemas por causa de um relógio.

  • André F Oliveira disse:

    Antonio

    Você poderia tb me enviar o contato para o GPS 610, pois verifiquei na GPS Store e realmente não aparece nada la, procurei em outros sites e tambem não achei nada. Estava pra comprar o 405CX ou 410, mas após ler seu texto creio que seja realmente melhor adquirir o 610.

  • Leandro Porto Capolupo disse:

    Caro Antonio, pode, por favor, me enviar o contato direto do distribuidor também? (Como fez com o Fábio). Me interessei pelo 610 e não encontro em nenhum site!
    Uma outra ajuda, se possível: Uso o polar RS400SD. Sabe me dizer se vale a troca?

    Abraço,
    Leandro Capolupo

    • Antonio Borba disse:

      Olá Leandro, tudo bem? Sem dúvida, vou passar um e-mail fazendo a ponte. Acabo de checar e ele recebeu novas unidades ontem, este produto está esgotado devido à procura. Infelizmente não conheço sobre o Polar para opinar, mas pelo que li em sites e blogs, o Garmin parece ter uma maior precisão. Sugiro que verifique no artigo que escrevi sobre as funcionalidades e compare com o seu. Eu estou muito satisfeito! Abraços.

  • Fabio Sbragia disse:

    Olá,
    Será que vc pode informar onde encontro o forerunner 610? Não estou vendo o produto em nenhum site. Grato.

    • Antonio Borba disse:

      Olá Fabio, tudo bem? Consultei o pessoal da GPS Store, e está tendo muita demanda para esse produto, e não há estoque grande. Parece que tiraram do site devido a isso. Mas eu tenho o contato direto do distribuidor, vou escrever para você, ok?

  • Sergio Maggessi disse:

    Excelente comentário! Eu vou viajar e estava procurando exatamente uma opinião assim para me decidir entre o 410 e o 610. Acho que agora fiz minha escolha. Vou pagar US$ 100,00 a mais e comprar o 610. Obrigado.

  • Christian Augusto Costa Beppler disse:

    Concordo com você em relação aos alertas vibratórios, opção disponível na versão 310XT.